BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto,será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes , experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos .
Se você leu ,experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog ,ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente,assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo,por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog,não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu ,que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem- vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
OBRIGADA!
VOLTEM SEMPRE!

quarta-feira, maio 02, 2012

Texto instrucional> Dengue>Construindo armadilha> Montando cartaz>02/05/12



DENGUE: CONSTRUINDO ARMADILHAS


O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Elaborar textos com função social definida;
■Conhecer e e produzir um texto obedecendo as características do gênero instrucional.
■Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-los aos seus objetivos;
■Desenvolver a oralidade;
■Aprender a produzir um artefato que pode proteger sua família contra o risco da Dengue.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escrito inicial.
Estratégias e recursos da aula
RECURSOS DA AULA:
Laboratório de informática para passar os vídeos.
Livro: QUE FEBRE DE MOSQUITO!
Material para a confecção da armadilha:
*Garrafa PET
*Filó bem fininho ou tule, tecido usado no véu de noiva.
*Água
*Ração para gatos
*Fita isolante
*Tesoura
ESTRATÉGIAS DA AULA:
PRIMEIRA ATIVIDADE:
O professor inicia a aula colocando os alunos em roda para a leitura de uma história.
"QUE FEBRE DE MOSQUITO!"
Autor: Marxs Portes
Ed. RHJ



O livro conta a história de como o mosquito aedes aegypti ataca, onde põe ovos e quais o sintomas da doença. A história é narrada pelo próprio "mosquito".
Após a leitura o professor pergunta aos alunos quem já ouviu falar sobre a dengue, quem já conheceu alguém que teve dengue e se conhecem os sintomas.
Durante a história o "mosquito" vai trazendo muitas informações sobre a doença e sobre o mosquito.
O professor deverá estimular que os alunos relatem estas informações na roda, enquanto estiverem conversando.
SEGUNDA ATIVIDADE:
O professor pergunta para os alunos se eles conhecem as maneiras de se evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. É possível que os alunos já tenham muitas informações de como evitar que o mosquito se reproduza, o professor então como mediador vai organizando as informações que os alunos vão falando e acrescentando algumas que não tenham sido ditas e anota no quadro com o título: "COMO EVITAR O MOSQUITO DA DENGUE."
Depois dos itens listados, o professor leva os alunos para assistirem ao vídeo da Turma da Mônica, que encontra-se no link abaixo, para a verificação dos itens listados.
Vídeo da turma da Mônica:


Depois de assistirem ao vídeo o professor faz uma nova leitura dos ítens listados para verificar se falta acrescentar alguma informação.
TERCEIRA ATIVIDADE:
A próxima proposta do professor é que em grupo, os alunos produzam cartazes copiando do quadro os cuidados que devemos ter para o mosquito não se reproduzir, fazendo uma ilustração interessante, para que o cartaz possa ser colocado pela escola para socializar as informações.
QUARTA ATIVIDADE:
Terminado o cartaz o professor deverá passar por cada grupo revendo a ortografia.
Escolhe um local da escola e junto com os alunos prende o cartaz de cada grupo.
Então o professor conta que descobriu em um site que existe uma armadilha para pegar mosquito que é muito fácil de fazer e convida a turma para assistir o vídeo da entrevista que um professor da UFRJ deu no Jornal Hoje, onde ele conta como desenvolveu esta "mosquitoeira" e mostra como fazer.
Link para o professor acessar a entrevista:


O professor então após a exibição do vídeo convida a a turma para confeccionar uma mosquitoeira para cada aluno levar para casa.
Para facilitar a confecção o professor deverá anotar em um mural os materiais necessários e modo de fazer a mosquitoeira, passo a passo.
É aconselhavel que esta listagem seja feita com a coloboração dos alunos que após assistirem ao vídeo, se necessário, mais de uma vez, tenham condições de ditar para a professora o modo de fazer a armadilha. É importante este registro escrito, para sempre trabalhar com a escrita de forma contextualizada em sala de aula e também para que os alunos possam se reportarem ao texto no momento de fazer a armadilha, caso tenham dúvidas.
É importante que neste momento o professor já tenha separado todo o material de forma a facilitar a confecção da armadilha, isto é, as garrafas já limpas e em quantidades suficientes para todos os alunos.
Nem todo material o professor vai precisar disponibilizar individualmente, podendo deixar para cada grupo, um rolo de fita isolante, uma folha de lixa e um pedaço de filó, além é claro do material orgânico (a ração de gato) e a água.



QUINTA ATIVIDADE:
O momento da confecção da armadilha o professor lê com os alunos o texto produzido no grupo de como fazer a armadilha e deixa que os alunos tentem fazer sozinhos suas mosquitoeiras, passando sempre pelos grupos auxilando quem necessitar de ajuda ou tiver dúvidas.
O professor pode lê cada passo da confecção da armadilha no link:


SEXTA ATIVIDADE:
Terminada a armadilha para pegar o mosquito aedes aegypti, o professor pede que cada aluno copie do mural o manual de confecção da mosquitoeira, faça uma ilustração de como ficou, para levar para casa e passar a informação para sua comunidade.
Imagem da mosquitoeira pronta:




Recursos Complementares
Neste link o professor encontra mais uma explicação de fazer a armadilha sugerida pelo professor daUFRJ, sendo mais uma informação que também traz fotos detalhadas ajudando o professor a compreender bem como fazer a mosquitoeira.


Já no site abaixo, o professor encontra uma outra pesquisa que utiliza aquários com peixes do tipo Beta que servem de eliminadores do mosquito, por se alimentarem da larva colocada pelos mosquitos na água.
Uma informação interessante que o professor posteriormente pode levar para sua sala de aula.


Avaliação
A avaliação ocorrerá durante toda a aula ,observando o interesse e atenção dos alunos sobre o tema, e no momento da confecção da mosquitoeira, o professor poderá observar quais alunos conseguiram executar o trabalho com autonomia por terem entendido o modo de fazer, através das explicações dadas durante a aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20899

MONTANDO UM CARTAZ PARA O COMBATE A DENGUE


  O que o aluno poderá aprender com esta aula
Elaboração e escrita de cartazes: Combate à dengue.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Organização de uma lista.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula
Recursos da aula: Panfletos “Como quebrar o ciclo da dengue”


e “Dengue - como combater”

 cartolinas, pincéis atômicos, lápis de cor.

Atividade 1
Caro professor, inicie a aula distribuindo uma cópia do panfleto sobre a dengue para os alunos (veja modelo abaixo).
Leia o folheto informativo, junto com o grupo.
Realize uma discussão sobre o assunto, fazendo perguntas relativas ao vocabulário específico e também sobre os usos e funções desse gênero textual e do suporte.
A respeito do tema as perguntas e o desenvolvimento podem ser do tipo: Vocês sabem o que significa Ciclo?
Observem o número 1: Do que os ovos dos mosquitos precisam para nascerem?
Encontrem no panfleto os ovos do mosquito.
Quais são os sintomas da dengue?
 O que a pessoa deve fazer ser estiver com os sintomas da dengue?
Se a pessoa estiver com dengue, o que ela deve fazer?
O que as pessoas devem fazer para evitar que a doença se espalhe?
A respeito do suporte (panfleto) e do gênero (folheto temático informativo):
Para que serve esse tipo de material?
Onde ele é distribuído?
Vocês já leram outros panfletos?
De qual assunto tratavam?
Como ele é organizado?
Além do texto escrito o que mais é apresentado nesse material?
Como atividade complementar o professor poderá levar para a sala de aula outros suportes do tipo panfleto que abordem outros temas e compará-los.
 Essa pode ser oura aula na qual serão realizadas comparações.
O objetivo dessa exploração é levar à compreensão das funções sociais desse gênero suporte e da compreensão da estrutura composicional dos mesmos.
A exploração da relação texto e imagem podem auxiliar muito na compreensão dos pontos acima destacados.



Professor converse com os alunos sobre a pesquisa que eles deverão realizar.
Distribua panfletos “Dengue – Como combater” para que ao alunos entreguem à família, amigos e vizinhos.
Peça a eles que prestem atenção às ilustrações e converse com os alunos sobre o panfleto:
• O que este panfleto informa?
• Qual o título do panfleto?
• Por que as ilustrações são importantes?
Professor, as características do panfleto são: informar o leitor sobre determinado assunto; possuir um título que chame a atenção do leitor; ter uma linguagem clara e objetiva.
Orientações para pesquisa: • A pesquisa deverá ser feita na casa do aluno e na casa de um vizinho.
• Peça que perguntem:
Você possui vasos com plantas? Se a resposta for sim, pergunte:
Você coloca um pratinho em baixo do vaso?
Quando você molha as plantas você retira a água do pratinho?
Você coloca areia no pratinho?
Sua caixa da água tem tampa?
Como você guarda as garrafas na sua casa?
O que você faz com as garrafas descartáveis vazias?
Você já teve dengue?
Você conhece alguém que teve dengue?
Se a resposta for sim pergunte: Quais foram os sintomas?






Atividade 2
Discussão sobre o assunto pesquisado, os alunos deverão fazer uma comparação entre os cuidados tomados na sua casa e na casa do vizinho.
 Explique aos alunos que para combater o mosquito Aedes aegypti, todos devemos nos preve nir.
Organize a turma em equipes com no máximo 4 alunos.
 Peça aos alunos que confeccione um cartaz com as orientações que as pessoas devem tomar para prevenção da dengue.
Distribua cartolinas, pincéis atômicos, lápis de cor para confecção do cartaz.
Professor, auxilie-os nas correções necessárias durante a confecção dos cartazes.
O cartaz será fixado pela escola para que outros alunos tenham acesso.
Atividade 3- Equipe do Combate à dengue
Professor, nesta atividade você deverá separar a turma em pequenas equipes, no máximo 4 alunos e orientá-los da seguinte maneira:
• As equipes deverão dar uma volta pela escola, com caderno e lápis.
• Procurar o que estiver errado: garrafas com água dentro, vasos cheios de água e outros.
• Listar o que encontraram de errado.
• Realizar as prevenções com os itens listados de errado.
• Listar as medidas que vocês tomaram com relação aos itens listados.
• Voltar para sala.
Atividade 4
Professor, agora é um momento dos alunos brincarem, divertirem e aprenderem.
Entregue uma cópia do jogo da memória sobre a Dengue para os alunos.
(acesse o site:


Os alunos deverão encontrar o par das ilustrações, veja o modelo abaixo.





Avaliação
Professor verifique se a criança realizou as atividades propostas e confeccionou os cartazes de acordo com as características desse gênero textual.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Blog Widget by LinkWithin

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios