O livro se chama Bocejo. Não tem texto, apenas um “OOOOOHHHH” que acompanha lindas ilustrações em pintura a óleo, de grandes figuras (ou não) bocejando.
Tem estátua, astronauta, vicking, Napoleão Bonaparte, Charles Chaplin e outros, todos de bocão aberto. E tudo naquele livro grande, as ilustrações com bastante destaque, coisa linda.
Um bocejo pode contagiar o outro e o outro e o outro...
E quem sabe o mundo inteiro?
Foi a partir dessa ideia que Ilan Brenman e Renato Moriconi desenvolveram a brincadeira deste livro-imagem, composto por lindas pinturas a óleo que mostram diversos personagens, míticos ou históricos, em seu momento mais sonolento.
E como a proposta era fazer o mundo inteiro bocejar, nada mais justo que chamar o leitor para o jogo: com o papel espelhado ao final do livro, o contágio termina não nos momentos históricos ou míticos retratados ao longo da história, mas sim no leitor em seu mundo e em seu tempo.
A última página é o retrato de um eterno presente preguiçoso.
Nesse vídeo a professora Gisele apresenta o livro imagem Bocejo e sugere uma experiência de pintura sobre papel amassado, inspirada na obra de Henri Matisse.: AQUI, AQUI
Atividades
Por que você boceja? E mais sobre o bocejo
Sobre esta obra
São inúmeras as formas de trabalhar com os livros de imagem e como tudo que desejamos desenvolver em nossas aulas, trabalhar com este objeto literário também requer um bom planejamento.
Veja tudo + Atividade
Caderno pedagógico: Imagens que contam: PDF: Orientações para o desenvolvimento do letramento visual: AQUI
Todo mundo boceja
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.