Bartolomeu C.de Queirós
Essa é a história de três amigos com muito pouco em comum -- o pato pacato, o gato gaiato e a legal lagosta.
Os três vivem em paz perto de um lago.
O lar da lagosta é o lago, o pato passa a maior parte do seu tempo no pasto e o gato, que não gosta nem de água, nem de mato, prefere ficar sentadinho num muro próximo, só olhando.
Se o pato tem a vantagem de poder andar no mato e boiar na água, a lagosta, que não pode viver em terra firme, nada melhor e mais rápido.
Por isso, o pato sempre perde as corridas que os dois apostam na lagoa.
Já o gato gaiato, que prefere ficar fora da brincadeira, se diverte olhando as confusões dos dois.
Leitura coletiva
Várias atividades iniciais/O pato pacato e muito mais
+ atividades: AQUI
Materiais para alfabetização
História com números
A FILA DOS NÚMEROS
ERA UMA VEZ UMA ESCOLA ONDE OS ALUNOS ERAM OS NÚMEROS. NA ESCOLA DOS NÚMEROS A PROFESSORA ERA O ZERO.
TODOS OS DIAS A PROFESSORA FAZIA UMA FILA PARA LEVAR OS ALUNOS AO REFEITÓRIO. ELA GOSTAVA DE ORDEM E POSICIONAVA OS ALUNOS NÚMEROS DO MENOR PARA O MAIOR.
O PRIMEIRO DA FILA ERA O NÚMERO UM, QUE MUITO OBEDIENTE, ANDAVA EM FILA OLHANDO SEMPRE PARA FRENTE, E NÃO OLHAVA NEM PARA A DIREITA E NEM PARA A ESQUERDA. SEGUINDO SEU EXEMPLO VINHA EM SEGUNDO LUGAR O NÚMERO DOIS, EM TERCEIRO O TRÊS , E EM QUARTO LUGAR O NÚMERO QUATRO.
MAS PARA SURPRESA DA PROFESSORA ZERO O QUINTO NÚMERO, O NÚMERO CINCO, VINHA VIRADO PARA TRÁS COM SUA ATENÇÃO TODA VOLTADA PARA O SEXTO NÚMERO QUE PARA ADMIRAÇÃO DE TODOS E TRISTEZA DA PROFESSORA SEGUIA NA FILA VIRADO PARA TAMBÉM PARA TRÁS E COMO SE NÃO BASTASSE, DE PONTA CABEÇA. ISTO MESMO, O NÚMERO SEIS ANDAVA DE CABEÇA PARA BAIXO E NÃO TINHA JEITO DE SE APRUMAR.
MAS FELIZMENTE OS NÚMEROS SETE, OITO E NOVE NÃO SEGUIRAM O EXEMPLO DO NÚMERO CINCO E SEIS, E SEGUIAM NA FILA VIRADOS PARA FRENTE COMO OS DEMAIS COLEGAS NÚMEROS.
POR ISSO NÃO DEVEMOS ESQUECER A FILA DOS NÚMEROS, TODOS ESTÃO VIRADOS PARA FRENTE SOMENTE O CINCO E SEIS ESTÃO VIRADOS PARA TRÁS.
Atividades:AQUI
A turma dos números
Formiga amiga
De letra em letra
Quais palavras se escrevem com a letra do seu nome? É essa brincadeira com as palavras que Bartolomeu Campos de Queirós lança às crianças. A si próprio Bartolomeu propõe uma "brincadeira" de poeta: escrever pequenos e delicados textos em que haja paralelismo sintático e apenas palavras começadas por uma determinada letra, com exceção, é claro, das palavras de função gramatical, como artigos, preposições etc. As ilustrações criadas por Elisabeth Teixeira ampliam os sentidos do texto: dão corpo aos personagens, constroem o cenário e representam visualmente o que cada um deles faz.
Livro: AQUI
Ensinando o alfabeto de forma lúdica
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.