Chiara Armellini
Penas, patas, escamas, nadadeiras, asas... De quem será isso tudo?
A qual animal pertence cada pedaço?
De maneira divertida, as crianças são convidadas a descobrir diferentes animais.
Um livro-jogo com enigmas para os pequenos leitores a partir de cores, formas e de um tratamento original para o texto e para as imagens.
Animais, Formas geométricas, Aparência, Corpo, Comparações, Cores e Formas, Investigação, Diferenças
Este é um livro com muitas pistas e alguns despistes.
Que animal teria olhos redondos, rabo e barbatanas, escamas vermelhas ou pele listrada?
Sempre na página à esquerda, lemos uma lista com as características físicas dos bichos e, ao lado, vemos, embaralhadas, formas geométricas como peças de um quebra-cabeça para auxiliar o leitor. Ou seria o oposto: esbarramos numa adivinha visual e depois iremos nos socorrer na descrição a fim de unir, em nossa mente, pedaço a pedaço as figuras e imaginar a resposta possível?
Nem sempre a solução parecerá clara, uma vez que algumas dicas podem confundir um pouco.
Para o pequeno leitor, a diversão está exatamente na expectativa da resposta para cada enigma, neste jogo palavra e imagem, nomeando as partes do corpo dos animais e descobrindo suas formas correspondentes, quando a ilustração se revela de forma organizada ou representativa, causando surpresa.
Este livro-brincante permite que as crianças (re)conheçam diferentes traços físicos dos bichos, estimulando o olhar analítico, bem como oferece possibilidades de comparar o que é comum em diferentes animais. Fonte
DE PEDAÇO EM PEDAÇO: Escrito pela italiana Chiara Armellini, este livro é uma verdadeira bagunça! Calma! Uma maravilhosa bagunça, na qual as crianças podem brincar de adivinhar e formar os animais a cada página virada no livro. Montando as peles, patas, dentes, escamas, cristas e todas outras “peças” que aparecem para serem organizadas, a fim de formar um animal. Uma engraçada confusão.
A cada página folheada, um novo “enigma”, composto por imagens e palavras, ao que as crianças devem resolver. A solução visual encanta pela beleza das cores e figuras. AQUI
Livro brincante: O que é e como trabalhar com ele
Entenda o que são as obras que estimulam a imaginação e a diversão do pequeno leitor a partir da experiência literária.
Você já ouviu falar em livro brincante? Embora o termo seja parecido com livro-brinquedo, não se trata da mesma categoria, já que, em vez de ser um objeto que traz a brincadeira pronta para a criança – como apertar um botão e ouvir o som de um animal, sem que o recurso esteja vinculado a uma narrativa –, ele é caracterizado por proporcionar ao leitor diversas possibilidades de interação e brincadeiras. É o que acontece, por exemplo, com textos que trabalham jogos de palavras ou musicalidade a partir de rimas, bem como com ilustrações e projetos gráficos que trazem interações ou desafiam o olhar de quem está lendo. “O livro brincante combina a materialidade do objeto com o estímulo à atividade lúdica, convidando o leitor a interagir diretamente com suas páginas e formatos. Ele se caracteriza por sua proposta de unir a brincadeira ao ato de ler, permitindo uma experiência sensorial e criativa”. Já o livro-brinquedo tem uma abordagem mais experimental (com elementos como velcro, sons, abas, entre outros), muitas vezes se assemelhando ao livro-objeto – aquele que traz uma experiência tátil e visual própria. “Ele explora elementos gráficos, plásticos e tecnológicos, funcionando como uma interface entre a leitura, a brincadeira e a apreciação estética. Ambos podem ser destinados a diferentes níveis de leitores, mas o livro-brinquedo geralmente se destaca por sua capacidade de oferecer possibilidades de interação pré-programada, enquanto o livro brincante tem seus potenciais de brincadeira mais abertos, dando uma liberdade maior ao leitor de direcionar sua leitura-brincadeira de forma mais independente”. Ao apresentar um livro para a criança, é comum que o adulto se coloque mais do que o necessário nessa experiência. Ainda que a intenção seja boa – a de estimular o pequeno e direcionar seu olhar para certos elementos – acaba fazendo apontamentos e perguntas que podem gerar o efeito contrário, diminuindo o interesse pela leitura. Continua: AQUI Edith Chacon/Priscila Ballarin
Era uma vez Edith Chacon, uma professora e escritora de livros para crianças e jovens que sempre gostou de ler, escrever e de brincar com as palavras e as rimas.
Outra vez, ela conheceu Priscilla Ballarin, artista visual e educadora do Atelier Amar.é.linha e do coletivo Desejos Urbanos, que também entrou na brincadeira e, juntas, começaram a fazer muita peraltice.
Desse encontro, nasceu "Era uma vez outra vez", um livro-jogo que contém um poema ilustrado. Suas folhas são soltas e dobradas em forma de sanfona. Cada lado da folha corresponde a uma estrofe do poema.
A obra oferece inúmeras possibilidades de interação com o objeto livro e a leitura do poema, entre elas, a criação de novas rimas para os mesmos bichos, a manipulação do livro como objeto, a criação de novos versos para outros animais, seguindo a mesma estrutura sintática ou a reorganização das folhas para uma nova leitura do poema.
Lúdico do começo ao fim - sem ter começo, nem fim -, este livro é, antes de mais nada, um convite à brincadeira.
Venha brincar com a gente também!
É um livro?
É um jogo?
É um brinquedo?
“Era uma vez outra vez” pode ser tudo isso e muito mais!
Com versos que exploram a sonoridade das palavras e um projeto gráfico que convida à interação, neste livro a brincadeira nunca termina.
Os pequenos certamente irão adorar participar do jogo proposto pelas autoras, criando suas próprias rimas para os poemas e inventando novas formas de ordenar os versos. Afinal, basta apenas colocar a criatividade em ação para que tudo comece outra vez.
"Era uma vez… uma galinha-d´angola que jogava conversa fora!
Era uma vez… um gato siamês que miava em francês! "
Produção de poemas e rimas
Fazendo suas histórias... Neste vídeo A cigarra recomenda: 2:53
Interações e práticas infantis:
Hora da história, página 6: Com atividades: AQUI ( e muito mais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.