BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quinta-feira, agosto 10, 2017

O urso e a formiga>Estímulos fabulosos>Um tamanduá no meu jardim>10/08/2017

Em O Urso e a Formiga, de Luísa Ducla Soares, o título aponta para uma relação habitual nas fábulas tradicionais no que diz respeito à ligação entre dois animais de espécies muito diferentes. Neste caso, salta à vista a diferença significativa da proporção das espécies, destacando-se a formiga pelo reduzido tamanho. 
Contudo, tal como o texto o revela, este elemento não será significativo, uma vez que, no confronto entre os animais, sai vencedor o mais esperto e não o maior, o que também é recorrente neste tipo de textos. 
O título centrado nas personagens destaca, ainda, a relação de forças que vai ser discutida entre ambas, acabando a conclusão por inverter as expectativas iniciais dos leitores. 
O texto encerra com recurso ao cômico, que prevalece sobre a moralidade que se encontra dispersa pelo texto, o que permite uma leitura da narrativa enquanto um conto de animais e de exemplo. (Ana Margarida Ramos)





Vocês conhecem o urso-formigueiro, aquele urso de focinho comprido como uma tromba, tão guloso de formigas? 
Esta é a história do urso-formigueiro que teve de enfrentar uma formiga atrevida. 

Mal o sol nascia lá ia o Urso-formigueiro à procura de formigas. Cheirava em todo o lado, procurava em todos os troncos, relvados ou rochedos. Fartas de andarem a fugir da gula do urso, as formigas resolveram dar-lhe uma lição que ele nunca esqueceria...
Pois esta história engraçada foi o mote para trabalharmos mais um pouco o português, a formação cívica e a expressão plástica.
Escrevemos palavras da família ar, er, ir, or, ur.
Mais: AQUI

Livro
Projeto
Outras Atividades


Sobre o urso-formigueiro
Texto informativo
Tamanduá Bandeira
Ele é um mamífero quadrúpede assim como a vaca, o cavalo ou o cachorro. Mas nenhum bicho desse mundo pode ser confundido com um tamanduá: o bico fino e comprido, o corpo peludo e magro e o rabo que parece um espanador de pó fazem do tamanduá um bicho muito diferente.


Mais impressionantes são os hábitos alimentares desse bicho: o tamanduá é um aspirador de formigas. Como não é preciso muito esforço para comer formigas (e também cupins, que eles adoram), os tamanduás são banguelas, não têm nenhum dente na boca comprida e fina. E olhe que não ter dentes é coisa rara entre os mamíferos! Eles quase sempre possuem mandíbulas com duas fileiras de dentes. Para aprisionar os insetos, o tamanduá usa a sua língua fina, comprida e gosmenta.

Trabalho mesmo o tamanduá tem para abrir o formigueiro e o cupinzeiro. Para isso ele usa as garras das patas dianteiras, que normalmente têm três dedos. O esforço vale a pena: eles chegam a comer até 30 mil formigas por dia!
Um tamanduá normalmente mede 1,20 metro de comprimento. A longa cauda pode ter quase o mesmo tamanho do corpo: de 60 a 90 centímetros. Eles vivem nas florestas e no cerrado de toda a América do Sul e são muito comuns no Brasil (tamanduá-açu, tamanduá-grande, tamanduá-cavalo, jurumim, tamanduá-mirim, tamanduá-de-colete, papa-formiga).
Dentre todas as espécies de tamanduás do Brasil, existe uma que está em extinção: o Myrmecophaga tridactyla ou tamanduá-bandeira. As fêmeas desse tamanduá têm um filhotinho por vez, quase sempre na primavera. Por ser muito pequeno e frágil, o filhote é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade. Depois eles crescem, viram exterminadores de formigas e cupins e podem viver por até 25 anos


Descubra, nesta história, como os animais silvestres precisam que cuidemos de seu ambiente. Conheça os perigos que correm quando o homem destrói as matas, seu habitat. 
Quem sabe, um pedacinho desta história pode ser parecido com a sua, pois, afinal, quem não gosta de ter um animalzinho de estimação?


Marcela queria ter um tamanduá como bichinho de estimação. Entretanto, descobriu que isso não seria muito fácil.
 A menina aprendeu, na prática, os problemas que acontecem quando o habitat natural dos animais é destruído.
Proposta de trabalho
Devido ao fato da geração atual ser tipicamente urbana, muitas crianças desconhecem os processos de produção rural, que podem resultar na devastação do habitat de diversas espécies. Assim, este projeto visa fazer uma abordagem sobre como a intervenção humana afeta a vida silvestre. 

Atividades




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios