BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, abril 01, 2015

O lobo e os sete cabritinhos>Estímulos literários e afins> 01/04/2015


O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
A FÁBULA:
São características das Fábulas
• a narrativa é curta, geralmente, um diálogo;
• as personagens quase sempre são animais;
• no final da história, destaca-se uma moral.
Estrutura das Fábulas
• Através das fábulas podemos fazer duas leituras independentes:
Narrativa propriamente dita cuja estrutura narrativa sempre se repete:
• Situação inicial
• Obstáculo
• Tentativa de solução
• Resultado final
• Moral
Moral - linguagem temática, dissertativa. Ela pode ser usada e analisada independentemente da fábula.
A fábula nos leva a dois mundos:
• o imaginário, o narrativo, fantástico;
• e o real, o dissertativo, temático.


Na verdade, a fábula é um “estudo sério sobre o comportamento humano”, a ética e a cidadania.
TEM MAIS
LÍNGUA PORTUGUESA                           
OBJETIVOS 
 Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão. 
No interesse pela leitura de histórias. 
No reconhecimento de seu nome escrito. 
Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos. 
CONTEÚDOS 
Conteúdos Conceituais. 
FALAR E ESCUTAR. 
 Uso da linguagem oral para:. 
# conversar. 
# brincar. 
# comunicar. 
# expressar. desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos. 
# relatar suas vivências nas diversas situações de interação. 
# Reconto de histórias com auxílio de material e ajuda do professor.. 
# Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.. 
# Participação em situações que envolvam a necessidade de expor suas ideias e ponto de vista..
 PRÁTICAS DE LEITURA. 
Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.. PRÁTICAS DE ESCRITA. 
 Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.. 
# lista de palavras (tendo como suporte figuras).. 
# Escrita do próprio nome. 
Conteúdos Procedimentais. 
Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita.. 
PRÁTICAS DE LEITURA.
 Participação nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como:. 
#contos. 
Uso de diferentes fontes de leitura: 
#livros. como proposta de lazer e conhecimento da língua.. 
Conteúdos Atitudinal. 
PRÁTICAS DE ESCRITA. 
Respeito pela produção própria e do outro.. 
 Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento..  
MATEMÁTICA  
OBJETIVOS 
No reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma com ferramentas necessárias no seu cotidiano.    
Na comunicação de idéias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situações-problema relativas à quantidade, espaço físico e medida  
Na busca de suas próprias estratégias e na capacidade de lidar com situações matemáticas novas
 Conteúdos Conceituais 
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO 
 O Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. 
 Reconhecimento e identificação da grafia numérica.
 Conteúdos Procedimentais 
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO 
 Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. 
 Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Participação na resolução de situações-problema, surgida no dia-a-dia.  GRANDEZAS E MEDIDAS 
 Marcação do tempo por meio de calendários. 
ESPAÇO E FORMA 
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.  
Representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações. 
 Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras. Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço. 
 Identificação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, brincadeiras e diversas situações. 
ARTE 
OBJETIVOS ARTES VISUAIS 
Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte (livro).
 MÚSICA
 Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical. 
TEATRO 
 Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática). 
DANÇA  
No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos) 
 Na participação de manifestações da cultura corporal.  
Na descrição oral das partes do corpo e suas funções.                                                     Conteúdos Conceituais 
ARTES VISUAIS APRECIAÇÃO 
 Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como:
 # livros
 # colagens
 #ilustrações 
Conteúdos Procedimentais 
 FAZER ARTÍSTICO 
 Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. 
APRECIAÇÃO 
 Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica.  
Apreciação de obras de arte (literatura) a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos. 
 Observação e identificação de imagens diversas. 
Conteúdos Atitudinal 
 FAZER ARTÍSTICO  
Organização, cuidado e preservação do material produzido e do espaço utilizado. MÚSICA Conteúdos Procedimentais 
 FAZER MUSICAL 
 Participação em jogos e brincadeiras sonoras que envolvam canto, danças, silêncio e ritmos diferentes. 
 Repertório de canções para desenvolver a memória musical. 
APRECIAÇÃO MUSICAL 
 Escuta de obras musicais variadas. 
EDUCAÇÃO  FÍSICA OBJETIVOS JOGOS E BRINCADEIRAS 
 No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.  
Na prática de jogos simbólicos. 
 Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.                                              Conteúdos conceituais 
EXPRESSIVIDADE  
Conhecimento das sensações do próprio corpo. 
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO 
Conhecimento e controle sobre o corpo e movimento. 
Conteúdos Procedimentais  
EXPRESSIVIDADE 
 Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas e brincadeiras, otimizando os espaços.  
Percepção do ritmo para expressar-se corporalmente (dança, brincadeiras e outros movimentos).ip
TEM MUITO MAIS
VÍDEO E MAIS SUGESTÕES
PROJETO

Depois do filme ver  AQUI


Atividades
AQUI
AQUI
Imprimir
AQUI
AQUI
SLIDES AQUI
Sequência didática
AQUI História e interpretação
AQUI
Projeto
AQUI





lobo1
Fonte:
AQUI









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios