BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, janeiro 29, 2025

De pedaço em pedaço>Adivinhas>Livro brincante>Era uma vez, outra vez>Interações infantis>Produção/Rimas>29/01/2025

 
Chiara Armellini

Penas, patas, escamas, nadadeiras, asas... De quem será isso tudo? 
A qual animal pertence cada pedaço? 
De maneira divertida, as crianças são convidadas a descobrir diferentes animais. 
Um livro-jogo com enigmas para os pequenos leitores a partir de cores, formas e de um tratamento original para o texto e para as imagens.

Animais, Formas geométricas, Aparência, Corpo, Comparações, Cores e Formas, Investigação, Diferenças


Este é um livro com muitas pistas e alguns despistes. 

Que animal teria olhos redondos, rabo e barbatanas, escamas vermelhas ou pele listrada?

 Sempre na página à esquerda, lemos uma lista com as características físicas dos bichos e, ao lado, vemos, embaralhadas, formas geométricas como peças de um quebra-cabeça para auxiliar o leitor. Ou seria o oposto: esbarramos numa adivinha visual e depois iremos nos socorrer na descrição a fim de unir, em nossa mente, pedaço a pedaço as figuras e imaginar a resposta possível? 

Nem sempre a solução parecerá clara, uma vez que algumas dicas podem confundir um pouco.

Para o pequeno leitor, a diversão está exatamente na expectativa da resposta para cada enigma, neste jogo palavra e imagem, nomeando as partes do corpo dos animais e descobrindo suas formas correspondentes, quando a ilustração se revela de forma organizada ou representativa, causando surpresa. 

Este livro-brincante permite que as crianças (re)conheçam diferentes traços físicos dos bichos, estimulando o olhar analítico, bem como oferece possibilidades de comparar o que é comum em diferentes animais. Fonte


DE PEDAÇO EM PEDAÇO: Escrito pela italiana Chiara Armellini, este livro é uma verdadeira bagunça! Calma! Uma maravilhosa bagunça, na qual as crianças podem brincar de adivinhar e formar os animais a cada página virada no livro. Montando as peles, patas, dentes, escamas, cristas e todas outras “peças” que aparecem para serem organizadas, a fim de formar um animal. Uma engraçada confusão.
A cada página folheada, um novo “enigma”, composto por imagens e palavras, ao que as crianças devem resolver. A solução visual encanta pela beleza das cores e figuras. AQUI

Livro brincante: O que é e como trabalhar com ele
Entenda o que são as obras que estimulam a imaginação e a diversão do pequeno leitor a partir da experiência literária.
Você já ouviu falar em livro brincante? Embora o termo seja parecido com livro-brinquedo, não se trata da mesma categoria, já que, em vez de ser um objeto que traz a brincadeira pronta para a criança – como apertar um botão e ouvir o som de um animal, sem que o recurso esteja vinculado a uma narrativa –, ele é caracterizado por proporcionar ao leitor diversas possibilidades de interação e brincadeiras. É o que acontece, por exemplo, com textos que trabalham jogos de palavras ou musicalidade a partir de rimas, bem como com ilustrações e projetos gráficos que trazem interações ou desafiam o olhar de quem está lendo. “O livro brincante combina a materialidade do objeto com o estímulo à atividade lúdica, convidando o leitor a interagir diretamente com suas páginas e formatos. Ele se caracteriza por sua proposta de unir a brincadeira ao ato de ler, permitindo uma experiência sensorial e criativa”. Já o livro-brinquedo tem uma abordagem mais experimental (com elementos como velcro, sons, abas, entre outros), muitas vezes se assemelhando ao livro-objeto – aquele que traz uma experiência tátil e visual própria. “Ele explora elementos gráficos, plásticos e tecnológicos, funcionando como uma interface entre a leitura, a brincadeira e a apreciação estética.  Ambos podem ser destinados a diferentes níveis de leitores, mas o livro-brinquedo geralmente se destaca por sua capacidade de oferecer possibilidades de interação pré-programada, enquanto o livro brincante tem seus potenciais de brincadeira mais abertos, dando uma liberdade maior ao leitor de direcionar sua leitura-brincadeira de forma mais independente”. Ao apresentar um livro para a criança, é comum que o adulto se coloque mais do que o necessário nessa experiência. Ainda que a intenção seja boa – a de estimular o pequeno e direcionar seu olhar para certos elementos – acaba fazendo apontamentos e perguntas que podem gerar o efeito contrário, diminuindo o interesse pela leitura.  Continua: AQUI
Edith Chacon/Priscila Ballarin

Era uma vez Edith Chacon, uma professora e escritora de livros para crianças e jovens que sempre gostou de ler, escrever e de brincar com as palavras e as rimas.
Outra vez, ela conheceu Priscilla Ballarin, artista visual e educadora do Atelier Amar.é.linha e do coletivo Desejos Urbanos, que também entrou na brincadeira e, juntas, começaram a fazer muita peraltice.
Desse encontro, nasceu "Era uma vez outra vez", um livro-jogo que contém um poema ilustrado. Suas folhas são soltas e dobradas em forma de sanfona. Cada lado da folha corresponde a uma estrofe do poema. 
A obra oferece inúmeras possibilidades de interação com o objeto livro e a leitura do poema, entre elas, a criação de novas rimas para os mesmos bichos, a manipulação do livro como objeto, a criação de novos versos para outros animais, seguindo a mesma estrutura sintática ou a reorganização das folhas para uma nova leitura do poema. 
Lúdico do começo ao fim - sem ter começo, nem fim -, este livro é, antes de mais nada, um convite à brincadeira.
Venha brincar com a gente também!
É um livro?
É um jogo?
É um brinquedo?
“Era uma vez outra vez” pode ser tudo isso e muito mais!
Com versos que exploram a sonoridade das palavras e um projeto gráfico que convida à interação, neste livro a brincadeira nunca termina.
Os pequenos certamente irão adorar participar do jogo proposto pelas autoras, criando suas próprias rimas para os poemas e inventando novas formas de ordenar os versos. Afinal, basta apenas colocar a criatividade em ação para que tudo comece outra vez.

"Era uma vez… uma galinha-d´angola que jogava conversa fora! 
Era uma vez… um gato siamês que miava em francês! "
Produção de poemas e rimas
Fazendo  suas histórias... Neste vídeo A cigarra recomenda: 2:53

Interações e práticas infantis: 
Hora da história, página 6: Com atividades: AQUI  ( e muito mais)
Autora conta sobre: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios