BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, agosto 18, 2012

De carta em carta> Produção textual>Filme Central do Brasil> 18/08/12


Ana Maria Machado

Cartas e outras mensagens

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber a carta como uma forma de comunicação.
Identificar as características do gênero textual e sua função.
Utilizar a linguagem adequada de acordo com o destinatário da carta.
Criar diferentes formas de mensagens.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 60 minutos.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Prepare um envelope gigante e deixe dentro dele o livro “De Carta em Carta” de Ana Maria Machado.
Apresente o envelope gigante para a turma e pergunte às crianças o que é e para que serve.
Ouça as suas opiniões e experiências sobre o assunto.
Retire o livro do envelope e convide a turma para ouvir a história.
Sinopse:
A história comovente de um avô e um neto, analfabetos, e de Miguel, um "escrevedor", que sabia as palavras que o destinatário precisava ouvir ou ler.
Um livro que mostra como a palavra pode interferir nas relações afetivas e também nas instituições, ajudando as pessoas a se sentirem mais cidadãs.
Após a contação, explore com as crianças a forma de comunicação utilizada pelo menino e seu avô.
Analise a estrutura dessas mensagens: data, destinatário, mensagem, despedida, remetente...
Promova um diálogo sobre o uso da carta. É importante possibilitar a participação de todos neste momento.
DE CARTA EM CARTA
“Seu Governo,
Meu avô trabalhou a vida inteira e está muito cansado.
Precisa descansar e não aguenta mais ficar suando no calorão do sol.
Precisa se sentar para ficar olhando o mar, tomando água de coco e pensando na vida.
Ou conversando e jogando dominó com os amigos, debaixo de alguma das árvores que ele plantou.
Não quer se preocupar mais com trabalho.
Ele tem direito, sabe?
E sabe também?
 Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros.
Pergunte a qualquer um dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar.
E, se eu tiver que ajudar,acabo não indo à escola.
Quem disse que ele tem direito foi a minha professora. Ela é bonita e sabe muitas coisas.
 Ela ensina para muita gente. Pode até lhe ensinar, senhor governo.
Se você precisar aprender com ela, vou lhe explicar: a escola fica em frente à igreja e ainda tem umas carteiras vazias na minha sala.
Mas no time de futebol, não tem lugar. Só se for no banco de reserva.
Ou se o cara jogar mesmo muito bem.
Responda logo, porque meu avô José está velhinho e não aguenta mais esperar muito tempo.
Atenciosamente,
Pepe”
MACHADO, Ana Maria. De carta em carta. São Paulo: Salamandra, 2002. p. 27.
De olho no texto
1. Por que o menino diz que o avô está muito cansado?
2. Quais são as atividades que o menino acha que o avô deve fazer agora?
3. Qual o objetivo do menino ao escrever essa carta?
4. Para quem o garoto escreve a carta? Quem você acha que são as pessoas que irão respondêla?
5. Releia esse trecho:
Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros. Pergunte a qualquer um dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar.
a) Qual é a provável profissão do avô?
b) Quem é o Seu José, que aparece citado no trecho acima?
c) A partir da leitura do texto, é possível saber se o avô é um bom profissional? Justifique sua resposta.
6. Que palavra o menino usou para se despedir do Governo no final da carta?
7. Pensando nessa forma de despedida, você acha que o menino usou uma linguagem mais formal ou mais informal? Por que ele fez essa escolha?
8. No decorrer da carta, o menino acaba tratando com o governo assuntos que não são sobre o seu avô. Você acha que o governo irá se interessar por esses assuntos? Justifique sua resposta.
9. Relembre a estrutura das cartas que você já leu. Que partes estão faltando na carta do menino?
Padrões da escrita
Leia o texto abaixo e descubra os cinco erros de ortografia que foram cometidos por uma criança
Querida vovó,
Estamos todos adorando as férias! A praia é linda e os passeios de baco no mar são imperdíveis!
Estamos sentindo falta dos seus carinhos e daquele macarrão gostoso que só você sabe fazer!
Um beijo
Laura
Reescreva a cartinha de Laura corretamente
Atividade 2
Utilize o filme "Central do Brasil" de Walter Salles.

Atividades: AQUIAQUIAQUI
Atividade PDF: AQUI

Central do Brasil

 Faça uma análise entre o livro e o filme.
Explore os elementos apresentados em ambos os textos, como os analfabetos, o "escrevedor", as cartas...
Destaque a abordagem feita sobre a carta nas relações afetivas.
Aula
AQUI
AQUI
+Atividades
AQUI
AQUI
Filme
AQUI
Atividade 3
Organize uma visita a uma agência de correios.
O professor deverá pedir autorização aos pais para a aula de campo com as crianças.
Providencie o transporte e agende a visita.
Converse com as crianças sobre as atitudes na visita e os objetivos da aula.
As crianças deverão levar uma folha de papel, prancheta e lápis para realizarem o registro das suas descobertas.
O professor também deverá anotar curiosidades e descobertas significativas, podendo fotografar e filmar.
Após a visita, faça uma avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que acharam interessante.
Faça o registro das descobertas em duplas e, depois, peça que apresentem para a turma.
Professor, destaque a importância do endereçamento correto e CEP (Código de Endereçamento Postal), além do uso do envelope, os tipos de cartas e o serviço dos correios.
Atividade 4
Proponha a escrita de cartas para trocar com os amigos.
Divida a turma em duplas e elabore com as crianças cartas que farão parte de um troca-troca entre eles e as outras turmas.
Confeccione com as crianças uma caixa de correio e deixe no corredor de entrada da sala de aula para propiciar essa troca.
Promova também oficinas de criação de selos e envelopes para circular nas cartas.
Sugiro que o CEP (Código de Endereçamento Postal) seja representado pelo número de cada turma.
O professor poderá realizar um rodízio entre os alunos para a entrega das cartas.
Cada criança deverá utilizar uma sacola, coletar as cartas na caixa de correios e entregar para as turmas.
Atividade 5
No Laboratório de Informática, explore com as crianças a utilização de e-mail como forma de comunicação.
Divida a turma em grupos e promova um troca-troca de mensagens via e-mail.
Recursos Complementares


Avaliação
O professor poderá avaliar os seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando a aprendizagem e observando possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas por eles.
Avalie se os alunos vivenciaram uma aula de campo numa agência de correios, produziram mensagens e utilizaram diferentes tipos de comunicação.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios