O QUE É CULTURA POPULAR?
1ª Parte
"Sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar;
- sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola;
-sempre que ditos, provérbios, fábulas, estórias bobas e contos populares sejam representados;
--sempre que, por hábito ou inclinação, a gente se entregue a cantos e danças, a jogos antigos, a folguedos para marcar a passagem do ano e as festividades usuais;
-sempre que uma mãe ensina a filha a costurar, tricotar, fiar, tecer, bordar, fazer uma coberta, trançar um cinto, assar uma torta à moda antiga,
-sempre que um profissional da aldeia (...) adestre seu aprendiz no uso de instrumentos e lhe mostre como fazer um encaixe e um tarugo para uma junta, como levantar uma casa ou celeiro de madeira, como encordoar um sapato-raqueta de andar na neve (...)
Aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar vários elementos em seu caminho.
Ele é antiquado, depressa recua de primeiras cidadelas ao impacto do progresso e da indústria modernos; é o adversário do número em série, do produto estampado e do padrão patenteado."
(Uma definição de folclore, artigo de Francis Lee Utley incluído em O folclore dos Estados Unidos)
Poesia à parte, se o folclore é isso, talvez não seja muito difícil compreender o que ele é.
Mas acontece que ele, ao mesmo tempo, pode ser muito menos ou muito mais do que isso.
Na cabeça de alguns, folclore é tudo o que o homem do povo faz e reproduz como tradição.
Na de outros, é só uma pequena parte das tradições populares.
Na cabeça de uns, o domínio do que é folclore é tão grande quanto o do que é cultura.
Na de outros, por isso mesmo folclore não existe e é melhor chamar cultura, cultura popular o que alguns chamam folclore.
E, de fato, para algumas pessoas, as duas palavras são sinônimas e podem suceder-se sem problemas em um mesmo parágrafo. (...) Com muita sabedoria, Luís da Câmara Cascudo mistura uma coisa com a outra e define folclore como "a cultura do popular tornada normativa pela tradição."
Para outros pesquisadores do assunto, há diferenças importantes entre folclore e cultura popular. Vizinhos, eles não são iguais, e sobre certos aspectos, podem ser até opostos.
Não são poucas as pessoas que acreditam que os dois nomes servem às mesmas realidades e, apenas folclore é o nome mais "conservador" daquilo que a cultura popular é o nome mais progressista. (...)
E este estranho nome inventado da fusão de outros dois apareceu pela primeira vez em uma carta que um inglês, William John Thoms, escreveu para a revista The Atheneum, de Londres, em 1856:
"(...) Antiguidades Populares, Literatura Popular (embora seja mais um saber popular que uma literatura e que poderia ser com mais propriedade designado com uma boa palavra anglo-saxônica, Folk-Lore, o saber tradicional do povo)" (...) Folclore é uma palavra que já nasceu entre parênteses.
A palavra proposta por Thoms não vingou de saída (...). Sem usar o nome e reconhecer o convite a uma nova ciência, as pessoas citadas mais acima seguiram fazendo a coleta e, às vezes, a análise comparativa - muito em voga então - de repertórios míticos, rituais, de literatura primitiva ou popular, de costumes.
(Trecho tirado do livro O que é folclore, de Carlos Rodrigues Brandão, Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos - 4ª edição)
OS CONTINENTES E SEUS REPRESENTANTES
ZAILA - ÁFRICA
Oi, gente, eu sou a Zaila! Vim do terceiro maior continente do planeta, a África, que possui 30 milhões de quilômetros quadrados e 54 países. Vou mostrar um pouquinho da nossa cultura.
KENAI- AMÉRICAS
Olá, amigos, eu sou o Kenai! Vou mostrar um pouco do folclore dessa enorme terra dividida em porções, as Américas, com 35 países, mais de 42 milhões de quilômetros quadrados de extensão.
CARÚ - BRASIL
E aí, galera? Eu sou o Carú, mistura de Caipora com Curupira! Por isso, tenho um pé pra frente e outro pra trás! É que faz parte dessa grande mistura que é o nosso país, com mais de 8 milhões de quilômetros quadrados. Vou apresentar pra vocês alguns amigos meus do folclore!
SAORI - ÁSIA
Oi, pessoal, eu sou a Saori! Sou do maior e mais populoso continente do mundo, a Ásia, com 49 países e quase 44 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Vou mostrar algumas curiosidades folclóricas das terras dos olhinhos puxados!
MILDRED - EUROPA
Alô, amigos, sou a Mildred, e venho de uma terra considerada o berço da cultura ocidental, a Europa, com 10 milhões de quilômetros quadrados. Vamos conhecer um pouco do nosso folclore?.
DAREL - OCEANIA
Olá, estudantes, eu sou o Darel, e venho de uma terra bem distante, a Oceania. É o menor continente e o menos populoso da Terra. Vou mostrar pra vocês um mito de nosso folclore.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.