BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, outubro 28, 2012

Esconde-esconde> Imagens estimulantes e literárias> 28/10/12






Num episódio com começo, meio e fim, o livro retrata situações divertidas, trabalhando as primeiras noções de seqüência temporal.

O objetivo dessa aula é:
• mobilizar conhecimentos prévios sobre brincadeiras;
• explorar elementos que compõem a capa de um livro (título, imagem, autor ou outras informações);
• ouvir com atenção, responder a perguntas sem sair do assunto,manifestar opiniões, respeitar os turnos de conversação;
• identificar informações relevantes paraa compreensão do sentido do texto.

Orientação aula 1
Atividade 1
Antes de ler a história de imagens com as crianças, divida a sala em grupos e procur efazer com que conversem sobre as brincadeiras que conhecem.
Você deve estimular essa troca para criar um clima de motivação e curiosidade, a fim de tornar a posterior leitura mais interessante e próxima do conhecimento de cada um.
Atividade 2
Depois desse primeiro momento, apresente uma lista de brincadeiras e peça que verifiquem se elas apareceram na lista de algum grupo.
Os grupos podem trocar informações, ou seja, as crianças explicam para outras como se brinca de cabo de guerra, por exemplo.
Atividade 3
Apresente a capa do livro Esconde-Esconde de Eva Furnari e crie um ambiente para observação do mesmo. Através das perguntas propostas para conversa, explore os elementos do livro que colaboram na leitura do texto, tais como: título, autor, disposição das palavras na página, relação entre título e imagem.
Atente para a frase:Para crianças de 3 a 5 anos, explorando-a: será que só crianças nessa idade podem ler esse livro?
Explique que os livros não têm faixa etária determinada.
Pessoas de qualquer idade podem fazer essa leitura.
Atividade 4
Diga que as várias histórias são sobre brincadeiras infantis e também outras coisas que crianças fazem (esconde-esconde, no parque, o teatro, cabo de guerra, a chuva, o chute, a pedra no caminho, o cão e a gata).
Proponha a leitura de uma delas: cabo de guerra.
Durante a leitura das imagens, você não deve impor sua leitura, o que não impede que faça intervenções adequadas em momentos oportunos, contribuindo para o desenvolvimento da criança como leitora.
Explore as questões propostas após a leitura do texto, pois elas ajudam os alunos a pensarem naquilo que foi discutido nas atividades 1 e 2.
Podem confirmar ou reformular hipóteses, descobrir que é possível contar histórias por meio apenas de imagens, questionar se gostam ou não desse tipo de texto etc.
Sugestão de atividade (cabo de guerra)
Caso os alunos se interessem pela brincadeira, reserve 15 minutos da aula para que possam brincar.
 Leve-os para outro espaço da escola (o pátio ou a quadra) e peça que façam 2 grupos, dividindo as forças.
Não se esqueça de providenciar uma corda antes mesmo de a aula começar.
Peça que alguma criança explique novamente as regras, faça uma linha no chão e deixe que se divirtam.
Caso não queiram brincar dessa, mas sim outra, não há problema, desde que se organizem.
O importante é garantir que todos se envolvam.

 Aula 1
 Atividade 1
Converse com seus colegas sobre as brincadeiras que vocês conhecem e façam uma lista das preferidas:
1. ______________________
2. ______________________
3. ______________________
4. ______________________
5. ______________________

Atividade 2
Agora veja se as brincadeiras que vocês escolheram estão entre essas:
1. Esconde-esconde
2. Teatro
3. Cabo de Guerra
4. Queimada
5. Casinha
Você conhece todas as brincadeiras da lista acima? E o seu colega?
Conversem sobre elas explicando as regras e o modo de brincar para quem ainda não conhece.

Atividade 3
Observe a capa do livro.
CONVERSE COM SEUS COLEGAS
• Qual o título do livro?
• Como você acha que pode ser a história de um livro com um título desse?
• A imagem da capa tem relação com o título?
• Quem escreveu esse livro? Qual é a editora?
• Na capa está escrito Para crianças de 3 a 5 anos. Será que só crianças com essa idade podem ler esse livro?

Atividade 4
LEIA ABAIXO UMA DAS HISTÓRIAS DO LIVRO ESCONDE-ESCONDE.
CABO DE GUERRA
( acompanhe com as imagens do livro)
CONVERSE COM SEUS COLEGAS
• Você gostou da história? Por quê?
• O que mais chamou sua atenção nela?
• Você gostou de a história ser contada apenas por meio de imagens?
Por quê?
• Quando você leu a capa do livro imaginou que pudesse ser assim?

Orientação aula 2
Atividade 1
Essa atividade visa a aproximação do aluno com o livro.
Deixe que manuseiem ou conversem sobre os outros títulos, formulando hipóteses sobre possíveis
enredos, opinando sobre o gosto ou não por textos de imagem.
Aqui ainda sugerimos o trabalho com a história Cabo de Guerra, mas nada impede que haja um trabalho com os outros títulos, caso seja do interesse das crianças.
Atividade 2
Durante a leitura das imagens, você não deve impor sua leitura, o que não impede que faça intervenções adequadas  momentos oportunos, contribuindo para o desenvolvimento da criança como leitora.
Sendo assim, você pode auxiliar a criança a perceber diferentes elementos ou dirigir a atenção para os aspectos importantes de uma imagem, deixando que ela chegue a determinadas conclusões.
Inicie a aula pedindo para que releiam a história Cabo de Guerra, de Eva Furnari.
Atividade 3
Junte os alunos em duplas ou trios e estimule a conversa entre eles.
Sugerimos algumas questões no roteiro de leitura, mas nada impede que outras sejam formuladas no decorrer da aula.
Você deve ler as perguntas, deixar que os grupos conversem sobre elas e abrir para a classe as opiniões que apareceram.
 Se necessário, vá anotando na lousa pontos importantes que aparecerem nas conversas.
Se surgirem diferentes pontos de vista, estimule os alunos para que cada um defenda sua opinião, tentando explicar parao colega seu ponto de vista.
Você deve ter  claro que os textos não possibilitam uma única leitura.
Cada leitor vai ter uma leitura particular, que estará envolvendo seus conhecimentos prévios e seus sentimentos.
Podem existir pontos comuns, afinal os textos nos trazem informações, mas para cada leitor a história vai ter um significado diferente.
Frise a importância do título, atentando para o fato de esse proporcionar uma inferência do leitor antes mesmo de ler o texto.
Quando lemos Cabo de guerra logo imaginamos uma história que vai falar sobre a brincadeira cabo de guerra. Isso é um auxílio para a leitura.
Atividade 4
Dê uma atenção especial para a seqüência narrativa (situação inicial, complicação e situação final).
As crianças precisam perceber essa ordem para que a história tenha sentido.
Para isso, você pode perguntar sobre uma possível inversão dos quadros: o sentido da história seria o mesmo? Ou até mesmo: a história teria sentido?
Passe a explorar a situação em cada quadro: expressões, movimentos, força e nome dos personagens, intenções ou outros aspectos que surgirem com as discussões.
O ideal seria que você possuísse um exemplar do livro para trabalhar também com as cores (claridade do dia, cor da terra, cores das roupas etc...).
Chame a atenção para os espaços em branco entre os quadros e mostre que podemos lêlos.
Essa leitura é que nos possibilita entender a continuidade da história.
É nesse espaço que imaginamos os acontecimentos que não estão explícitos nas imagens e conseguimos dar sentido ao texto.
Atividade 5
Possibilite uma reflexão sobre o espaço onde se passa a ação, quem são as crianças que estão na brincadeira, as roupas que vestem.
Atente para os alunos que estão quietos, busque também as respostas deles, para que a leitura dos mesmos não seja totalmente influenciada pelas conclusões dos mais falantes.
Atividade 6
Nessa aula, as crianças precisam começar a olhar para o foco narrativo (o olhar do narrador é de frente, de baixo para cima, de cima para baixo, diagonal, ...), mas essa questão não deve ser aprofundada.
Queremos que os alunos percebam que existe um narrador que conta a história através de imagens e as olha de frente, mas esse trabalho será feito com mais ênfase em outra aula.
Atividade 7
Por fim, os alunos devem criar oralmente uma história que represente as imagens.
Com isso eles estarão desenvolvendo habilidades de escrever narrativas, que é o passo da próxima aula.

Aula 2
Atividade 1
Na aula anterior, você e seus colegas leram e conversaram sobre uma história do livro Esconde-Esconde, de Eva Furnari.
Descobriu que a história é contada apenas por meio de imagens.
O título da história que você leu é Cabo de Guerra.
Após ler a história, quem não sabia descobriu que cabo de guerra é o nome de uma brincadeira.
 Mas há outras histórias no livro de Eva Furnari, cujos títulos são:
• No parque
• A chuva
• O chute
• A pedra no caminho
• O cão e a gata
• Esconde- esconde
Lendo os títulos, que história você escolheria para ler primeiro? Por quê?
O que você acha que tem cada história? Por que você acha isso?
 Você acha que todas as histórias contam a história de crianças brincando? Por quê?

