BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, janeiro 25, 2015

A sementinha bailarina>Estímulos literários primaveris>25/01/2015


Iza Ramos de A. Souza


Uma sementinha precisa ser carregada pelo vento para fazer a sua grande viagem, bailando pelos ares. Porém, uma menina corta o galho no qual a sementinha bailarina e suas irmãs aguardavam a brisa que a levaria ao chão para germinarem.
 Elas têm seu destino mudado e precisam lutar para sobreviver.
 Faltavam poucas sementinhas para partir.
O vento foi chegando e, de repente, algo aconteceu. 
Vimos avançar a mão de uma menina. 
Antes que o vento nos arrebatasse, cortou, ela, o galhinho em que nos encontrávamos e nos levou até a boca, que nos deu forte assopro.
Mal cheguei ao chão, vi um pezinho descalço descer e... Tudo ficou escuro. 
Senti que o pezinho me apertava na terra.
O pezinho havia me empurrado pela terra fofa. 
O lugar em que agora me encontrava parecia ser bom para o meu crescimento. 
Ali, eu tinha ar, água e tudo quanto era necessário para mim.
Minha raizinha começou a crescer. 
A raiz providencia tudo para mim. 
Ela chupa a água da terra e nela vem desmanchada uma porção de alimentos de que preciso.
Já surgiu meu caule. O caule, que é meu corpo, foi crescendo devagarinho, porém, sempre forte.
Na pontinha do caule, mostravam-se duas folhi­nhas pequeninas, que co­meçaram a abrir-se sob a luz do sol. É pelas folhas que as plantas respiram.
Eu já era uma plantinha quase completa. 
Tinha raízes tirando alimentos do solo e caule levando-os às folhas.
Logo pude ver minha primeira flor. 
Suas pétalas pareciam ter tirado o amarelo mais lindo dos raios do sol. 
Era pequena e delicada, mas ia produzir ótimos frutinhos. 
Eu me vi procurada pelas abelhas e borboletas, que vinham em busca de néctar.
Depois, as flores feneciam, mas deixavam os frutos, que iam crescendo e, quando maduros, todos se abriam, deixando partiras primeiras sementinhas, que iam fazer, como eu, a grande viagem, em busca de um lugar apropriado à formação de novas plantinhas.
Adaptado de Isa Ramos de Azevedo Souza. A sementinha bailarina. São Paulo, Ed. do Brasil, 1985.


Aula ver de perto o verde
Portal do professor
AQUI

Atividades sobre germinação utilizando esta obra

O conteúdo “Germinação” foi trabalhado a partir do texto “ A Sementinha Bailarina”.
O texto foi lido e após a leitura fizemos a interpretação textual, trabalhamos o vocabulário com consulta ao dicionário.
 Os alunos fizeram ainda a representação artística do texto através de desenhos.
Foi feita também uma pesquisa na Bíblia Sagrada sobre a parábola do Semeador (Mateus 13:3).
No dia seguinte os alunos assistiram a um vídeo no youtube sobre a parábola do Semeador (animação) no laboratório de informática.
Na sequência foi pesquisado na internet o que é parábola.
Em grupos os alunos desenharam em folhas com formato de coração a representação da terra que gostariam de ser para receber a semente que é a Palavra de Deus.
Os trabalhos foram colados em um mural.
Os alunos plantaram sementinhas e irão acompanhar seu crescimento.
Em sequência os alunos produziram uma história em quadrinhos sobre o tem trabalhado. 
Os textos forma colocados nos portfólio dos mesmos.
Os nossos objetivos foram plenamente atingidos.
Durante o planejamento surgiu à ideia de dramatizar com os alunos a Parábola do Semeador e a germinação, assim como a criação de herbário. 
Tais ideias poderão ser executadas futuramente já que não houve tempo hábil para colocá-las em prática no momento.
Vejam tudo 
AQUI
Ouvindo: AQUI
Proposta de trabalho: AQUI



Desdobramentos/Interdisciplinaridade
O medo da sementinha
Falando sobre perdas
Rubem Alves
A sementinha que não queria nascer
entre outras primaveras

plano de aula para primavera
Vejam aula







Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Gostaria de saber para qual idade foi desenvolvida essas atividades

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, são atividades destinadas à crianças do ensino infantil e fundamental,anos iniciais. Linguagem coloca sugestões literárias como auxílio, e o professor faz as adaptações necessárias para sua turminha.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios