BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, outubro 13, 2012

Cultura popular>Continentes>Representantes> 1ªparte> 13/10/12>

O QUE É CULTURA POPULAR?
1ª Parte



"Sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar;
- sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola;
-sempre que ditos, provérbios, fábulas, estórias bobas e contos populares sejam representados;
--sempre que, por hábito ou inclinação, a gente se entregue a cantos e danças, a jogos antigos, a folguedos para marcar a passagem do ano e as festividades usuais;
-sempre que uma mãe ensina a filha a costurar, tricotar, fiar, tecer, bordar, fazer uma coberta, trançar um cinto, assar uma torta à moda antiga,
-sempre que um profissional da aldeia (...) adestre seu aprendiz no uso de instrumentos e lhe mostre como fazer um encaixe e um tarugo para uma junta, como levantar uma casa ou celeiro de madeira, como encordoar um sapato-raqueta de andar na neve (...)
Aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar vários elementos em seu caminho.
Ele é antiquado, depressa recua de primeiras cidadelas ao impacto do progresso e da indústria modernos; é o adversário do número em série, do produto estampado e do padrão patenteado."
(Uma definição de folclore, artigo de Francis Lee Utley incluído em O folclore dos Estados Unidos)

Poesia à parte, se o folclore é isso, talvez não seja muito difícil compreender o que ele é.
Mas acontece que ele, ao mesmo tempo, pode ser muito menos ou muito mais do que isso.
Na cabeça de alguns, folclore é tudo o que o homem do povo faz e reproduz como tradição.
Na de outros, é só uma pequena parte das tradições populares.
Na cabeça de uns, o domínio do que é folclore é tão grande quanto o do que é cultura.
Na de outros, por isso mesmo folclore não existe e é melhor chamar cultura, cultura popular o que alguns chamam folclore.
E, de fato, para algumas pessoas, as duas palavras são sinônimas e podem suceder-se sem problemas em um mesmo parágrafo. (...) Com muita sabedoria, Luís da Câmara Cascudo mistura uma coisa com a outra e define folclore como "a cultura do popular tornada normativa pela tradição."
Para outros pesquisadores do assunto, há diferenças importantes entre folclore e cultura popular. Vizinhos, eles não são iguais, e sobre certos aspectos, podem ser até opostos.
Não são poucas as pessoas que acreditam que os dois nomes servem às mesmas realidades e, apenas folclore é o nome mais "conservador" daquilo que a cultura popular é o nome mais progressista. (...)
E este estranho nome inventado da fusão de outros dois apareceu pela primeira vez em uma carta que um inglês, William John Thoms, escreveu para a revista The Atheneum, de Londres, em 1856:
"(...) Antiguidades Populares, Literatura Popular (embora seja mais um saber popular que uma literatura e que poderia ser com mais propriedade designado com uma boa palavra anglo-saxônica, Folk-Lore, o saber tradicional do povo)" (...) Folclore é uma palavra que já nasceu entre parênteses.
A palavra proposta por Thoms não vingou de saída (...). Sem usar o nome e reconhecer o convite a uma nova ciência, as pessoas citadas mais acima seguiram fazendo a coleta e, às vezes, a análise comparativa - muito em voga então - de repertórios míticos, rituais, de literatura primitiva ou popular, de costumes.
(Trecho tirado do livro O que é folclore, de Carlos Rodrigues Brandão, Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos - 4ª edição)







OS CONTINENTES E SEUS REPRESENTANTES



ZAILA - ÁFRICA
Oi, gente, eu sou a Zaila! Vim do terceiro maior continente do planeta, a África, que possui 30 milhões de quilômetros quadrados e 54 países. Vou mostrar um pouquinho da nossa cultura.



KENAI- AMÉRICAS
Olá, amigos, eu sou o Kenai! Vou mostrar um pouco do folclore dessa enorme terra dividida em porções, as Américas, com 35 países, mais de 42 milhões de quilômetros quadrados de extensão.



CARÚ - BRASIL
E aí, galera? Eu sou o Carú, mistura de Caipora com Curupira! Por isso, tenho um pé pra frente e outro pra trás! É que faz parte dessa grande mistura que é o nosso país, com mais de 8 milhões de quilômetros quadrados. Vou apresentar pra vocês alguns amigos meus do folclore!



SAORI - ÁSIA
Oi, pessoal, eu sou a Saori! Sou do maior e mais populoso continente do mundo, a Ásia, com 49 países e quase 44 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Vou mostrar algumas curiosidades folclóricas das terras dos olhinhos puxados!



MILDRED - EUROPA
Alô, amigos, sou a Mildred, e venho de uma terra considerada o berço da cultura ocidental, a Europa, com 10 milhões de quilômetros quadrados. Vamos conhecer um pouco do nosso folclore?.



DAREL - OCEANIA
Olá, estudantes, eu sou o Darel, e venho de uma terra bem distante, a Oceania. É o menor continente e o menos populoso da Terra. Vou mostrar pra vocês um mito de nosso folclore.



http://www.edminuano.com.br/default.asp?acao=NOTICIA&cod_noticia=303
 
Demais postagens denominadas "Cultura popular/Continentes "neste blog
 
 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios