BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, outubro 13, 2012

Cultura popular>Continentes>Ásia>Dragão>4ªparte>13/10/12


Dragões

Os Dragões aparecem nas tradições mitológicas de quase todos os povos do mundo.
No Oriente, os Dragões não são necessariamente perversos.
Na China, são figuras de grande destaque.
 Festas folclóricas são dedicadas a eles.
Os dragões simbolizam o próprio povo chinês que se auto-proclamam "Long De Chuan Ren" (Filhos do Dragão).
Para os chineses, o dragão é uma criatura mítica e divina relacionada à abundância, prosperidade e boa fortuna.
Templos e pagodes são construídos em honra aos Dragões e para eles são queimados incensos e dirigidas orações.
Eles são os governantes dos rios, da chuva, lagos e mares.
Habitam nas águas, voam nos céus e percorrem as entranhas da Terra e dos Oceanos; aos seus movimentos subterrâneos são atribuídos fenômenos tectônicos como tremores de terra, terremotos e maremotos.

CULTURA CHINESA: A DANÇA DO DRAGÃO
Conhecer a história da dança do dragão.
Desenvolver a criatividade e imaginação.
Vivenciar diferentes manifestações de dança: a dança do dragão.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Apropriação/reelaboração dos elementos constitutivos das manifestações culturais de diferentes culturas.
Estratégias e recursos da aula
AULA 1- Assistindo a dança do dragão
Professor(a) essa atividade será realizada em etapas.
1.Inicialmente assista a um vídeo sobre a dança do dragão com os alunos. Como sugestão, segue um site para o professor escolher um dos vídeos, gravar e assistir com os alunos.






2. Após a apreciaç ão do vídeo problemati zar sobre os elementos constitutivos da dança do dragão. Registre as considerações das crianças através de um texto coletivo.
Como sugestão segue alguns questionamentos de orientação:
■Quais os m ovimentos realiz ados pelos(as) dançari nos(as)?
■Qual a vestimenta/roupa deles?
■Quais os objetos que eles usam?
■O que representa essa dança para o povo chinês?
AULA 2: Criando a dança do dragão
Proponha a criação de uma coreografia para a dança do dragão.
Leve as crianças para o pátio/quadra ou outro espaço da escola. Organize as crianças em roda para ouvir um CD de música instrumental chinesa.
 Em seguinda, sugira que realizem movimentos livremente.
Como sugestão para ouvir música instrumental chinesa, o/a professor/a poderá acessar o link abaixo:
Para ouvir a música deverá clicar em executar, na caixa de diálogo do Média Play.O(A) professor(a) poderá ler para os alunos informações que encontrar no mesmo site sobre a instrumentalista Liu Fang.
No dia seguinte, retome a atividade da coreografia, sugira que cada criança crie movimentos para os demais realizarem.
Depois, converse com as crianças e escolham alguns dos movimentos realizados para fazer parte da coreografia da dança do dragão.
 Em outros momentos de ensaio da dança, use os objetos sugeridos para confecção do dragão . Deve-se ensair várias vezes para que as crianças aprendam os passos.
AULA 3 : Confeccionando um dragão
Solicite que cada criança imagine e desenhe um dragão.
 Depois, proponha a votação para escolher o desenho do dragão que será confeccionado por todos.

undefined




Dependendo da criatividade da turma, de como será o dragão, para confeccioná-lo pode-se usar os seguintes materiais: caixas de tamanhos diversos, cabos de vassoura, resto de papel usado, jornal, cola branca, cola colorida, tinta guache, TNT, fita adesiva, arame, giz de cera, tampas de garrafa, EVA e outros.
 Peça as crianças sugestões para medir o tamanho do dragão.
Use diferentes materias como recurso de medidas (cordão, barbante, cabo de vassoura, fita métrica). Pode-se organizar as crianças em fila, medir a distância necessária en tre elas para realizar os movimentos e evitar aci dentes na hora da dança.
Para o corpo do dragão o(a) professora cola o TNT com cola quente ou manda costurar.
Os alunos pintam com tinta guache ou tinta de tecido o corpo do dragão antes ou depois da colagem/costura.
Para finalizar o estudo, o grupo deverá produzir um texto coletivo contando a história da dança do dragão.Segue um tipo de registro do texto coletivo.







DICA: Registre através de vídeo ou fotos todo o processo de construção da dança.
Grave também a apresentação da dança do dragão e assista com as crianças.
AULA 4 : Vivenciando a dança do dragão.
Após a confecção do dragão e criação da coreograf ia, o(a) professor(a) combina com as crianças um dia para a apresentação da dança.
O (a) professor(a) deverá providenciar o som e o CD com a música instrumental chinesa com antecedência.
A vestimenta dos alunos fica a criterério de cada professor, conforme o que ele combinar com os seus alunos
Recursos Complementares
Avaliação
Analisar a participação dos alunos na apreciação e apresentação da dança do dragão.
Analisar no relato oral e escrito o nível de compreensão do aluno acerca da história do dragão.
Um dragão no piquenique
Conto infantil que narra a história de um divertido piquenique organizado pela professora Glória, o qual aconteceu na praia perto de uma mata, contando até com a presença de um falso dragão
China: um país de olhos puxados
O que sabem:
- A China é um país (Lucas)
- É verdade que nesse país (China), o povo come barata e escorpião (victor)
- Os chineses têm os olhos puxados (Iago)
- Quando na China é de manhã aqui no Brasil é noite (Adriano)
- A China fica do outro lado do mundo (Pedro)
O que desejam aprender:
- Onde fica a China?
- A China é longe?
- Como são as pessoas que moram na china?
- Por que o povo chinês tem os olhos puxados?
- O que tem na china?
- As mulheres vestem aquelas roupas e pintam o rosto todo dia? E os homens? Como é que eles se vestem?
- Esse povo fala e escreve Chinês?
- O que os chineses comem e como comem?
- Como são as casas da china?
- Como se comportam as crianças que moram na China?
- Conhecer os desenhos, pintura, escultura, dança, música e teatro.
- Por que quando na China é noite no Brasil é dia?
Por que estudar a cultura Chinesa?
- Para conhecer a dança e a música.
- Para conhecer os desenhos.
- Para saber como são as pessoas, a língua e o que tem na china.
Dragão
Coleção saberes da educação
Editora Minuano
 

 
 
 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios