BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, dezembro 16, 2017

Releitura>Moça na janela>Salvador Dali>Dicas pedagógicas>16/12/2017

"(...) A leitura de textos coloca-se como uma ‘janela para o mundo’. Por isso mesmo, é importante que essa janela fique sempre aberta, possibilitando desafios cada vez maiores para a compreensão e decisão do leitor”. A tela Moça na Janela, de Salvador Dali (1926), elucida bem essa questão:"


Nessa tela, temos uma jovem que se debruça diante da janela e observa o mar. 
A janela funciona como símbolo daquilo que se abre a novas possibilidades, permitindo ultrapassar fronteiras. 
O mar e sua imensidão simbolizam ampliar os horizontes. 
Assim, há uma imensidão a ser descoberta. 
A leitura é, portanto, uma janela que nos permite alçarmos voos inimagináveis.
Fonte: Aline P. de Morais e Epaminondas M.Magalhães
Revista Olhares e Trilhas,vol 19/2017
Além de transmitir a sensação de equilíbrio e reflexão, é uma obra  ambígua em seus aspectos reais e irreais. 

A janela é uma abertura que permite a entrada de luz e ventilação em algum ambiente. E porque não a entrada de novos ares?!  

Exatamente nesta obra, a janela representa um novo ângulo de visão que representa a sensibilidade do ser humano às influências externas. Estando a moça a refletir diante da grandeza de um mar através desse portal.
 Uma viagem permitida. Esta viagem parte do consciente para o inconsciente.

No que a mulher poderia estar pensando ao olhar pela janela?
Vejam atividades
Descrição da obra


DICA PEDAGÓGICA PRECIOSA
Leitura literária na escola:Caminhos sempre tortuosos
Aline P.de Morais e Epaminondas M.Magalhães
Deixo o link deste artigo, da revista Olhares e Trilhas, vol 19/2017
Exatamente o que penso: Entregar um livro na mão do aluno e depois fazer a "interpretação", não significa estimular à leitura.


"Em se tratando dos problemas que concernem à leitura na escola, somos levados a refletir sobre as questões metodológicas, pois ainda encontramos um quadro nas escolas, cuja visão de leitura se filia às análises mecanicistas de interpretação de textos, em que as proposições postas aos alunos caminham na contramão do incentivo e da descoberta de novas leituras, pois questionar os alunos sobre: “quem são os personagens?”, “quantos versos tem o poema?”, entre outros aspectos estruturais do texto, não significa realizar um trabalho animador e/ou preciso de leitura. 
Com tais perguntas, o sentido de leitura não se expande, não possibilita ao aluno ultrapassar os casacos que escondem ou dificultam encontrar outro universo."
Pintores para apresentar as crianças



Mais Dali e Surrealismo




Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Muito bom obgd agora essa releitura abriu minha mente,e encontrei o conhecimento da arte que é a moça na janela só tenho a agradecer

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios