BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quinta-feira, junho 02, 2011

Ruth Rocha e Afins/A primavera da lagarta/ 02/06/11

Ouvindo e reescrevendo a história:
 A Primavera da Lagarta
Meio Ambiente
Autor :Ana Letícia Lima Guedes
Co-autor:Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Estrutura Curricular
 Língua Portuguesa:
Língua escrita: prática de produção de textos
 Língua oral: valores, normas e atitudes
Meio Ambiente :Ciclos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ouvir e conversar sobre a história.
- Reescrever a história ouvida.
- Pesquisar e conversar sobre a metamorfose, o que é e que outros animais também passam por este processo.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Ter o domínio do código da escrita.
Estratégias e recursos da aula
- CD Mil Pássaros - Palavra Cantada, sete histórias de Ruth Rocha
- folha pautada ou caderno
- livro: A Primavera da Lagarta, Ruth Rocha
- revistas, livros e ilustrações sobre metamorfose
- vídeo da metamorfose da lagarta
Atividade 1


Antes de iniciar a história, converse com a turma sobre a lagarta.
Quem já viu uma?
Que informações têm sobre o bicho?
Será que queimam?
Pesquise e traga algumas curiosidades sobre a lagarta para a turma.
Veja se os alunos já têm o conhecimento sobre a transformação pela qual passa a lagarta até virar borboleta, processo que chamamos de metamorfose.
Apresente ilustrações ou pequenos vídeos mostrando este processo: lagarta - casulo - borboleta.
Sugestão de vídeo contendo pesquisa sobre a metamorfose da lagarta:
Proponha, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre outros animais que também passam por metamorfose.
Será interessante explorar o significado de metamorfose completa e incompleta.
No retorno da tarefa, veja o que descobriram sobre a metamorfose de outros animais.
Mais uma sugestão, seria construir com a turma, a partir dos dados da pesquisa, uma tabela contendo alguns animais e o tempo que levam do ovo à fase adulta.
Poderá trabalhar com o ciclo do sapo que também passa por metamorfose completa, do girino à fase adulta, quando então se transforma em sapo.
Será ideal expandir o trabalho com a metamorfose de outros animais depois da Atividade 3, explorando como 1ª atividade, antes da história, somente a metamorfose da lagarta.
Atividade 2


Poderá ler o livro A Primavera da Lagarta para a turma, mostrando as ilustrações a cada página,ou trabalhar somente com o CD Mil pássaros que conta a história.
Depois de ouvirem a história, realize com o grupo uma retomada dos acontecimentos.
De que fala a história?
Como tudo começou?
O que aconteceu depois?
Faça perguntas que conduzam à interpretação da história:
Quem convocou uma reunião na floresta? Por que os bichos se reuniram?
Trabalhe a memória dos alunos em relação à opinião dos bichos sobre a lagarta.
Por exemplo:
O que pensava a joaninha?
 E a lagartixa?
 O que dizia o gafanhoto?
E a libélula?
No final, o que os bichos descobriram sobre a lagarta?
Explore o título.
Por que a autora deu este nome para história?
O que quis dizer com a Primavera da Lagarta?
Aproveite a história para conversar com a turma sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta.
O que acharam?
Os bichos estavam certos em perseguir a lagarta?
Os motivos que tinham eram suficientes para condená-la?
Se considerar pertinente, relacione a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias.
Atividade 3


Coloque mais uma vez o CD Mil pássaros com a história da Primavera da Lagarta.
Então proponha aos alunos a reescrita da história que ouviram. Use folha pautada ou caderno.
Apresente o começo da história para copiarem:
" Grande comício na floresta!
Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira!
Dona Formiga convocou a reunião. . ."
Para facilitar a construção do texto, produza um roteiro dos acontecimentos da história com a turma.
Realize o levantamento dos personagens, registrando no quadro a fala dos bichos sobre a lagarta, na ordem em que aparecem na história.
Trabalhe a ideia de usar o narrador no texto e enriquecer a história, usando detalhes que foram contados.
Sugestão de roteiro:
Formiga - "É um desaforo!"
Camaleão - vivia mudando de opinião
Joaninha - "Qual é o desaforo, hein?"
Louva-a-deus - "Come tudo o que é folha!"
Lagartixa - não concordava
Formiga -". . . é uma grande preguiçosa . . ."
Camaleão - " . . . é parente da Lagarta . . ."
Lagartixa - "coincidência de nome"
Gafanhoto - "Abaixo a lagarta!"
Libélula - "Ela é muito feia!"
Caracol - faz discurso
Aranha - "Abaixo a feiúra!"
Louva-a-deus - " Morrra a comilona!"
Cigarra - " Vamos acabar com a preguiçosa!"
- Todos os bichos vão atrás dela, cantando e marchando.
- chegada da primavera e com ela flores, passarinhos, borboletas . . .
- bichos perguntam sobre a lagarta
- aparece linda borboleta e diz que era a lagarta
- bichos admirados com a beleza da borboleta
- borboleta explica a transformação
- irmã se transformando agora
- grande espanto dos bichos
FIM
Ao final da atividade, proponha uma apresentação das reescritas com a leitura oral feita pelos alunos que desejarem fazê-la para a turma.
Atividades Complementares:
Outras sugestões de trabalho a partir da história:
- Explorar a parlenda: Um, dois, feijão com arroz . . . Três, quatro, feijão no prato . . .
O que é uma parlenda?
Que outras parlendas conhecem?
- A história fala da Primavera. Identificar as estações do ano e suas características.
Reconhecer diferença entre a época das estações nos países.
Por exemplo, enquanto no fim do ano aqui no Brasil é Verão, nos Estados Unidos e em outros países da Europa é Inverno.
Recursos Complementares
- Consulte sobre metamorfose da lagarta em:
- Pesquise no Google vídeo metamorfose da lagarta, pág. 2 e assista à reportagem do Fantástico exibida em 18/03/2007 sob o título: O espetáculo da transformação das borboletas.
- Veja mais informações sobre metamorfose em:
- Outra história da Literatura Infantil que fala da metamorfose da lagarta:
Dona Marta Lagarta de Thelma Bellotti e Lia D. J. Grosso, Ed. Expressão e Cultura, RJ.
- Outros títulos de Ruth Rocha no CD Mil pássaros:
Romeu e Julieta ( história de duas borboletas) e Bom Dia Todas as Cores ( história do camaleão que vivia mudando de opinião).
Avaliação
Na Atividade 1, observe o interesse sobre o tema, a participação dos alunos na conversa sobre a lagarta e as contribuições que fazem sobre o assunto.
Na Atividade 2, a escuta que realizam da história e as respostas que dão sobre a interpretação.
Conversando com a turma sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta, acompanhe como expressam sua opinião e se são capazes de ouvir a dos colegas.
Na Atividade 3, avalie como produziram os textos, reescrevendo a história ouvida.
Verifique se conseguiram enriquecer o roteiro, acrescentando as falas do narrador e mais informações sobre o desenrolar da história.
Fonte:

De lagarta a borboleta, que bela experiência.

Autor :Mariane Éllen da Silva
Co-autores: Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Estrutura Curricular
Alfabetização:
 Papel da interação entre alunos  
Formas de organização dos conteúdos
Orientações didáticas para alfabetização
 Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■ trabalhar com Literatura Infantil, propiciando momentos de aprendizagem e imaginação;
■ identificar transformações que acontecem na natureza;
■observar os momentos de metamorfose da lagarta em sala de aula;
■produzir textos coerentes sobre o tema, com estrutura completa: introdução, desenvolvimento e conclusão
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor para essa atividade é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias com coerência, clareza e objetividade.
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade – 60 minutos
Professor sugerimos que trabalhe com os alunos possíveis transformações que acontecem na natureza. Solicite que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema.
Depois de ouvir as opiniões e pensamentos sobre o tema, solicite aos alunos que consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra metamorfose. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam.
Em seguida, proponha a contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência.
Por meio de fotos e legendas, acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento e o crescimento da lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a mudança de lagarta para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida.
 Ao final, há um glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores ampliarem o assunto com as crianças.
Imagem do Livro:
Fonte: Arquivo da autora
Outra história interessante que pode ser trabalhada é a seguinte:
Era uma vez…
Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava:
Que lagarta desengonçada,
Feia e maltratada!
Ninguém, dela, gostava,
As pessoas, ela, assustava.
Pobre Dona Lagarta…
Muito triste ficou,
E sentindo-se desprezada,
Em um casulo se fechou. E assim…
Passaram-se os dias,
Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário,
Enquanto o sol, a vida, aquecia,
E a rosa, o jardim, floria,
Em um galho pendurado,
O casulo se abria.
E uma linda borboleta,
De asas bem coloridas,
O casulo deixou,
Alegrando nossa vida.
E, todos viram o milagre,
Que a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta,
Na borboleta se transformou.
Já não era desengonçada,
Mas, linda e cheia de graça,
E a todos superou.
Pois, não mais se rastejava,
Pelo contrário, voava,
O céu, enfim, conquistou.

Utilizando a imaginação das crianças por intermédio da história proponha uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, antes dessa atividade, seria interessante providenciar um casulo para os alunos conhecerem e acompanharem sua metamorfose constatando como realmente ocorre esse processo.
É importante elaborar com a turma uma ficha para registrar, diariamente, as alterações observadas no casulo.
Se não encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita, leve os alunos à sala de multimídia para ver um vídeo real de transformação, sugerimos:
VÍDEO: A METAMORFOSE DA BORBOLETA
e/ou
VÍDEO: O BRASIL É O BICHO: A transformação da borboleta
Aproveitando a presença na sala de multimídia, acesse o sitio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2
que também trata sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos sobre o tema.
Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em três grupos e providencie cartolina branca.
Cada grupo deverá representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 3ª pupa e 4ª adulto.
 Em seguida, exponha os trabalhos pela sala, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e outras turmas.
Veja uma sugestão:
FASES DA METAMORFOSES DA BORBOLETA
Alunos:
1ª fase: ovo
2ª fase: larva
3ª fase: pupa
4ª fase: adulta
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor aproveitando os mesmos grupos organize-os para elaborarem uma produção de texto coletivo sobre a metamorfose da borboleta.
Os grupos deverão escrever o passo a passo da transformação ocorrida.
Nesse sentido, irão descrever o que aconteceu em cada fase observada.
Professor caminhe pela sala e ajude os grupos a formularem frases coesas contendo com objetividade todos os detalhes da observação.
Quando todos os grupos terminarem, peça para trocarem as produções de texto, e fazerem uma leitura cuidadosa, verificando se o grupo descreveu todos os passos.
Concluída essa etapa solicite que o grupo avaliador devolva o texto ao grupo de origem.
Em seguida, cada grupo deverá ser orientado para ler, em voz alta para a turma, o texto que elaborou.
Recursos Complementares
Avaliação
Professor avalie como foi o interesse da turma pela utilização de acervo de Literatura Infantil para auxiliar na aprendizagem de conteúdo de Ciências. Verifique se os alunos conseguiram se expressar oralmente e por meio do desenho, da pintura ou massinhas e pela escrita com a produção de texto os conhecimentos construídos sobre a Metamorfose da Borboleta. Registre todos os aspectos que considerar relevantes para serem retomados e ou reforçados.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios