BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, julho 28, 2013

A letrinha falante >As letras falantes> Alfabeto animado> 28/07/13


A letrinha falante


Dinára De L.P.Frernandes
Jefferson Galdino

A Letrinha Falante é a história da amizade diferente entre uma criança e uma pequenina letra que mostra que, quando nos importamos e amamos o outro, ganhamos força e poder para ajudá-lo em qualquer situação.
Texto by krika
A história é bem cativante, principalmente para as crianças que estão sendo alfabetizadas. 
Um belo estímulo para sua turminha...
 Fala de um  amor entre um menininho e  a letrinha "a"...
Arthur recebe amiguinhos no seu aniversário...Ganha lindos presentes,mas um é especial...
Adriano lhe entrega um saco azul brilhante amarrado na ponta com uma fita dourada e com letras douradas escritas do lado de fora onde se lia "Letras Mágicas".
Arthur que adora formar palavras agradeceu estusiasdamente. Era um alfabeto colorido, lindo... As letrinhas brilhavam como estrelas...
Adriano se despediu de Arthur, que o levou até a porta... Enquanto isso o saco das letrinhas estava num cantinho...O gatão fofo e gordo Balofo, foi logo se aninhando em cima dele... 
Não é  que o saco gemeu? Mas Balofo, nem aí, dormiu folgadamente a noite toda ali....
Na manhã seguinte Arthur foi brincar com os brinquedos novos... Todo radiante foi pegar o saco de letras mágicas...
Foi aí que ouviu um  "ai!"...
Ele pensou quem poderia estar dentro do saco...Pegou com cuidado e viu apenas as letrinhas...
E logo ouviu:
_ Cuidado! Minha perninha quebrou... Que dor!
O menino ficou parado...
_Você fala ? Perguntou Arthur.
_Claro, nós somos letras mágicas. Falamos sempre quando vocês nos juntam uma às outras e as pessoas nos leem.
_Mas eu estou ouvindo você e não estou lendo...
_ Algumas crianças nos ouvem mesmo...
_ Tenho dor e estou parecendo a letra"o",mas eu sou um "a"...
O gato fofo dormiu em cima da letrinha "a", coitadinha...
Foi então que Arthur pegou um papel de embrulho de presente e colou a letrinha "a". Disse para ela ficar quietinha até que a cola secasse...
Arthur conta para Adriano sobre o ocorrido... E foram verificar como a letrinha estava passando. 
A letrinha "a" estava já quase sem dor e parecia recuperada... 
Adriano e Arthur queriam a letrinha "a" recuperada, afinal ela era a primeira letra do alfabeto e além do que a primeira letra de seus nomes...
Eles felizes brincaram com as letrinhas.Formaram palavras...Mas com o tempo a letrinha "a" ficou molinha...Não havia se recuperado por completo...Ela chora...Dizendo que ía morrer...
Adriano começa a chorar também....Aconchega-a em seu peito. Uma lágrima cai bem em cima da letrinha... Ele depressa,achando que iria afogá-la, enxuga depressa no peito da camisa, bem do lado do coração...
A letrinha "a" ouve seu coração, suas batidas, e se despede do menino...
De repente...Ela estremece...Fica forte...Rosa..Bela,brilhante, feliz e cheia de vida!
Ela estava bem. Arthur lhe enviou amor e amizade. Que alegria!
Assim os meninos continuaram brincando com as letrinhas brilhantes...
Resultado de imagem para as letras falantes atividades
Orígenes Lessa

Se ensinar divertindo é o lema da pedagogia moderna, divertir ensinando pode ser o ideal e toda a literatura infantil. É uma arte. E nesta arte Orígenes Lessa é mestre. 
A LETRA AMIGA...
Estava o  "i" no seu cantinho

Vinha de alguma letra de bom coração.
E vinha mesmo.
Vinha do "a".
A letra "i"  ficou de orelha em pé...
-Que será que essa letra pretende?
Na sua vida de letra,tudo contribuía para tornar o "i"  desconfiado e prevenido.
Vontade de conversar tinham eles,jeito de começar não achavam...
Olharam-se por um tempo.Depois,numa tentativa de bate-papo,o "a"   falou:
-Puxa!Tá ficando escuro,hem?
-É verdade-concordou o "i".
E o "a"  ,vendo uma oportunidade de ser gentil com o colega,acrescentou:
-Quando escurece eu fico numa tristeza infinita.Só me sinto bem quando acontece uma daquelas palavras lindas que você tem no dicionário.
-Eu?-perguntou o , "i"intrigado.
-É claro...disse o  "a"
E pronunciando a palavra lentamente,para efeito maior:
-I...lu...mi...nação! "a"
Disse aquilo e ,como por milagre,a sala se iluminou por completo.
-Viu que beleza?-disse o "a"  -Eu gosto muito das suas palavras,caro colega.Algumas são muito bacanas...
-Você acha?Há tanta palavra ruim começada por mim...Idiota..Imbecil...
-Ora -disse o -toda letra é assim,tem palavras boas e más,palavras lindas e feias.Mas a culpa nunca é da letra,a culpa é de quem inventa as palavras.A culpa é dos homens.Nós apenas "vestimos"as palavras,quando elas entram na escrita...
Adaptado de ORÍGENES LESSA.As letras falantes,Rio de Janeiro,
Ed.de Ouro,1978.
O título do texto é .

O nome do autor do texto chama-se



A começou o bate-papo.



A sala se iluminou por completo porque o A pronunciou a palavra .
Sugestões de atividades com a turminha...
Produção textual
Vejam um exemplo:

As letras falantes

As letras do alfabeto encontraram-se na página de um livro de estórias e começaram a conversar:
- Olá, eu sou o a, a de avião. Avião que voa no chão.
- Olá, eu sou o b, b de bola. Bola que na calçada rebola.
- Olá, eu sou o c, c de cão. Cão que ladra ão…ão…
- Olá, eu sou o d, d de dado. Dado que joga o soldado.
- Olá, eu sou o e, e de erva. Erva que é verde relva.
- Olá, eu sou o f, f de faneca. Faneca que dorme uma soneca.
- Olá, eu sou o g, g de gato. Gato que usa sapato.
- Olá, eu sou o h, h de história. História que tem memória.
- Olá, eu sou o i, i de ilha. Ilha que ao Sol brilha.
- Olá, eu sou o j, j de janota. Janota que é a Popota.
- Olá, eu sou o l, l de lebre. Lebre que tem febre.
- Olá, eu sou o m, m de mota. Mota que parece uma bolota.
- Olá, eu sou o n, n de neve. Neve que é fofa e leve.
- Olá, eu sou o o, o de ovo. Ovo que é novo.
- Olá, eu sou o p, p de pata. Pata que vive na mata.
- Olá, eu sou o q, q de queque. Queque que rima com leque.
- Olá, eu sou o r, r de rato. Rato que é um chato.
- Olá, eu sou o s, s de sapo. Sapo que tem um grande papo.
- Olá, eu sou o t, t de teia. Teia que parece uma cadeia.
- Olá, eu sou o u, u de uva. Uva que cresce com chuva.
- Olá, eu sou o v, v de violeta. Violeta que tem uma borboleta.
- Olá, eu sou o x, x de xaile. Xaile que levo ao baile.
- Olá, eu sou o z, z de zangão. Zangão que pica o cão.
No final da conversa, as letras formaram o alfabeto e quando o Zeca chegou a casa, abriu o livro e leu a estória “As letras falantes”, cujos autores eram os alunos do 1ºB.










Link para essa postagem


Um comentário:

  1. BOM DIA MINHA QUERIDA KRIKA...Maravilha...Só quem esteve ou está à frente de uma sala de aula compreenderá a importância de buscar as melhores formas para que nossos alunos comecem a reconhecer os signos gráficos...Seus sons...sua utilização...suas rimas...sua importância para toda vida...Deixo pra vc um "E" bem grandão que representa o seu trabalho que é realmente...ESPECIAL..."A" de abraço e "B" de beijos para você kkk Neusinha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios