BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, setembro 27, 2012

HIstória em quadrinhos> Matemática> Turma da Mônica>27/09/12

TEMA: História em Quadrinhos

INTRODUÇÃO:
Dinâmica de apresentação – Música “Fico Assim sem você” Claudinho e Buchecha
III – OBJETIVO
· Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias em quadrinhos;
· Mostrar para a criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia de cada um;
· Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade de ir para o cantinho;
· Desenvolvimento de um trabalho de linguagem, que leve o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional da linguagem das histórias em quadrinhos.
IV – CONTEÚDOS
 História em quadrinhos;
 Leitura.
V – ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
 Leitura individual e em grupo
 Análise dos diferentes níveis de linguagem;
 Descrição física e psicológica de personagens;
 Interpretar as ilustrações de histórias em quadrinhos;
VI- RECURSOS
Textos, episcópio, papel ofício, revistas, cola.
VII – A VALIAÇÃO
Observação da coerência e seqüência lógica dos fatos.
VIII – REFERÊNCIAS
CEDRAZ, Antônio Luiz Ramos – Imaginação. Jornalzinho da Turma do Xaxado, 2003

Fico Assim Sem Você
Claudinho e Buchecha

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola. Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço, namoro sem abraço
Sou eu assim sem você

To louco pra te ver chegar
To louco pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço, retomar o pedaço
Que falta no meu coração
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo

Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada, queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes vão poder falar por mim
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por quê?

ROTEIRO DE PLANO DE AULA
I – IDENTIFICAÇÃO
Professora: Jussara Assunção Dourado
Disciplina: Língua Portuguesa
TEMA: Histórias em Quadrinhos
INTRODUÇÃO: "Dinâmica das bolas" (Música: Como uma onda – Lulu Santos)
II. OBJETIVO
 Proporcionar através da socialização, produções de textos orais junto aos colegas;
Utilizar a literatura como recurso para a manifestação artística dos alunos através de pintura ou desenho.
III. CONTEÚDOS
 Leitura;
 Criação.
IV. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
 Técnicas de construção de uma história em quadrinhos;
 Leitura teórica: Surgimento da historia em quadrinhos;
 Leitura e manuseio de “gibis”;
 Produção de história em quadrinhos incentivando as habilidades individuais.
V. RECURSOS
 Gibis, papel ofício, cola, lápis de cor, hidrocor.
VI. A VALIAÇÃO
 Criação de história em quadrinhos pelos alunos, observando:
 Assunto e a idéia central são claros?
 Idéias estão em seqüência lógico-temporal?
 Título é interessante?
 Final está relacionado com o desenvolvimento do texto?
Texto é criativo?
 Texto extrapola o real vivido, entrando para o imaginário?
 Frases são variadas?
VII. REFERÊNCIAS
ZIRALDO - Menino Maluquinho –1980
SOUZA Maurício de. Turma da Mônica Bidu (59)
BUELL Marjorie Henserdon. Luluzinha - 1935
DINÂMICA DAS BOLAS
Objetivo: Cooperação e Socialização
Número de participantes: todo o grupo
Posição: todos de pé
Material: bolas de soprar/música: Como uma onda (Lulu Santos)
Duração: o tempo que durar a música
Desenvolvimento:
•O professor distribui uma bola de soprar para cada participante;
•Pede-se que cada um escreva seu nome, coloque-o dentro da bola enchendo-a logo a seguir;
•Ao som da música, troca-se bola no ar.
•Cada participante pega uma bola, estoura e apresenta o colega, cujo nome estava dentro dela.

MÚSICA – “Como uma onda no mar”
Lulu Santos

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará
A vida vem em ondas, como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no…

Nada do que foi será…


HISTÓRIA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Segundo o professor do curso de Comunicação Social do IMES (Centro Universitário Municipal de São Caetano) Roberto Elísio, especialista em quadrinhos, a história das HQ’s está ligada ao surgimento e desenvolvimento da imprensa.
 "No século 18, na Inglaterra, os jornais ainda não imprimiam fotografias.
 Então, para ilustrar suas páginas, traziam alguns desenhos. Como isso fazia um grande sucesso entre os leitores, começaram a publicar desenhos em seqüência para contar histórias", explica.
Nessa época, obviamente, o material ainda não era conhecido como história em quadrinhos.
Porém, como o passar do tempo, os desenhistas foram se aprimorando.
Nasceu então o trabalho de criar narrativas seqüenciais.
Foi no século 19 que o escritor Rudolph Topfer percebeu o futuro da literatura na interação entre imagem e texto. Começou a produzir então desenhos com texto embaixo que contavam uma história.
 "Isso era vendido em folhas soltas e ficou conhecido como histórias em estampa", explica Elísio.
De acordo com ele, às vezes, quando juntava um determinado número de histórias, as folhas eram encartadas num livro.
No entanto, foram os jornais dos Estados Unidos que fizeram a história em quadrinho se transformar numa expressão artística popular.
"Em 1895, os principais donos de cadeias de jornais de Nova York, Joseph Pulitzer e William Randolph Hearst, faziam de tudo para ‘roubar’ os leitores um do outro.
Então, passaram a colocar atrativos em seus jornais, como por exemplo os quadrinhos", afirma o professor.
O primeiro personagem das HQ’s surgiu nessa época, no NY Journal: o Yellow Kid (Menino Amarelo)

Plano de aula: História em Quadrinhos

1) Levantamentos do interesse dos alunos pelo gênero textual
A) Realizar uma pesquisa de opinião com a turma, tabular os dados e construir dois gráficos de barra

B) Ler uma história em quadrinhos.



C) Identificar as representações matemáticas no texto

 
D) Resolver uma situação problema não convencional a partir do texto.

  

e) Criar uma tirinha com os personagens da Turma da Mônica. (Atividade de levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a linguagem em
quadrinhos.


Objetivos do estudo:
Matemática:
- Ler, contar e representar números naturais;
- Memorizar a tabuada até o 9;
- Resolver situações-problema que envolva contagem, medidas e códigos numéricos.
- Resolver situações-problema não convencionais;
- Construir gráficos de barra.
Língua Portuguesa:
- Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos;
- Reconhecer a analisar as características que fazem parte do gênero (História em Quadrinhos);
- Identificar os sinais gráficos que aparecem no texto;
- Identificar o tema do texto;
- Produzir histórias coletivas e individuais;
- Analisar e reescrever os próprios textos, até considerá-los com adequados para serem publicados.
- Empregar a pontuação, ortografia, concordância e acentuação das palavras corretamente nas produções textuais.
Educação Ambiental:
-Compreender a importância da destinação adequada do lixo e o cuidado com o ambiente em que vive.    





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios