BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, fevereiro 16, 2025

Ri melhor quem ri no fim> Quem ri por último rima melhor>O coelho e sapo>Bullying>Preconceito>Provérbios>16/02/2025

 

Telma Guimarães

Quando uma anta resolve dar aulas sobre a floresta, a maioria dos animais acha engraçado e caçoam muito dela e de seus alunos: Um burro, um jumento e um cavalo. Na prática, a importância do aprendizado é comprovada e os demais animais percebem o erro cometido, matriculando seus filhotes nas aulas da anta.

Ouvindo: AQUI
Bullying/Preconceito
Trabalhar o problema do preconceito é mudar culturas na escola. Por meio do livro Ri melhor quem ri... no fim!, de Telma Guimarães Castro Andrade, os alunos conseguirão perceber que as bases que sustentam o preconceito são muito frágeis. É importante lembrar que o fato de haver preconceito na escola fortalece a existência do bullying.
“No primeiro dia de aula, apenas um aluno compareceu: o burro.” (p. 11)

Professor, é importante que as crianças percebam que a anta era uma estudiosa. 

Essa informação nega algo que desenvolvemos com base no imaginário popular: Anta é alguém com pouca inteligência. Esse fato pode ajudar os alunos a romper outros preconceitos. AQUI


Daniel Medina/Renata Bueno

Este livro faz um resgate de provérbios da nossa tradição popular. O autor teve a ideia de transformar os provérbios em uma deliciosa brincadeira. 
Reinventou algumas expressões criando novos provérbios e dando outro sentido a eles. 
Quer entrar na brincadeira? 
Quem vê cara não vê coração; 
Em boca fechada não entra mosquito; 
De grão em grão, a galinha enche o papo. 
Se você tivesse que mudar esses provérbios, como eles ficariam? 
Projeto de leitura: AQUI
As rimas e os poemas ajudam no desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica da criança, facilitando o entendimento da fala. As brincadeiras com rimas também promovem a aquisição do vocabulário e a criatividade
  • Ler o livro e brincar com as rimas
  • Escolher palavras da parlenda e brincar com as rimas
  • Estimular as crianças a descobrirem outras rimas e inventarem outros versos
  • Incentivar as crianças a descobrir palavras que rimem com seus nomes. 
Telma Guimarães

Um coelho, que conta muita vantagem, não para de atormentar um pobre sapo dizendo que tem orelha, rabinho, pelo macio e uma cenoura suculenta. O sapo, mesmo chateado com essa amolação toda, oferece abrigo ao coelho durante uma forte chuva. No dia seguinte, nem sinal de gratidão. Logo que pode, o coelho começa a atazanar novamente o amigo. Saiba qual a solução que o sapo encontrou para acabar de vez com essa chateação!
Suplemento de professor: AQUI
Ouvindo: AQUI

Bullying: AQUI
Renata Bueno: AQUI
Telma Guimarães: AQUI
Provérbios: AQUI
Rimas: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios