![Resultado de imagem para livro depois laurent moreau atividades](https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51r-%2B9dHY1L._SX258_BO1,204,203,200_.jpg)
TEMAS Infância / Tempo / Percepção /
Autoconhecimento / Emoções
Um livro com pouco texto e muito sentimento
Não se engane com o pouco texto… As entrelinhas deste livro dizem mais do que as aparências. O livro Depois, escrito e ilustrado por Laurent Moreau, aborda temas filosóficos de forma poética, levando o pequeno leitor a refletir sobre temas do cotidiano, lançando um olhar desnaturalizante sobre si mesmo e sobre sua realidade. O livro apresenta temas como a natureza e o tempo; o ciclo da vida; os sonhos; a realidade; a raiva; o silêncio; a efemeridade; a memória; a identidade; o prazer; o medo; a angústia; entre outros, a serem desdobrados e explorados pelo pequeno leitor.
Proposta de trabalho
Rotina escolar com ícones/sugestão
Brincadeiras atemporais
![](https://www.planetatangerina.com/sites/default/files/styles/capa/public/k_comotempo.jpg?itok=3DwVszRe)
Todos já demos por isso: o tempo está sempre a passar, a passar, a passar...
E nós, com ele, também vamos passando, por tudo e por mais alguma coisa.
O tempo muda-nos. Muda as coisas à nossa volta. Transforma tudo.
Com o tempo, percebemos isso.
E nós, com ele, também vamos passando, por tudo e por mais alguma coisa.
O tempo muda-nos. Muda as coisas à nossa volta. Transforma tudo.
Com o tempo, percebemos isso.
Em que ano estamos, qual o tempo de duração de um filme, quanto meses faltam para o início da primavera. Questões como essas não são muito bem compreendidas pelas crianças pequenas, que têm uma noção muito rudimentar do tempo. Sem dominar conceitos como presente, passado e futuro, elas constroem sequências temporais com base nas experiências que vivenciam. A hora do jantar é associada com o anoitecer e, não raro, a idade de uma pessoa com o seu tamanho.
Da mesma forma, a passagem do tempo é percebida por meio da observação de situações reais. Atentas e curiosas, elas notam que as folhas das árvores caem e os filhotes de animais crescem com o passar do tempo.
Sabendo o quanto esses “enigmas” instigam as crianças, muitas obras infantis centram-se na questão temporal, como é o caso de três publicações recentes. Depois, do ilustrador francês Laurent Moreau, aborda uma gama variada de situações pela visão de um garoto observador da natureza e de seu cotidiano. Ele nota a transformação de fenômenos físicos, como o que acontece depois da semeadura do solo e da chegada do verão, e também dos estados emocionais. O que vem depois da raiva, da briga e de uma animada tarde com os primos são algumas das situações percebidas pelo menino.
Outro destaque é Com o tempo, da escritora portuguesa Isabel Minhós Martins. Ela aborda como as pequenas coisas do cotidiano, com o tempo, evoluem para outro estado. Os tapetes desbotam, a borracha se desgasta, os pães ficam duros e os livros amarelecem. A autora também estimula as crianças a perceber as mudanças que acontecem em cada um de nós – a pele se torna fina e enrugada e, indo um pouco além da simples passagem do tempo, até nossos gostos se alteram. O que antes era feio se torna bonito, e vice-versa. “Com o tempo também conseguimos ver o tempo”, adianta Isabel aos leitores.
Finalmente, A árvore das estações que vêm e vão, da ilustradora alemã Britta Teckentrup, tem como foco os ciclos da natureza. Do alto de uma árvore, uma coruja assiste à passagem dos dias e das noites ao longo de um ano. Nesse processo, ela capta o crescimento das primeiras plantinhas depois do derretimento da neve, a agitação dos esquilos com a chegada da brisa primaveril, o encorpar das folhas, a chegada das abelhas com o verão, os tons de azul que colorem o céu no outono e, novamente, a instalação do inverno e do silêncio que vem junto dele. Assim como as demais obras, esta também é acompanhada de belas ilustrações que ajudam a enriquecer as histórias e a ressaltar o efeito do tempo sobre as coisas e as pessoas.
Trabalhar o tempo com a criança é uma das mais difíceis habilidades, uma vez que a mesma tem enorme dificuldade em distinguir o tempo ficcional (aquele contado nas histórias) e o tempo real em que ela vive. É a noção de tempo que desenvolve na criança os hábitos cotidianos como hora de dormir, de comer, tomar banho, etc.
Atividades sugeridas
![](https://blog.psiqueasy.com.br/wp-content/uploads/2018/07/orienta%C3%A7%C3%A3o-temporal-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-Psiqueasy-3.jpg)
AQUI
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnlDrs76hOZYNdIbgK-fVohJE4Mto99GXfP5xmObvIpmBA29I7A5TAGk57w4qy9op4NhN_XDEsHvjEdipmTqV9qSo5BA6Na-C-TzBBwARi9dtDVcyh8YnHALOt6JiBHUR_TZNHKDVmOrc/s320/OS+MESES+DO+ANO1.png)
AQUI
Mais outras
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.