A história do livro As mulheres Abayomi, tem, como inspiração, as mulheres, a cultura africana e as pequenas bonecas negras Abayomi. Essas bonecas são feitas de retalhos de pano e confeccionadas sem cola e sem costura, apenas com nós e amarrações. Elas simbolizam amor, proteção e tudo de melhor que uma pessoa pode dar de si mesmo...
Sobre a obra: AQUI
Plano de aula: Abayomi, a afrodecendência representada no brincar : AQUI
Em yorubá, a palavra Abayomi significa, além de “encontro feliz e preciso”, “aquele que traz felicidade ou alegria”. As bonecas Abayomis, feitas de retalhos de pano e confeccionadas sem cola e sem costura, apenas com nós e amarrações foram criadas para acalentar as crianças durante as terríveis viagens a bordo dos navios que transportavam os negros da África para serem escravizados no Brasil. As bonecas também serviam como amuleto de proteção.
Sequência didática: As bonecas africanas : AQUI , AQUI
PDF: História das bonecas: AQUI, AQUI
PDF: Confecção das bonecas: AQUI
O jardim de Abayomi: AQUI
Atividades PDF: AQUI
Um Olhar Transdisciplinar na Arte de Contar História com Ênfase na Cultura Afro-brasileira e Indígena
A arte de contar histórias era passada de pai para filho. Atualmente esta prática vem sendo esquecida por inúmeros fatores que envolvem as pessoas. O avanço tecnológicos vem substituindo esse contato humano. Ao desenvolver este projeto pensou-se no resgate desta arte a fim de desenvolver no aluno o gosto pela expressão oral e da comunicação utilizando-se dos diversos gêneros textuais. Enfatizando a cultura negra e indígena ( unidade 3)
Projeto Passaporte da leitura: AQUI
Kiruku e a feiticeira: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.