Rogério R.Trezza
Quem não conhece a história da Galinha Ruiva, que queria fazer um pão e convocou os companheiros para ajudá-la? Junto a outros clássicos universais da literatura infantil, esta pode ser considerada uma das mais populares entre as crianças, há várias gerações.
Mas os tempos mudam e com ele alguns valores.
Será que a rígida lição de moral contida no final desta fábula pode ser aplicada nos dias de hoje? Essa é a questão proposta (e resolvida) pelo livro “A Galinha Xadrez”.
Livro AQUI
Ouvindo: AQUI
Propostas de atividades:
- Ler o livro somente até a página 17, estimulando a criança a criar outro desfecho para a história.
- Dividir a classe em dois grupos e comparar as duas versões da história: “A Galinha Xadrez” e “A Galinha Ruiva”.
- Trabalhar as rimas incentivando a criatividade do aluno, que fará seu próprio texto rimado.
- Fazer uma receita de bolo com a ajuda e cooperação de todos.
- Explorar o lado moral da história, mostrando atitudes de amizade, de respeito, de apoio etc.
- Dramatizar com a classe a história do livro.
Dramatização e confecção de uma história infantil
Autor Livia Fagundes Neves
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ler e interpretar, com desenvoltura, uma história infantil
Dramatizar, com fluência, um texto narrativo, demonstrando conhecer a história lida.
Confeccionar um livro de histórias, demonstrando habilidades em relação à escrita.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
A aula será iniciada com a leitura do texto: "Novidades no Galinheiro" (reproduzido abaixo), o qual será projetado no data-show e apresentado com uma ilustração, conforme o exemplo a seguir.
O professor pedirá para cada aluno ler uma frase do texto em voz alta.
Novidades no Galinheiro
(Autor desconhecido)
Dona galinha botou seus ovinhos no ninho e, bem alegre, avisou ao Sr Galo:
__ Sr galo, vou chocar os meus ovinhos, e daqui a vinte e um dias lindos pintinhos vão nascer.
Então, Dona Galinha colocou palhas bem macias, para que o ninho ficasse quentinho e, bem feliz, ficou no ninho chocando seus ovinhos.
Depois que se passaram vinte e um dias, que alegria! Nasceram seis lindos pintinhos.
O Sr Galo, todo orgulhoso, saiu cantando pelo galinheiro:
__ Cocoricó..cocoricó.. Tem turma nova no galinheiro. Os meus pintinhos acabaram de nascer. Vejam como eles são lindos, alegres e levados!!!
(Texto retirado do Livro "No mundo da alfabetização". Autora Rosimere de Souza Pereira )
Momento 2
O professor perguntará aos alunos quais são os personagens da história.
Os alunos precisarão responder que os personagens são: o galo, a galinha e os pintinhos.
O professor dirá aos alunos que essa história é contada por alguém e o nome que recebe quem conta a história é NARRADOR. Assim, nessa história, há um narrador e as falas da galinha e do galo. Os pintinhos, por sua vez, apenas aparecem como personagens na história.
O professor ajudará os alunos a reconhecerem as partes do texto narradas pelo narrador, como a seguir:
"Então, Dona Galinha colocou palhas bem macias, para que o ninho ficasse quentinho e, bem feliz, ficou no ninho chocando seus ovinhos."
Em seguida, ele proporá aos alunos a encenação dessa pequena história, informando-os que para apresentá-la será necessário que um aluno faça o papel da galinha, falando e fazendo os gestos referentes às ações da personagem; outro aluno seja o Sr galo, também executando suas falas e ações; um terceiro aluno seja o narrador e lendo ou memorizando as partes contadas da história e que seis crianças façam o papel dos pintinhos que nasceram.
Para preparar o pequeno teatro, o professor dividirá a turma em dois ou três grupos, escolherá os papéis de cada integrante do grupo e dará um tempo para as equipes conversarem um pouco a respeito da atividade, oferecendo algumas ideias.
Nesse momento, será necessário que o professor disponibilize uma cópia do texto para cada aluno levar para casa para memorizar sua fala e/ou suas ações.
Para orientar os grupos, o professor dirá os alunos o papel e fala de cada personagem:
■quem representar a galinha precisará fingir que está alegre e chocando ovos, em posição de cócoras e dizer "Sr galo, vou chocar os meus ovinhos, e daqui a vinte e um dias lindos pintinhos vão nascer." Precisará, ainda, colocar palha (o professor poderá providenciar esse material)
■O aluno que representar o galo precisará ouvir a galinha, observar o ninho e dizer: "Cocoricó..cocoricó.. Tem turma nova no galinheiro. Os meus pintinhos acabaram de nascer. Vejam como eles são lindos, alegres e levados!!!"
■Os representantes dos pintinhos apenas aparecerão no final da história, quando o narrador anunciar o nascimento deles.
■O narrador contará toda a história, começando com: "Dona Galinha botou seus ovinhos no ninho e, bem alegre, avisou ao Sr Galo:", enquanto os outros "atores" estiverem encenando, pausando apenas para os personagens falarem.
Momento 3
O teatro será ensaiado durante alguns dias, nos quais os alunos terão tempo para memorizar seus papeis e, enquanto isso, eles prepararão, também nos grupos, máscaras para o dia da apresentação.
Para preparar as máscaras, o professor reproduzirá os moldes abaixo em folhas de cartolina, fará furos nas laterais, onde há bolinhas e amarrará um elástico nos dois furos.
Os olhos também deverão ser cortados com tesoura.
Cada grupo preparará 8 máscaras (correspondentes a uma galinha, um galo e seis pintinhos) e as enfeitarão utilizando cola colorida e giz de cera.
Momento 4
Em um dia estipulado, os grupos formados apresentarão o teatro em um palco da escola para uma outra turma assistir.
O professor deverá registrar o momento com fotos.
Essas fotos serão reveladas e comporão um mural na sala.
Momento 5
Outra atividade proposta será a confecção de um livro de história pelos alunos.
Com o objetivo de exercitar a escrita, o professor, em uma aula seguinte, entregará a figura abaixo para os alunos observarem e pintarem.
O professor dirá aos alunos que após o nascimento dos pintinhos, a mamãe galinha saiu para passear com seus filhotes e algo aconteceu: começou a chover, então, a mamãe galinha protegeu os pintinhos com sua grande asa, como uma boa mãe e quando a chuva passou, os pintinhos voltaram a brincar.
Após a conversa a respeito das figuras, o professor dirá aos alunos que com aquelas figuras eles escreverão um livro da história que terá como capa a figura abaixo:
Cada gravura será colada em uma página em branco (recortada no mesmo formato da capa), sendo que na primeira página, o aluno precisará escrever o título do livro e seu nome, e os alunos escreverão abaixo de cada figura o que está acontecendo naquela cena.
O professor orientará essa escrita, auxiliando cada aluno individualmente em sua carteira e pedindo para que eles criem uma história bem legal, contando:
■Quando a mamãe galinha foi passear.
■Onde ela levou seus pintinhos.
■Como chamavam a galinha e seus 6 pintinhos.
■Se a galinha ficou preocupada com a chuva.
■O que ela pode ter dito para os pintinhos.
■A reação dos pintinhos com a chuva e com a atitude da mãe.
■A reação da galinha e dos pintinhos quando a chuva passou.
Momento 6
Após a correção da história pelo professor, os alunos farão alguns reparos necessários, apontados por ele e, em um outro momento, trocarão seus livros entre os colegas para serem lidos.
Recursos Complementares
Outras figuras de "galinhas" estão disponíveis no site
Avaliação
Nesta aula o professor avaliará a desenvoltura dos alunos ao lerem uma frase do texto "Novidades no galinheiro", analisando se eles estão escandindo ou se já possuem uma certa fluência.
O professor ainda avaliará o empenho dos alunos ao preparem a peça de teatro, bem como sua linguagem oral ao apresentar a peça.
Por fim, ao corrigir as produções dos alunos, realizados nos livros em forma de galinha, avaliará as dificuldades mais recorrentes relativas à estruturação do texto e a ortografia.
A importância da cooperação: AQUI
A galinha empreendedora
Hoje eu trouxe a História Cantanda da Galinha Ruiva, em uma nova versão: A Galinha Ruiva Empreendedora. Além disto ela era sonhadora, criativa, persistente, generosa, e acreditava que suas ideias podiam tornar o mundo melhor.
Eu trouxe também um recurso pra esta história, usando rolinhos de papel higiênico. Fique até o final deste vídeo que você vai gostar desta dica. AQUI e outra história: AQUI
3 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA BERÇARIOS E CRIANÇAS MENORES GALINHA RUIVA, MILHO, GESTO E MOVIMENTOS: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.