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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2019
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sábado, julho 29, 2023

Todo mundo sabe>Enriquecendo a imaginação>Desafiando a inteligência>Sabemos tudo?>29/07/2023


Giovanna Mazetto
Todo mundo sabe que o leão é o rei da floresta, mas o que acontece quando ele está com dor de dente?
Todo mundo sabe que o cão é o melhor amigo do homem, mas há pessoas que preferem gatos.
Todo mundo sabe que hoje é o amanhã de ontem, mas será que a passagem do tempo é assim tão rigorosa?
Neste livro, as afirmações mais absolutas são questionadas com leveza e diversão.
Gênero: conto

TCTs: cidadania e civismo (educação e direitos humanos); meio ambiente (educação ambiental); multiculturalismo (diversidade cultural)

Tópicos para orientação do professor: adivinhas, animais, charadas, elementos da natureza, fábula, filosofia, jogos de linguagem, otimismo

O leitor iniciante está em uma fase de aprendizagem da leitura em que há muitas novidades e estímulos. 
Neste momento, é importante incentivar a sensibilidade estética (sonoridade, silabação, rimas, musicalidade, jogos de linguagem, etc.), o pensamento lógico, a socialização e os valores éticos que nortearão a vida.
 Os enredos devem enriquecer a imaginação, a curiosidade e desafiar a inteligência. 
O senso de humor é muito bem-vindo e as ilustrações ainda são elementos importantes no processo de entendimento textual. Sowilo Editora

" Não há verdades absolutas" diz a autora desta obra. Através de questionamentos, a criança exercita sua imaginação, divertindo-se com suposições engraçadas.
Abaixo, sugeri alguns desdobramentos, propondo investigações

" O leão é o rei da floresta."
Propostas de investigação sobre alguns pontos: 
Cantando  o rei da floresta que resolveu dar uma festa: AQUI
Por que ele é o rei da floresta? AQUI

"O hoje é o amanhã do ontem"
Este vídeo apresenta o uso das expressões "ontem", "hoje" e "amanhã", relacionando-as às ideias de passado, presente e futuro. Com ele, você poderá trabalhar a seguinte habilidade da BNCC: (EF02LP17) Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário. AQUI

Sugestões para exploração o tema: Aquecendo a criatividade
Objetivos:
Possibilitar experiências lúdicas;
Provocar o sentimento do autoconhecimento;
Estimular a curiosidade e imaginação;
Provocar a tensão necessária para a descoberta de valores;
Promover a reflexão sobre questões e processos identificatórios.

Apreciando rimas, podemos fazer um aquecimento mental e oral com algumas frases:

As roupas possuem panos coloridos.
Mas quem inventou os vestidos compridos?

O rio tem água turva.
Mas podemos contar os pingos da chuva?

O mar é livre e aberto.
Porque não sei contar a areia do deserto?

O sol é luz.
Como ele se reproduz?

Tem estrelas na escuridão.
Como chegar àquela constelação?

O vento é frio como o mármore.
Quantas folhas ele derruba de uma árvore?

O lixo é preciso reciclar.
Quando as pessoas irão se conscientizar?

Durmo de pijama.
Quem inventou a cama?

Estamos dormindo e alguém quer nos acordar.
Já parou pra pensar?
Nos bons modos à assumir?

Livro: Poesia a gente inventa/Fernando Paixão

O que elas tem em comum?
Apreciação do gênero poético

Motivo
Se os livros contam
que as nuvens
saem da água do mar
sobem até o céu
caminham com o vento
devagar
por que é que eu
nunca senti
batendo na minha cara
uma gota
uma gotinha só
de chuva salgada?

No alto
A escada sobe sem degraus
basta pisar no céu.
Pega um raio de sol
como a coleira de um cão.
Lá em cima o quintal
é de leve algodão.
Até as árvores da lua
Têm braços e pernas.
Pra quê? Pra correr da chuva
e beber água no rio.

Deem asas à imaginação e descrevam como seria a tal Terra do Lá de que fala o poema.
Comparem com  a história Só sei que nada sei, fazendo um paralelo entre elas.
Na história não sabemos de nada e no poema achamos que todas as coisas vão para um lugar chamado "lá".

João Anzanello Carrascoza

Aonde foi parar a cabeça da mula-sem-cabeça?
Lá.
E a chave que a gente procura e jamais encontra?
Está Lá.
Para que lugar vai o guarda-chuva que perdemos e ninguém acha?
Vai para Lá.
A luz. Para onde vai a luz quando a desligamos?
Também vai para Lá.
Em que parte do céu o Sol se oculta quando a noite vem?
Lá.
As coisas que desaparecem misteriosamente aonde vão parar?
Uma moeda, um brinco, um lápis?
Lá-lá-lá.
Em que canto a música se recolhe depois de tocar?
Lá.
E o desenho que a gente faz e logo apaga? Para onde foi?
Foi para Lá.
Em que ninho se recolhe a cantoria dos pássaros enquanto eles dormem?
Lá.
Para que lugar vão os anos que vivemos?
Vão para lá.
E os anos que virão?
Vêm todos de Lá. Estão só esperando a gente chamar.
E quando as nuvens somem do céu.
Em que horizonte elas vão dar?
No de lá.
Em que jardim as flores brotam quando murcham na banda de cá?
Brotam do lado de lá.
Se o silêncio entra em casa, onde o barulho se enfia?
Numa gaveta Lá.
As coisas findas, as lembranças lindas, é na Terra do Lá que elas vagam.
Lá.
Onde só chegamos com essas asas aqui da poesia.

Livro do autor: A  terra do lá
Álbum de figurinhas do livro favorito


Aprendendo a escrever textos de opinião

Autor :Fernanda Maurício Simões
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza;
·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e seu contexto de circulação.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético.
Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.
Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades 1 e 2 junto com um colega que tenha mais de experiência com a leitura e com a escrita.
Esse aprendiz poderá auxiliá-la na leitura do texto e na realização das tarefas solicitadas.
É importante orientar os alunos a trabalharem de forma colaborativa, incentivando-os a escutarem a opinião do colega e a darem oportunidade para que cada um tente ler o texto.
É interessante também convidar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.
Estratégias e recursos da aula
Caro professor, o processo de ensino da escrita de textos não se limita à atividade de sua produção.
 É preciso que os alunos conheçam as funções do texto em questão, os suportes em que pode ser encontrado, o seu contexto de circulação etc.
Além disso, antes de as crianças escreverem individualmente, é importante que participem de atividades que buscam ensinar o modo como o texto se organiza (os alunos deverão saber, por exemplo, que o texto de opinião é organizado de forma diferente da história ou da notícia).
A escrita coletiva representa uma das intervenções que podem ser feitas.
Durante essa atividade, o professor deve chamar a atenção dos aprendizes em relação às características do texto e a forma de estruturar as informações
Sugerimos essa sequência didática para iniciar o trabalho com a leitura e a escrita de textos de opinião.
Atividade 1: Apresentação de um texto de opinião
Objetivo: Conhecer as funções de um texto de opinião e as suas características centrais, bem como iniciar a observação a respeito dos diversos contextos de circulação e dos suportes nos quais circulam esses textos.
Escreva no quadro a expressão “TEXTO DE OPINIÃO” e pergunte às crianças o que lhes vêem a mente ao lerem esse termo.
 Deixem que levantem suas hipóteses e anote-as em uma parte do quadro negro.
Se necessário, oriente a turma em relação à análise da palavra.
Você pode perguntar:
- “O que lhes vem à mente ao lerem a palavra opinião?”
- “Para que deve servir um texto de opinião?”.
É importante enfatizar que escrevemos um texto de opinião para que outras pessoas conheçam o nosso ponto de vista sobre determinado assunto, geralmente, de interesse público.
Após a conversa, distribua à turma um texto de opinião para ser analisado.
Sugerimos o texto abaixo:
“As inundações ocorridas em época de chuvas devem-se à falta de cuidado das pessoas com a cidade. É comum vermos crianças e adultos sujarem ruas e passeios, jogando papel de bala, garrafa pet, copos e sacolas no chão e não nas lixeiras. Essas pessoas parecem não perceberem que estão fazendo mal a si mesmas. Dessa forma, quando chove, os bueiros ficam entupidos, muitas ruas são alagadas e muita gente fica prejudicada.”

Leia o texto com a turma e, em seguida, pergunte:
- “Sobre o que o texto fala?”
- “Qual a opinião do autor sobre esse assunto?”,
- “Que argumento ele usa para defender sua opinião?” ,
- “Vocês concordam com ele? Por quê?” ,
- "Que solução ele propõe para o problema?",
- “Podemos dizer que o texto lido é um texto de opinião? Por quê?”,
“Um texto como esse, que trata de um assunto importante para todos nós, pode ser encontrado onde?”
Solicite aos alunos que relembrem as hipóteses levantadas sobre o que seria um texto de opinião e peça que avaliem se elas correspondem às características do texto lido. Se necessário reformule com a turma a definição de um texto de opinião.
Disponibilizamos a seguinte definição para o texto de opinião, adaptada do site:


“O texto de opinião é um texto argumentativo, ou seja, é um texto que expressa uma opinião, apresentando exemplos, provas ou argumentos para defendê-la.
O texto de opinião integra, geralmente, três partes: a introdução – indicação da ideia que se vai defender, o desenvolvimento – apresentação das razões/exemplos que justificam a opinião; a conclusão – síntese das razões apresentadas" ou apresentação de soluções para o problema focado.
Sugerimos também que você peça aos alunos que:
1.Sublinhe no texto a parte em que o autor diz a sua opinião sobre a causa das inundações.
2.Sublinhe no texto o argumento que o autor apresenta para defender sua opinião.
Como o processo de compreensão da organização de um texto não ocorre em uma única intervenção, recomendamos que você repita a atividade com outros textos.

Neuza Lozano Peres

No Linguagem
Só sei que nada sei: AQUIAQUI e AQUI
Hoje é amanhã? AQUI
A colecionadora: Giovanna Mazetto: AQUI



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2 comentários:

  1. Olá Krika... Adorei como meu livro 'Só sei que nada sei", pode contribuir para enriquecer e se agregar ao contexto do livro. Parabéns. Bj.

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