BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
OBRIGADA!
VOLTEM SEMPRE!

domingo, dezembro 16, 2012

A cesta de Dona Maricota>Laranja-pera> Estímulos saudáveis e literários> 16/12/12

Corpo saudável
Boa alimentação

Estimular os hábitos alimentares saudáveis.
Conhecer, nomear e identificar tipos de alimentos.
Entrar em contanto com literatura e um gênero diferente (poema).
Incentivar a leitura e a pesquisa.
Contribuir para a formação de leitores e na aquisição de conhecimento cultural.


Diante de um livro a criança se diverte e também é possível favorecer o desenvolvimento da personalidade. O livro pode oferecer significado em tantos níveis diferentes e enriquece a existência da criança de vários modos.
Ler é uma prática básica, essencial para aprender e desenvolver o gosto pela leitura.
Para isso é importante que desde Educação Infantil crie-se ambientes favoráveis e situações para a leitura.



Livro aqui:




O texto mostra em versos a receita da boa alimentação.
É muito engraçado ver as frutas e as verduras conversarem entre si e saberem em que elas irão se transformar.
Numa compota de doces?
Ou numa bela sopa?
Leia este livro e aproveite esses momentos com o seu filho ou seus alunos para que vocês conversem sobre o assunto .
Lembre-se de que o aprendizado através do lúdico surte um efeito espetacular nas crianças.
Seguem algumas sugestões:
Antes da leitura:
Converse com o seu filho ou seu aluno sobre os benefícios da boa alimentação e de como brincar faz bem. Mostre algumas frutas e faça brincadeiras com carinhas sorridentes nelas.
Você pode fazer uma imposição de voz diferente pra cada frutinha e fazer com que elas mesmas possam falar com a criança.
Durante a leitura:
Fale sobre Tatiana Belinky, um pouquinho da sua biografia.
Após a leitura:
Que tal fazer com que as frutinhas virem salada de fruta?
Vocês podem fazer isso juntos numa brincadeira muito divertida e saborosa http://projetocriancaemmovimento.blogspot.com.br/2012/02/obesidade-infantil-cesta-da-dona.html


A CESTA DA DONA MARICOTA
TATIANA BELINKY
DONA MARICOTA BOA COZINHEIRA
VOLTOU COM A CESTA CHEINHA DA FEIRA
CENOURA, LARANJA, PEPINO, LIMÃO,
BANANA E MILHO, ERVILHA, MAMÃO


MORANGO ESPINAFRE TOMATE E CEBOLA
ALFACE PALMITO, MAÇÃ ESCAROLA
GUARDOU NA DEPENSA E NA GELADEIRA,
DEU UM SUSPIRO UFA! QUE CANSEIRA!
E FOI DESCANSAR


ENTÃO ESSAS VERDURAS,
LEGUMES E FRUTAS,
FRESQUINHAS MADURAS
TODOS ANIMADOS DEPOIS DA VIAGEM
PUSERAM-SE LOGO A CONTAR VANTAGEM


O MILHO FALOU: OLHEM EU SOU MAIS BELO
SOU LOURO, GOSTOSO E TÃO AMARELO!
O BELO SOU EU DECLAROU O TOMATE
NÃO MAIS DO QUE EU! CONTESTOU O ABACATE!


POIS OLHEM PRA MIM PROVOCOU O PALMITO
SOU BRANCO E MACIO EU SOU MAIS BONITO!
ENTÃO A LARANJA FALOU BEM AMÁVEL:
MELHOR QUE BONITA, EU SOU SAUDÁVEL!


E LOGO O ESINAFRE GRITOU: NÃO TEM ERRO!
SOU VERDE E SAUDÁVEL SOU CHEIO DE FERRO
FALOU A CEBOLA: AQUI, ATENÇÃO!!
SAUDÁVEL SOU EU! BOA PRO CORAÇÃO!


E DISSE A ERVILHA: SOU PEQUENINA POR FORA,
MAS POR DENTRO TENHO PROTEÍNA
LOGO O LIMÃO DISSE: QUEM É QUE NÃO VÊ?
TENHO A VITAMINA PRECIOSA - A TAL “C”
MAS NISSO APARECE DONA MARICOTA
E AS FRUTAS GOSTOSAS VIRARAM ...COMPOTA!
E OS BELOS LEGUMES ME TODA A SUA GLÓRIA
VIRARAM SOPÃO E ACABOU- SE A HISTÓRIA!  






Laranja-pera, couve manteiga
Textos de Maria Amália Camargo
Ilustrações de André Neves
Uma feira abrangente para todo o tipo de gente!
Na alameda Couve-Flor, toda terça é dia de feira.
E os vendedores se preparam para mostrar o que têm de melhor para cada freguês.
Mas não é fácil agradar tanta gente diferente!
A veterinária só compra o que tem relação com bicho; o diplomata se preocupa com a procedência do produto; tem também o pão-duro, que não gosta de nobreza e o economista que vai em busca do mais rentável, como fruta ou legume de nome composto.
Escrito com muito bom humor e delicadeza, o texto, cheio de associações e sobreposições, explora os diversos nomes de ingredientes típicos e pratos brasileiros.
Ilustrado por André Neves, o livro apresenta um visual divertido e poético, transformando a feira num lugar ainda mais rico em detalhes e cores do que já é.


Observando uma fruta
As frutas possuem características diferentes: cor, sabor, consistência;
Que aquilo que chamamos de frutas são frutos adocicados;
A utilizar os diferentes órgãos dos sentidos em uma observação;
Ao observar com atenção mais detalhes do objeto vamos apreender.


A SALADA DE FRUTAS:
Explorando as suas formas, tamanhos e sabores
■Conhecer algumas frutas e os seus nomes;
■Conhecer os sabores das frutas (doce, azeda);
■Conhecer as formas de algumas frutas;
■Conhecer os tamanhos de algumas frutas.

Aula:Alimentação saudável

A alimentação é um fator importante na nossa saúde, os alimentos são essenciais, pois têm nutrientes variáveis e cada nutriente tem uma função específica para nós.
Adotar uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para ter uma vida saudável. Todos os alimentos podem fazer parte de uma alimentação equilibrada, eles devem combinar uns com os outros com objetivo de atender as necessidades de energia e nutrientes do organismo.
Desta forma, a oficina: Alimentação saudável ajudará a turma do EJA a compreender melhor sobre uma boa alimentação, para torna sua vida mais saudável.
OBJETIVO
Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos e discuti-los.
Analisar os princípios de uma alimentação saudável, incluindo origens e funções dos alimentos.
Informar sobre a importância dos alimentos que constituem uma refeição e a função principal de cada uma delas.
Analisar a pirâmide alimentar.
CONTEÚDO
Origens dos alimentos: animal, vegetal e mineral.
Construtores (Proteínas), Energéticos (carboidratos) e Reguladores (vitaminas, fibras, minerais e água).
Cardápio: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar.
Guloseimas.
TEMPO ESTIMADO
3 aulas.
DESENVOLVIMENTO
1° etapa
Escrever no quadro ou perguntar “por que comemos?”.
Após ouvir diversas respostas, comentar os principais motivos pelos quais nos alimentamos.
Antes de explicar o que seja uma alimentação saudável aplique a seguinte atividade para verificar o conhecimento que o aluno já possuía anteriormente.
Atividade 1:
Material necessário:
3 folhas de oficio, figuras de alimentos (doces, salgados, refrigerantes, vegetais, frutas, arroz, carne, feijão, entres outras.), cola.
Dividir a sala em três grupos.
Os integrantes devem escolher as figuras dos alimentos e colar no oficio.
Depois o professor através das instruções abaixo comentará cada uma delas.
Salgados, refrigerantes e doces em excesso engordariam e não teria saúde.
Vegetais e frutas emagreceria, não teria energia para, estudar, trabalhar, não cresceria o suficiente.
Apesar de as frutas e verduras serem alimentos bastante saudáveis não se podem comer somente esses tipos de alimentos.
Arroz, carne, feijão, leite e pão, poderiam ficar doentes com facilidade, não cresceria direito.
Um pouco de alimentos de cada grupo, saúde! Energia e força para as atividades, além de crescer corretamente, pois come alimentos de diversos tipos.
OBS: após terminar a colagem os trabalhos irão confeccionar o mural: Alimentação Saudável.
2° etapa
Explicar a origens dos alimentos animal, vegetal e mineral.
Perguntando aos alunos se já ouviram falar de alguns desses alimentos.
Escrever exemplos no quadro e pedir que os alunos transcrevam para o caderno.
Depois da explicação das origens dos alimentos, explicar as suas classificações:
Construtores: Proteínas, Energéticos: Carboidratos, Reguladores: vitaminas, fibras, minerais e água.
Atividade 2:
Material necessário: Revista para recorte, folha de oficio, tesoura e cola.
Dividir a sala em três grupos, cada grupo ficara com uma classificação dos alimentos.
O Grupo terá que formar as palavras dos grupos de alimentos (construtores, energéticos e reguladores).
GRUPO I: Construtores
Proteínas:
Leite, ovos, carne, frango, peixe, soja, ervilha, lentilha e feijão.
GRUPO II: Energéticos
Carboidratos:
Arroz, milho, macarrão, pão, batata, mandioca, farinha, açúcar, bolo, manteiga e óleos.
GRUPO III: Reguladores
Vitaminas, fibras, minerais e água: cenoura, maçã, uva, pêra, alface, couve, laranja, melancia e tomate
OBS: após terminar a colagem os trabalhos irão confeccionar o mural: Alimentação Saudável.
3° etapa
Explicar a importância de cada refeição feita durante o dia, suas principais funções para a saúde do ser humano.
Pergunte aos alunos se eles sabem por que devem comer pela manhã (café da manhã e lanche), por que almoçam, lancham e jantam?
Após a socialização aplique as seguintes atividades para o aluno trinar a escrita e leitura.
Atividade 3:
Atividade digitada:
Escrever seu próprio cardápio
Formar frases sobre alimentação
Caça palavras
4° etapa
Como trabalho final, a sala em conjunto devera construir a pirâmide alimentar.
Observando cada base da pirâmide e seus componentes.
PRODUTO FINAL
Mural com as atividades de colagem
Pirâmide Alimentar
AVALIAÇÃO
Observar se, ao logo da proposta, se os alunos avançam nas questões relacionadas à boa alimentação.
Avaliar todas as atividades feitas durante a oficina, à organização de cada grupo ao longo das atividades.
Desta forma, a avaliação torna-se processual e de forma continua.


Por que não podemos comer só chocolate:
valor nutricional dos alimentos
Identificar os alimentos mais consumidos pela turma e relacioná-los ao seu valor nutritivo;
Identificar os alimentos de época e comparar seus valores nutricionais com seus preços;
Conceituar desnutrição e obesidade;
Identificar causas, consequências e prevenção da desnutrição e obesidade;
Interpretar dados de tabelas com informações sobre os alimentos.


Sugestões de atividades

Visitar uma feira, especificamente uma banca de frutas e verduras
Fazer uma feira com os alunos, estimulando a compra dos alimentos, exercícios matemáticos.




Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho, extraindo os valores dos livros, assim como atividades agradáveis e contextualizadas.
    Marlene Otto

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Blog Widget by LinkWithin

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios