BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, outubro 01, 2012

A primavera da lagarta> Estímulos pós pandemia>Contação em libras>Será que vira borboleta?> 01/10/12


Ruth Rocha

"É preciso ter paciência com as lagartas de querem conhecer as borboletas"

Metamorfose?

Sim! Porque o mundo pós-pandemia ainda não está desenhado. E é preciso começar a fazer isso…

Para entender melhor essa metamorfose, basta imaginar o modo de viver hoje como: “um bicho aparentemente esquisito que se rasteja”, mas que com o passar da pandemia irá transforma-se em “uma linda borboleta, de belas asas, e que ainda será capaz de voar”.  

A partir da Literatura Infantil é possível ensinar as crianças a desenharem um mundo diferente.

Então, se o desejo é ter uma vida “nova” após a pandemia, faz-se necessário ensinar as crianças a “pegarem no lápis” hoje, para que sejam capazes de desenhar o que está por vir. E isso quer dizer que um livro de literatura infantil pode ser um dos caminhos para esse desenho, ou seja, para uma “boa prosa” sobre o tema, uma vez que “contador e ouvinte” estabelecem uma sinergia durante a história que deve ser aproveitada para tratar de assuntos de grande importância como esse.

Assim, a partir da analogia de lagartas e borboletas é possível explicar para a criança que o mundo está passando por uma metamorfose e que tudo isso terá reflexos na escola e na vida, seja usando máscaras, seja evitando o contato físico, seja utilizando mais a tecnologia para a construção de novos conhecimentos… No entanto,é preciso não perder de vista a importância de estar junto, tendo cuidado com o bem estar físico e emocional do outro.  Fonte

Projeto: Será que vira borboleta? AQUIAQUI

Contação de histórias/Libras:  AQUI1AQUI 2 , 

_Grande comício na floresta! Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira!
Dona formiga convocou a reunião. _Isso não pode continuar!
_Não pode não! Apoiava o camaleão.
_É um desaforo. A formiga gritava. _É um desaforo!
_É mesmo. O camaleão concordava.
A joaninha que vinha chegando naquele instante perguntava: Qual é o desaforo, hein?
_É um desaforo o que a lagarta faz!
_Come tudo o que é folha! Reclamava o Louva-a-deus.
_Não há comida que chegue!
A lagartixa não concordava: _Por isso não que as senhoras formigas também comem.
_È isso mesmo! Apoiou o camaleão que vivia mudando de opinião.
_É muito diferente, depois a lagarta é uma grande preguiçosa, vive lagarteando por aí.
_Vai ver que a lagartixa é parente da lagarta. Disse o camaleão que já tinha mudado de opinião.
_Parente não! Falou a lagartixa. _É só uma coincidência de nome!
_Então não se meta!
_Abaixo a lagarta! Disse o gafanhoto. _Vamos acabar com ela!
_Vamos sim! Gritou a libélula. Ela é muito feia!
O Senhor Caracol ainda quis fazer um discurso: _É, minhas senhoras e meus senhores, como é para o bem geral e para a felicidade nacional, em meu nome e em nome de todo mundo interessado, como diria o conselheiro Furtado, quero deixar consignado que está tudo errado. Mas como o caracol era muito enrolado, ninguém prestava atenção no coitado.
Já estavam todos se preparando para caçar a lagarta.
_Abaixo a feiúra! Gritava aranha como se ela fosse muito bonita.
_Morra comilona! Exclamava o Louva-a-deus como se ele não fosse comilão também.
_Vamos acabar com a preguiçosa! Berrava a cigarra esquecendo a sua fama de boa vida.
E lá se foram eles, cantando e marchando:
_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.
_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.
Mas, a primavera havia chegado, por toda a parte havia flores na floresta, até parecia festa. Os passarinhos cantavam e as borboletas, quantas borboletas de todas as cores, de todos os tamanhos borboletearam pela mata. E os caçadores procuravam pela lagarta:
_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.
_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.
E perguntavam para as borboletas que passavam:
_Vocês viram a lagarta que morava na amoreira? Aquela preguiçosa, comilona, horrorosa.
As borboletas riam, riam, iam passando e nem respondiam. Até que veio chegando uma linda borboleta.
_Estão procurando a lagarta da amoreira?
_Estamos sim. Aquela horrorosa, comilona.
E a borboleta bateu as asas e falou:
_Pois, sou eu.
_Não é possível! Não pode ser verdade! Você é linda!
E a borboleta sorrindo explicou:
_Toda lagarta tem seu dia de borboleta, é só esperar pela primavera.
_Não é possível, só acredito vendo!
_Venha ver!
 Isso acontece com todas as lagartas. Eu tenho uma irmã que está acabando de virar borboleta.Todos correram para ver. E ficaram quietinhos espiando. E a lagarta foi se transformando, se transformando até que de dentro do casulo nasceu uma borboleta.
Os inimigos da lagarta ficaram admirados
_É um milagre!
_Bem que eu falei. Disse o camaleão que já tinha mudado de opinião.
E a borboleta falou: _É preciso ter paciência com as lagartas se quisermos conhecer as borboletas.
Faça as atividades com atenção, dando respostas completas e bem elaboradas. Volte ao texto sempre que for necessário e releia tudo que escrever.


1) Numere os parágrafos e compete:
a) O texto tem ___________parágrafos.
b) O título do texto é
c) O autor do texto é
2) Quais são os personagens da história?
3) Escreva o nome de quem disse cada fala:
a) — Vamos acabar com a preguiçosa!
b) — Abaixo a feiúra!
c) — Morra a comilona!
4) A aranha, o louva-a-deus e a cigarra tinham razão em ficar falando mal da lagarta? Por quê?
5) Que outro título você daria ao texto?
6) Marque a alternativa correta.
 As borboletas riram quando perguntaram a elas pela lagarta, por quê:
( ) as borboletas achavam os caçadores engraçados.
( ) as borboletas já sabiam que a lagarta havia se transformado numa bela borboleta.
( ) achavam a lagarta muito engraçada.
7) Assinale o grupo de palavras que são ADJETIVOS:
( ) amoreira- linda- borboleta
( ) comilona- preguiçosa- horrorosa
( ) primavera- lagarta- sorrindo
8) A palavra “PRIMAVERA” é:
( ) monossílaba
( ) dissílaba
( ) trissílaba
( ) polissílaba
9) A frase- “Estão procurando a lagarta da amoreira?” é:
( ) interrogativa
( ) exclamativa
( ) negativa
10) Qual o grupo de palavras que está escrito corretamente:
( ) arros- hororosa- pasarinhos
( ) froresta- frores- cassadores
( ) caçadores- passarinhos- horrorosa
11) Classifique as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas:


cigarra_________________ amoreira_______________________


passarinho__________________horrorosa_____________________


12)A primaveras é a estação das flores.Qual o COLETIVO de flores:
( )rebanho
( )ramalhete
( )constelação

IMPORTÂNCIA DAS BORBOLETAS
As borboletas são importantes pela função que exercem de polinizadoras das flores, ao visitá-las para sugar o néctar.
Mas é durante sua vida larval, como lagartas, que ocasionam prejuízos ao homem, destruindo as plantações, por exemplo.
Porém, uma certa quantidade de lagartas destrói plantas e ervas daninhas e algumas exterminam insetos nocivos.
Em sua maioria, entretanto, as lagartas são prejudiciais. É raro encontrar uma planta cultivada que não sirva de alimento à lagarta de alguma espécie de borboleta ou mariposa.
ENCICLOPÉDIA Barsa. Rio de Janeiro: Encyclopédia Britânica do Brasil, 1994. v.4, p. 162.
1) A s borboletas são importantes pela:
( A ) sua beleza
( B ) função que exercem de polinizar as flores
( C ) natureza
( D ) N.D.A.
2) Elas são prejudiciais ao homem quando:
( A ) polinizam as flores
( B ) voam de flor em flor
( C ) destroem as plantações
( D ) N.D.A.
3) O texto “ A importância das borboletas” foi retirada :
( A ) da biblioteca
( B ) da Enciclopédia Barsa
( C ) do dicionário
( D ) N.D.A

Aqui tem mais sugestões de aulas







Clique aqui para ouvir:


MODELO DE LIVRINHO A PRIMAVERA DA LAGARTA

Modelo do livro


Teatro
A PRIMAVERA DA LAGARTA
. Grande comício na floresta, bem no meio da clareira debaixo da bananeira.
. Dona formiga convocou a reunião:
(Formiga) – Isso não pode continuar!
(Camaleão) – Não pode não! Apoiava o camaleão.
(Formiga) – É um desaforo. A formiga gritava.
(Camaleão )- É mesmo! O camaleão concordava.
. A joaninha que vinha chegando naquele instante, perguntava;
(Joaninha) – Qual é o desaforo, heim?
(Formiga) – É um desaforo o que a lagarta faz!
(Louva – a - deus) – Come tudo que é folha! Reclamava o louva – a – deus.
(Formiga) – Não há comida que chegue!
. A lagartixa não concordava.
(Lagartixa) – Por isso não, que as senhoras formigas também comem!
(Camaleão) – É isso mesmo! Apoiou o camaleaõ que vivia mudando de opinião.
(Formiga) – É muito diferente! Depois a lagarta é uma grande preguiçosa, vive lagarteando por aí.
(Camaleão) – Vai ver que a lagartixa é parente da lagarta! Disse o camaleão que já tinha mudado de opinião.
(Lagartixa) – Parente não! Falou a lagartixa. – É só uma coincidência nome!
(Formiga) – Então não se meta!
(Gafanhoto) – Abaixo a lagarta! Disse o gafanhoto. – Vamos acabar com ela!
(Libélula) – Vamos sim! Disse a libélula. Ela é muito feia!
. O senhor caracol ainda quis fazer um discurso.
(Sr caracol) – Hum...é...minhas senhoras e meus senhores! Como é para o bem geral e para a felicidade nacional, em meu nome e em nome de todo mundo interessado...como diria o conselheiro Furtado, quero deixar consignado que está tudo errado!
. Mas como o caracol era muito enrolado, ninguém prestava atenção no coitado.
. Já estavam todos se preparando para caçar a lagarta.
(Aranha) – Abaixo a feiúra! . Gritava a aranha, como se ela fosse muito bonita!
(Louva – a – deus) – Morra a comilona! . Exclamava o louva –a – deus, como se ele não fosse um comilão também.
(Cigarra) – Vamos acabar com a preguiça! . Berrava a cigarra, esquecendo de sua boa fama.
. E lá se foram eles, cantando e marchando:
(Todos) – Um, dois, feijão com arroz...Três, quatro, feijão no prato...
. Mas... a primavera havia chegado. Por toda a parte havia flores na floresta. Até parecia festa...Os passarinhos cantavam. E as borboletas! Quantas borboletas! De todas as cores, de todos os tamanhos, borboleteavam pela mata. E os caçadores procuravam pela lagarta.
(Todos) – Um, dois, feijão com arroz...E perguntavam às borboletas que passavam:
- Vocês viram a lagarta que morava na amoreira?
- Aquela preguiçosa, comilona, horrorosa?
. As borboletas riam riam...Iam passando e nem respondiam!
. Até que veio chegando uma linda borboleta.(Borboleta) - Estão procurando a lagarta da amoreira?
- (Todos) – Estamos sim! Aquela horrorosa,! Comilona!
. E a borboleta bateu as asas bateu as asas e falou:
(Borboleta) – Pois sou eu.
(Todos) – Não é possível, não pode ser verdade! Você é tão linda!
. E a borboleta sorrindo, explicou:
(Borboleta) – Toda lagarta tem seu dia de borboleta. É só esperar pela primavera!
Não é possível, só acredito vendo!
(Borboleta) - Venha ver! Isso acontece com todas as lagartas. Eu tenho uma irmã que está acabando de virar borboleta.
. E todos correram prá ver! E ficaram quietinhos espiando.
. E a lagarta foi se transformando, foi se transformando até que de dentro do casulo nasceu uma borboleta.
. Os inimigos da lagarta ficaram admirados!
- É um milagre!
(Camaleão) – Bem que eu falei! Disse o camaleão que já havia mudado de opinião.
. E a borboleta falou:
(Borboleta) – É preciso ter paciência com as lagartas, se quisermos conhecer as borboletas.
(Retirado do CD “Mil pássaros” Produzido por: Sandra Peres e Paulo Tatit,, narrado pela própria autora da história: Ruth Rocha

Mais um plano de aula





   



Mais
AQUI

Mais A primavera da lagarta





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios