BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, agosto 30, 2012

O susto>Estímulos literários>Aula>Medo>Varal de histórias> 30/08/12

Mary França
 O susto
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Escutar textos lidos, apreciando a leitura gravada.
Interessar-se pela leitura de histórias.
Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Familiarizar-se com a escrita de textos, mesmo de forma não convencional.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
Em uma sala onde os alunos possam estar sentados em roda, de preferência à meia luz, a professora deverá criar um clima de suspense, tecendo comentários sobre coisas que nos assustam.
Nesse momento, uma pessoa da escola poderá entrar na sala fantasiada e provocar um susto na maioria dos alunos.
Essa atividade é muito interessante, pois, após a volta à calma, o professor avaliará com os alunos os efeitos produzidos em nós quando nos assustamos.
Em seguida, introduzir o tema do livro que será trabalhado.
a) Ouvir a história O susto, de Mary e Eliardo França, Coleção Gato e Rato, da Editora Ática, a partir do link:
Conto infantil que narra a história de um saco que assustou muitos bichos da floresta com seu estranho barulho; uns foram chamando os outros para ver o motivo do barulho e, depois de longa demora pra decidir quem ia abrir o saco, saiu deste um bando de insetos, assustando a todos.
b) Após escutar a história, os alunos poderão manusear o livro, caso a biblioteca escolar o tenha.
c) Recordar com os alunos quais as personagens que aparecem na história e como eles aparecem: aos pares.
Questionar qual era o problema em que os personagens se achavam envolvidos.
Como foi resolvida a situação?
O que tinha dentro do saco?
Atividade relacionada:
Distribuir folhas de papel crepom para ser confeccionado um saco parecido com o da história.
Em seguida, os alunos farão o desenho de uma coisa assustadora e colocará dentro do seu saco, para ser apresentado na próxima aula.
Aula 2:
Recordar a história da aula anterior oralmente. pedindo que cada criança apresente o seu desenho assustador.
Pode ser feito um varal com os saquinhos pendurados intitulado: Um saco assustador. Abra e confira.
Em seguida, perguntar se alguém já levou um susto e pedir que conte como foi.
Após ouvir os alunos, a professora poderá propor que os alunos contem o susto que já sentiram por escrito.
 Depois, poderão ilustrar suas histórias.
Caso os alunos ainda não escrevam da forma convencional, a professora poderá escrever ortograficamente, a lápis, embaixo do texto da criança.
Os textos poderão ser colocados em exposição no mural da sala, a fim de que todos possam conhecer a história de susto de seus colegas.
Avaliação
A professora observará como os alunos participam da aula, seu envolvimento com a história, assim como a atitude de escuta.
A produção de desenhos assustadores deve ser avaliada percebendo se o aluno foi capaz de reproduzir o que foi solicitado.
Avaliará, também, o texto produzido, verificando a coerência das ideias, assim como a criatividade e a imaginação utilizadas para recontar e ilustrar a situação vivenciada.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios