Ouvindo e reescrevendo a história:
A Primavera da Lagarta
Meio Ambiente
Autor :Ana Letícia Lima Guedes
Co-autor:Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Estrutura Curricular
Língua Portuguesa:
Língua escrita: prática de produção de textos
Língua oral: valores, normas e atitudes
Meio Ambiente :Ciclos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ouvir e conversar sobre a história.
- Reescrever a história ouvida.
- Pesquisar e conversar sobre a metamorfose, o que é e que outros animais também passam por este processo.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Ter o domínio do código da escrita.
Estratégias e recursos da aula
- CD Mil Pássaros - Palavra Cantada, sete histórias de Ruth Rocha
- folha pautada ou caderno
- livro: A Primavera da Lagarta, Ruth Rocha
- revistas, livros e ilustrações sobre metamorfose
- vídeo da metamorfose da lagarta
Antes de iniciar a história, converse com a turma sobre a lagarta.
Quem já viu uma?
Que informações têm sobre o bicho?
Será que queimam?
Pesquise e traga algumas curiosidades sobre a lagarta para a turma.
Veja se os alunos já têm o conhecimento sobre a transformação pela qual passa a lagarta até virar borboleta, processo que chamamos de metamorfose.
Apresente ilustrações ou pequenos vídeos mostrando este processo: lagarta - casulo - borboleta.
Sugestão de vídeo contendo pesquisa sobre a metamorfose da lagarta:
Sugestão de vídeo contendo pesquisa sobre a metamorfose da lagarta:
Proponha, como tarefa de casa, uma pesquisa sobre outros animais que também passam por metamorfose.
Será interessante explorar o significado de metamorfose completa e incompleta.
No retorno da tarefa, veja o que descobriram sobre a metamorfose de outros animais.
Mais uma sugestão, seria construir com a turma, a partir dos dados da pesquisa, uma tabela contendo alguns animais e o tempo que levam do ovo à fase adulta.
Poderá trabalhar com o ciclo do sapo que também passa por metamorfose completa, do girino à fase adulta, quando então se transforma em sapo.
Será ideal expandir o trabalho com a metamorfose de outros animais depois da Atividade 3, explorando como 1ª atividade, antes da história, somente a metamorfose da lagarta.
Poderá ler o livro A Primavera da Lagarta para a turma, mostrando as ilustrações a cada página,ou trabalhar somente com o CD Mil pássaros que conta a história.
Depois de ouvirem a história, realize com o grupo uma retomada dos acontecimentos.
De que fala a história?
Como tudo começou?
O que aconteceu depois?
Faça perguntas que conduzam à interpretação da história:
Quem convocou uma reunião na floresta? Por que os bichos se reuniram?
Trabalhe a memória dos alunos em relação à opinião dos bichos sobre a lagarta.
Por exemplo:
O que pensava a joaninha?
E a lagartixa?
O que dizia o gafanhoto?
E a libélula?
No final, o que os bichos descobriram sobre a lagarta?
Explore o título.
Por que a autora deu este nome para história?
O que quis dizer com a Primavera da Lagarta?
Aproveite a história para conversar com a turma sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta.
O que acharam?
Os bichos estavam certos em perseguir a lagarta?
Os motivos que tinham eram suficientes para condená-la?
Se considerar pertinente, relacione a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias.
Coloque mais uma vez o CD Mil pássaros com a história da Primavera da Lagarta.
Então proponha aos alunos a reescrita da história que ouviram. Use folha pautada ou caderno.
Apresente o começo da história para copiarem:
" Grande comício na floresta!
Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira!
Dona Formiga convocou a reunião. . ."
Para facilitar a construção do texto, produza um roteiro dos acontecimentos da história com a turma.
Realize o levantamento dos personagens, registrando no quadro a fala dos bichos sobre a lagarta, na ordem em que aparecem na história.
Trabalhe a ideia de usar o narrador no texto e enriquecer a história, usando detalhes que foram contados.
Sugestão de roteiro:
Formiga - "É um desaforo!"
Camaleão - vivia mudando de opinião
Joaninha - "Qual é o desaforo, hein?"
Louva-a-deus - "Come tudo o que é folha!"
Lagartixa - não concordava
Formiga -". . . é uma grande preguiçosa . . ."
Camaleão - " . . . é parente da Lagarta . . ."
Lagartixa - "coincidência de nome"
Gafanhoto - "Abaixo a lagarta!"
Libélula - "Ela é muito feia!"
Caracol - faz discurso
Aranha - "Abaixo a feiúra!"
Louva-a-deus - " Morrra a comilona!"
Cigarra - " Vamos acabar com a preguiçosa!"
- Todos os bichos vão atrás dela, cantando e marchando.
- chegada da primavera e com ela flores, passarinhos, borboletas . . .
- bichos perguntam sobre a lagarta
- aparece linda borboleta e diz que era a lagarta
- bichos admirados com a beleza da borboleta
- borboleta explica a transformação
- irmã se transformando agora
- grande espanto dos bichos
FIM
Ao final da atividade, proponha uma apresentação das reescritas com a leitura oral feita pelos alunos que desejarem fazê-la para a turma.
Atividades Complementares:
Outras sugestões de trabalho a partir da história:
- Explorar a parlenda: Um, dois, feijão com arroz . . . Três, quatro, feijão no prato . . .
O que é uma parlenda?
Que outras parlendas conhecem?
- A história fala da Primavera. Identificar as estações do ano e suas características.
Reconhecer diferença entre a época das estações nos países.
Por exemplo, enquanto no fim do ano aqui no Brasil é Verão, nos Estados Unidos e em outros países da Europa é Inverno.
Recursos Complementares
- Consulte sobre metamorfose da lagarta em:
- Pesquise no Google vídeo metamorfose da lagarta, pág. 2 e assista à reportagem do Fantástico exibida em 18/03/2007 sob o título: O espetáculo da transformação das borboletas.
- Veja mais informações sobre metamorfose em:
- Outra história da Literatura Infantil que fala da metamorfose da lagarta:
Dona Marta Lagarta de Thelma Bellotti e Lia D. J. Grosso, Ed. Expressão e Cultura, RJ.
- Outros títulos de Ruth Rocha no CD Mil pássaros:
Romeu e Julieta ( história de duas borboletas) e Bom Dia Todas as Cores ( história do camaleão que vivia mudando de opinião).
Avaliação
Na Atividade 1, observe o interesse sobre o tema, a participação dos alunos na conversa sobre a lagarta e as contribuições que fazem sobre o assunto.
Na Atividade 2, a escuta que realizam da história e as respostas que dão sobre a interpretação.
Conversando com a turma sobre a atitude dos bichos em relação à lagarta, acompanhe como expressam sua opinião e se são capazes de ouvir a dos colegas.
Na Atividade 3, avalie como produziram os textos, reescrevendo a história ouvida.
Verifique se conseguiram enriquecer o roteiro, acrescentando as falas do narrador e mais informações sobre o desenrolar da história.
Fonte:
De lagarta a borboleta, que bela experiência.
Autor :Mariane Éllen da Silva
Co-autores: Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Estrutura Curricular
Alfabetização:
Papel da interação entre alunos
Formas de organização dos conteúdos
Orientações didáticas para alfabetização
Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■ trabalhar com Literatura Infantil, propiciando momentos de aprendizagem e imaginação;
■ identificar transformações que acontecem na natureza;
■observar os momentos de metamorfose da lagarta em sala de aula;
■produzir textos coerentes sobre o tema, com estrutura completa: introdução, desenvolvimento e conclusão
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor para essa atividade é importante que os alunos sejam capazes de expor suas ideias com coerência, clareza e objetividade.
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade – 60 minutos
Professor sugerimos que trabalhe com os alunos possíveis transformações que acontecem na natureza. Solicite que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema.
Depois de ouvir as opiniões e pensamentos sobre o tema, solicite aos alunos que consultem o dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra metamorfose. Peça que alguns leiam e expliquem o que entenderam.
Em seguida, proponha a contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta, relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência.
Por meio de fotos e legendas, acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento e o crescimento da lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a mudança de lagarta para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida.
Ao final, há um glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores ampliarem o assunto com as crianças.
Imagem do Livro:
Fonte: Arquivo da autora
Outra história interessante que pode ser trabalhada é a seguinte:
Era uma vez…
Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava:
Que lagarta desengonçada,
Feia e maltratada!
Ninguém, dela, gostava,
As pessoas, ela, assustava.
Pobre Dona Lagarta…
Muito triste ficou,
E sentindo-se desprezada,
Em um casulo se fechou. E assim…
Passaram-se os dias,
Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário,
Enquanto o sol, a vida, aquecia,
E a rosa, o jardim, floria,
Em um galho pendurado,
O casulo se abria.
E uma linda borboleta,
De asas bem coloridas,
O casulo deixou,
Alegrando nossa vida.
E, todos viram o milagre,
Que a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta,
Na borboleta se transformou.
Já não era desengonçada,
Mas, linda e cheia de graça,
E a todos superou.
Pois, não mais se rastejava,
Pelo contrário, voava,
O céu, enfim, conquistou.
Utilizando a imaginação das crianças por intermédio da história proponha uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na metamorfose da borboleta.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, antes dessa atividade, seria interessante providenciar um casulo para os alunos conhecerem e acompanharem sua metamorfose constatando como realmente ocorre esse processo.
É importante elaborar com a turma uma ficha para registrar, diariamente, as alterações observadas no casulo.
Se não encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita, leve os alunos à sala de multimídia para ver um vídeo real de transformação, sugerimos:
VÍDEO: A METAMORFOSE DA BORBOLETA
e/ou
VÍDEO: O BRASIL É O BICHO: A transformação da borboleta
Aproveitando a presença na sala de multimídia, acesse o sitio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2
que também trata sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos sobre o tema.
Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em três grupos e providencie cartolina branca.
Cada grupo deverá representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 3ª pupa e 4ª adulto.
Em seguida, exponha os trabalhos pela sala, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e outras turmas.
Veja uma sugestão:
FASES DA METAMORFOSES DA BORBOLETA
Alunos:
1ª fase: ovo
2ª fase: larva
3ª fase: pupa
4ª fase: adulta
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor aproveitando os mesmos grupos organize-os para elaborarem uma produção de texto coletivo sobre a metamorfose da borboleta.
Os grupos deverão escrever o passo a passo da transformação ocorrida.
Nesse sentido, irão descrever o que aconteceu em cada fase observada.
Professor caminhe pela sala e ajude os grupos a formularem frases coesas contendo com objetividade todos os detalhes da observação.
Quando todos os grupos terminarem, peça para trocarem as produções de texto, e fazerem uma leitura cuidadosa, verificando se o grupo descreveu todos os passos.
Concluída essa etapa solicite que o grupo avaliador devolva o texto ao grupo de origem.
Em seguida, cada grupo deverá ser orientado para ler, em voz alta para a turma, o texto que elaborou.
Recursos Complementares
Avaliação
Professor avalie como foi o interesse da turma pela utilização de acervo de Literatura Infantil para auxiliar na aprendizagem de conteúdo de Ciências. Verifique se os alunos conseguiram se expressar oralmente e por meio do desenho, da pintura ou massinhas e pela escrita com a produção de texto os conhecimentos construídos sobre a Metamorfose da Borboleta. Registre todos os aspectos que considerar relevantes para serem retomados e ou reforçados.
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