BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, outubro 20, 2012

A bruxinha atrapalhada>Produção de textos>Quadrinhos> Estímulos literários>Halloween>20/10/12



Eva Furnari

Considerado o melhor livro sem texto pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 1982, até hoje as histórias da bruxinha simpática e desastrada, personagem criada pela ilustradora e escritora Eva Furnari, continuam fazendo muito sucesso. Tanto sucesso que, esse e outros livros da autora, foram publicados em espanhol. O livro traz dez histórias curtas - "O Chapéu", "A Torneira", "A Abóbora", "A Chave", "Pega-Ladrão", entre outras, construídas em tiras grandes, com espaços vazios, o que per mite que a criança construa significados durante a leitura. Em cada história, a autora cria situações divertidas, surpreendentes, em que a bruxinha, nem sempre bem-sucedida, transforma, com sua varinha mágica, uma torneira em guarda-chuva, um elefante em um canhão, um pássaro em tesoura... As ações da bruxinha encantam as crianças, pois se assemelham muito ao seu mundo das brincadeiras, das traquinagens, do faz-de-conta.
História: AQUIAQUI
Música: A bruxinha: AQUI
O ratinho e a bruxinha: AQUI

Produzindo uma história a partir
de uma tira em quadrinhos
Momento 1
O professor apresentará a tira em quadrinhos abaixo e pedirá para que os alunos a leiam e interpretem, desenvolvendo as seguintes questões:




( Foto tirada pela autora da aula. Fonte: Livro - Português: uma proposta para o Letramento - Magda Soares - Livro 1- p.177 )
Quais são as personagens dessa história?
Com quem a Mônica está falando no primeiro quadrinho?
Por que a bruxa foi à casa da Mônica?
Através da expressão facial da bruxa, podemos saber seu humor? Como ela estava?
Por que a bruxa estava se sentindo dessa forma?
Por que a Mônica não queria entregar a vassoura para a bruxa?
Como estava a vassoura na sala da Mônica? Ela estava parada ou se movimentando?
Como sabemos que a vassoura estava se mexendo na história?
A vassoura que a bruxa estava procurando era mesmo dela? Por quê?
Como as falas são escritas nas histórias em quadrinhos?
De que forma a história em quadrinho é contada?
Copie as falas da Mônica utilizando parágrafos e travessões.
Invente falas para a bruxa nos dois quadrinhos. (Use parágrafos e travessões).
Momento 2
Após a correção oral da atividade anterior, será realizada uma escrita coletiva da história em quadrinho acima de forma que ela seja estruturada em narrativa.
Para tanto, o professor pedirá que os alunos contem oralmente o que estão vendo nas imagens (nos quadrinhos) acrescentando, ainda, possíveis acontecimentos anteriores à fala da Mônica no primeiro quadrinho e posteriores à fala dela no segundo quadrinho.
O professor poderá instigar os alunos com outras questões:
Imagine:
Por que, quando e onde a bruxa perdeu sua vassoura?
Por que a vassoura estava na casa da Mônica?
A Mônica entregou a vassoura para a bruxa?
A bruxa gostou da atitude da Mônica?
O que a Mônica fez após a bruxa ter ido embora da casa dela?
Essa produção coletiva será ditada pelos alunos e o professor a anotará em uma folha de papel pardo, a qual será enfeitada posteriormente pelos alunos e exposta em mural na sala de aula.
Momento 3
Dispostos em roda, os alunos serão apresentados ao livro "A bruxinha atrapalhada", de Eva Furnari, o qual apresenta as mágicas atrapalhadas de uma bruxinha. Essas histórias são contadas apenas por imagens em quadrinhos, dessa forma os alunos realizarão uma leitura das imagens.




Momento 4
Esse livro é dividido em nove histórias. O professor, então, dividirá a turma em nove grupos e entregará uma cópia de uma história de bruxaria para cada grupo.
Os grupos comentarão a história e ganharão a tarefa de escrever uma narrativa através das imagens dos quadrinhos.
O professor os orientará também a inventar falas para as personagens.
Momento 5
Os grupos, posteriormente, lerão suas histórias para os outros amigos, podendo realizar um concurso de produções e uma encenação da história.
Para tanto, um integrante do grupo será o narrador, outro integrante a bruxa e os outros os animais ou objetos que aparecem nas cenas.
Para realizar a encenação das produções escritas a partir das histórias em quadrinhos, os alunos poderão confeccionar um chapéu de bruxa e uma varinha mágica, conforme os exemplos abaixo:
 
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijVYve2NqvrEQYeyGJ2yTcbI9cQjm-ef2uz0INOBcMtojiamNlp6B2SPP9gMrSb3VEJsUtK7vyOue3fEjOPeqqDQdKbHd7icePU71ajDE3u2kFoh7xHTcO8vtDNOFGf_UN9BCjZ5vdi-kk/s320/haloween+025.jpg




 Recursos Complementares
Caso as alunas da encenação queiram poderão se vestir de bruxas. Exemplos da vestimenta dessa personagem encontram-se no site:
Avaliação
O professor avaliará se os alunos reconhecem a estrutura do gênero textual História em quadrinho, a partir da atividade de interpretação do momento 1.
Observará se os alunos são capazes de produzir uma narrativa, a partir de quadrinhos, na escrita coletiva e em grupos.
Constatará a desenvoltura oral dos alunos ao encenarem as histórias produzidas.
Ideias encontradas e retiradas do Portal do Professor

AS TIRINHAS MUDAS E A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA

■Fazer leitura de imagem;
■Desenvolver a sequência lógica;
■Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita;
■Elaborar textos descritivos;
■Identificar a tese de uma história (tirinha);
■Interpretar informações explícitas e implícitas na história;
■Formular hipóteses;
■Identificar traços de humor ou ironia na história;
■Identificar o gênero textual, sua função social e onde o encontramos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 min – 3 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Estratégias e recursos da aula
Elaboramos nossa proposta para ser desenvolvida em três momentos, com algumas atividades que podem ser realizadas ao longo a semana.
■Dinâmica da caixinha;
■Atividades de interpretação;
■Produção de texto coletiva;
■Trabalhos de grupo;
■Atividades para casa.
Alguns recursos que vamos utilizar:
■Tirinhas da turma da Mônica e da bruxinha;
■Caixinha com tirinhas;
■Material escolar em geral;
■Cartaz.
1ª atividade- uma aula de aproximadamente 60 min.
-Professor, utilize a rodinha para discutir com os alunos sobre tirinhas.
Pergunte quem conhece.
-Leve para sala uma caixinha com tirinhas de pano, de papel e tirinhas de história em quadrinho. Peça que os alunos retirem da caixa e falem sobre o que pegaram, deixe que levantem hipóteses, só depois apresente o dicionário, explique como ele é utilizado, como se organiza, localize e leia o conceito para os alunos.
Observe que ele traz mais de uma definição e cabe ao leitor utilizar aquela que se encaixa no contexto da frase. Veja um exemplo a seguir:
Tiras: pedaço de pano, papel ou outros, mais comprido que largo. Fita, faixa. Faixa de uma história em quadrinhos. Agente de polícia. Fonte: Dicionário Aurélio.
Neste caso a definição que utilizaremos será: Faixa de uma história em quadrinhos.
-Depois de trabalhar a caracterização do gênero textual reproduza a tirinha a seguir, distribua para cada aluno e desenvolva as atividades:






Fonte:
1-Assinale a alternativa que tem apenas palavras que fazem parte da história

( ) Mônica, mala, fogão, casa ( ) Mônica, Cebolinha, mala, árvore

( ) Mônica, Cebolinha, chuva, casa ( ) Cebolinha, árvore, mala, mesa

2-Observando o primeiro quadrinho, qual palavra o Cebolinha está gritando:

( ) Oba! ( ) Aiii! ( ) Credo! ( ) Olha!

3-Qual a intenção da Mônica ao ajudar o Cebolinha:

( ) Levá-lo para o hospital. ( ) Fazer um curativo no dedo machucado.

( ) Tampar-lhe a boca para ele parar de gritar. ( ) Levá-lo até a mãe dele.

4-Observando o local da história podemos considerar que ela se passa:

( ) No quintal da casa do Cebolinha. ( ) Em frente a uma casa.

( ) Na zona rural. ( ) No parque de diversões.

5-Este tipo de história é encontrado:

( ) Em livros de contos de fadas. ( ) Em folhetos de propaganda.

( ) Em gibis. ( ) Em revistas informativas.

6-O que torna a tirinha engraçada é:

( ) A Mônica chegando correndo. ( ) O Cebolinha gritando de dor.

( ) O Cebolinha olhando o dedo machucado e com esparadrapo na boca. ( ) A expressão de alivio da Mônica quando o Cebolinha para de gritar.

PRODUÇÃO DE TEXTO

-Após a exploração das imagens trabalhe com os alunos um texto descritivo. Faça coletivamente.

-Na construção do texto, caracterize o local onde se passa a história, os personagens e o tema
. Se for primeiro ano, faça um pequeno texto e trabalhe as palavras, as letras e sílabas (relação grafema e fonema), dentro das dificuldades ortográficas que está desenvolvendo.

2ª Atividade: uma aula de aproximadamente 60 min.

TRABALHANDO EM GRUPO

-Organize os alunos em grupos de quatro. Considerando que são turma de alfabetização utilize a estratégia de letras, sílabas ou palavras.

-Sugestão: escreva palavras que são do contexto dos alunos: 4 –mesa, 4-cadeira, 4-bola, 4-boneca, 4-papai, 4-mamãe, peça para que localizem as palavras iguais para se agruparem.

Professor, reproduza a tirinha, recorte os quadrinhos e entregue aos grupos para que organizem a história na sequência que considerarem correta.





 Fonte:

- Discuta e deixe que cheguem à conclusão de qual seria a melhor forma de organizarem a história, peça que numerem.

-Em seguida solicite para que um aluno do grupo apresente a tirinha na sequência para a sala.

-Professor, oriente para que elaborem o texto, contando a história de acordo com os quadrinhos. Se forem alunos do primeiro ano, farão a tentativa da escrita.
Em qualquer uma das situações é importante que se faça a reescrita, pois é o momento da reelaboração das hipóteses da escrita.


Explorando a estrutura do gênero textual

-Explore os tipos de balões usados nas falas dos personagens de história em quadrinho, em caso de fala, grito, pensamento, ruídos...






-Explique o que são onomatopeias e que são recursos muito utilizados nas histórias em quadrinhos.

3ª atividade: uma aula de aproximadamente 60 min.

-Professor, apresente a tirinha para os alunos com o recurso que considerar melhor: Power Poin(data show), cartaz, lâminas no retro projetor ou cópias para cada aluno.

-Solicite que façam oralmente a leitura das imagens, caracterizem os personagens e identifiquem o tema da história.

-Apresente a eles duas versões de textos para que escolham o que melhor retrata a história. No primeiro ano faça a leitura dos textos para os alunos. Veja a seguir:






 Fonte:




Questione:

1. Porque a história foi denominada: Coelhenete.

2. No segundo texto, qual parágrafo mostra uma opinião.

Professor, para o 1º ano você pode construir frases, recortar e pedir que façam a relação entre a frase e o quadrinho, ou ler os dois textos e elaborar atividades como:

1) Circule no texto os nomes dos personagens:

2) Ajude a autora a organizar as frases abaixo, reescrevendo-as corretamente:

Abruxi nha estava brincando comopatinete. _______________________________________________

O coe lhinhosaltou per toda bru xinha. _______________________________________________

3) Faça um desenho mostrando o que aconteceu com a bruxinha depois do último quadrinho e escreva em um balão o que ela falou. ·

Outro gênero que você pode explorar com este recurso é poesia, faça uma produção coletiva eles vão gostar e logo estarão fazendo sozinhos. ·

Primeiro trabalhe com poesias, leia para eles com entonação, faça leitura jogralizada, dividindo a turma em grupos, meninos e meninas, varie as estratégias para eles interagirem e não se cansarem. ·

Observe a presença de rimas ou não, divisão em versos, estrofes. ·

Sugira que elaborem uma estrofe para cada quadrinho.
 Veja uma poesia que elaborei a partir da tirinha de Eva Funari:

Coelhenete

Denize D. Campos Rizzotto

Uma bruxinha feliz

Sentada em um banquinho

Brincava com um coelhinho

A brincalhona bruxinha

Levantou e num repente

Fez uma coisa surpreendente...

Transformou o pobre coelhinho

Em um patinete reluzente

Ela subiu no patinete

E parecendo uma criança

Ligou o coitado

Que já não tinha mais esperança

Mas mesmo sendo um patinete

Ele pensou numa vingança

Saiu pulando que nem coelho

Para ela cair e machucar a pança.

Trabalhe com outras tirinhas deixando que os alunos produzam suas poesias.




 Recursos Complementares

http://www.scribd.com/doc/2901302/Historia-em-quadrinhos-na-sala-de-aula
http://thays-educar.blogspot.com/2009/03/tirinhas-da-turma-da-monica.html
 http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?
Avaliação

Professor o trabalho se baseia em leitura de imagens, portanto as hipóteses e a observação da interação dos alunos é um importante referencial para você, quanto a eficácia das estratégias.
Os registros escritos e as produções de textos te oferecerão dados quanto às capacidades de elaboração, compreensão, coesão, coerência.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28451
Hora da História






Coleção Nana nenê
Sonia Robatto





Aqui tem mais:

Trabalho didático de qualidade
Bruxas famosas
Interpretação







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios