O livro Moby Dick, um clássico da literatura norte-americana considerado uma obra prima, apresenta um capitão de navio com a ideia fixa de ajustar contas com a grande baleia
branca que um dia o deixou sem uma perna.

Herman Melville em 1851.
O livro traz o relato de um marinheiro letrado, Ishmael, sobre a última viagem de um navio baleeiro de Nantucket, o Pequod, que parte da costa leste dos Estados Unidos rumo ao Pacífico Sul, onde encontra o imenso cachalote branco que, no passado, arrancara a perna do vingativo capitão Ahab. Ao longo de 135 capítulos, Herman Melville explora diversos gêneros literários para compôr sua história, da narrativa de viagens ao teatro shakespeareano, do sermão à poesia popular, passando pela descrição científica e a meditação filosófica. A aventura gira em torno da procura obsessiva do capitão pela baleia branca, a qual jurou vingança.
Análise da obra(Crítica)
Moby Dick foi lançado em 1851. O livro pode ser considerado um registro histórico da atividade baleeira na época, pois Herman Melville, o autor, realmente trabalhou como marinheiro em navios de caça à baleia. Ele descreve as atividades com minúcia, o papel de cada homem naquele trabalho, os detalhes, tudo com um notável conhecimento de causa.
A época a qual pertence a história não pode ser perdida de vista. Naquele tempo, a atividade baleeira tinha grande importância na economia: o óleo da baleia era comercializado e usado como combustível para iluminação de casas e ruas, se ainda não havia eletricidade. O espermacete extraído das cachalotes era usado na indústria cosmética e as barbatanas “fornecem às senhoras seus espartilhos e outras invenções elegantes da moda”.
Sobre autor e obra
Produção de textos
Proposta de atividades
Neste link temos propostas de várias obras clássicas
Hoje, a caça é largamente condenada, mas no início do século 19 a extração do óleo de baleia era uma importante atividade econômica. A ilha de Nantucket, na costa leste dos Estados Unidos, era um dos maiores centros baleeiros. Mais de 70 embarcações iam e vinham constantemente.
O trajeto era bem conhecido dos marinheiros: pelo Atlântico, rumo ao sul.
Os barcos, porém, só retornavam ao porto com os porões cheios.
Por isso, era preciso contornar a América do Sul em direção ao Oceano Pacífico.


Aula
A vida das baleias
Conhecendo baleias
Quer conhecer a baleia jubarte?
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.