Atividade 2
Releia a história Cabo de guerra.
( acompanhe comas imagens do livro)

Atividade 3
Converse com seus colegas
• Você acha que existe relação entre o título e a história? Por quê?
• O que acontece na história? Conte para seu colega e ouça também o que ele tem para contar.
• A história de vocês foi parecida?

Atividade 4
Agora vamos observar as imagens:
• No 1º quadro como as personagens parecem estar: tristes, cansadas, contentes?
E o corpo? Parece que estão fazendo força? Por que você acha isso?
• No 2º quadro a expressão do rosto e do corpo das crianças muda.
Por que você acha que isso acontece? Como elas parecem estar agora?
Lembre-se do dia que você brincou de cabo de guerra na escola.
O que você sentia no momento parecido com esse?
• Quando a corda arrebenta, o que acontece com as personagens?
 A posição do corpo deles indica o quê? E as expressões do rosto?
• No 4º quadro quem teve a idéia de continuar a brincadeira com o pedaço pequeno da corda? Como você pode saber?
 Observe o rosto e as mãos das personagens e imagine o que elas podem estar pensando.
• Os pedaços de corda pequenos ficaram na mão de uma menina e de um menino.
Eles pensam e sentem a mesma coisa? Qual a diferença entre eles?
• No último quadro as crianças voltam a brincar de cabo de guerra.
Será que eles estão gostando? Olhe para a posição do corpo deles.
Qual movimento você acha que eles estão fazendo?
É um movimento fácil?
No dia em que você brincou, o que sentia ou fazia quando ficava nessa posição?
• No 4º quadro as crianças estão no chão olhando para a corda e no 5º já estão brincando novamente.
O que aconteceu entre um quadro eoutro? Estamos vendo as imagens? Então como podemos saber?
• Alguém reparou que existe um espaço em branco entre os quadros?
Para que vocês acham que serve esse espaço?

Atividade 5
Preste atenção no lugar onde as crianças estão brincando.
• Onde vocês acham que elas estão? Numa rua perto de casa? Num parque? Numa viagem de férias? Onde pode ser esse lugar? Será que essas crianças já se conheciam antes de começar a brincar ou se conheceram no momento da brincadeira? São amigos da escola ou do lugar onde moram? Poderiam ser crianças que estavam viajando, se encontraram nesse lugar e se tornaram amigas?
• Quem será que teve a idéia de brincar de cabo de guerra? Todos já conheciam essa brincadeira ?
• E o dia? Está frio? Quente? Você pode chegar à algumas conclusões observando as roupas das criança

Atividade 6
Quem conta a história?
• Como essa história é contada?
• Essa é uma história sem palavras, só com imagens. Quem você acha que está contando a história?

Atividade 7
Junto com seu colega, tente criar uma história só com palavras, para contar para alguém que não viu as imagens.  

Aula 3 Orientação
Atividade 1
Peça que os alunos façam uma narração em 1ª pessoa, colocando-se no lugar de uma personagem. Dessa maneira, o leitor pode entrar na história, percebendo as intenções e sentimentos das crianças e os movimentos das ações.
Para iniciar, você precisa relembrar com os alunos a história, bem como os aspectos analisados por todos, tais como: expressões, idéias, movimentos, espaços etc...
Atividade 2
Frise a importância de um rascunho e da revisão do texto para garantir uma boa produção. Atente para o uso de parágrafos, travessões, dois pontos, outros sinais de pontuação, um título coerente (caso queiram mudá-lo), letras maiúsculas quando necessário, uso de pronomes, retomadas e outros aspectos que tornam um texto bem escrito.
Converse sobre a importância da leitura do texto por uma outra pessoa, que pode ver erros que passaram na própria revisão.
Atividade 3
Peça que falem sobre os procedimentos que devem ser tomados para passar um texto a limpo, como cuidado para não amassar a folha, capricho na letra, outra revisão do texto.
Levante a idéia da escolha de dois textos para serem lidos em uma outra classe da escola. Cada aluno que desejar irá ler sua produção e todos irão escolher os 2 melhores.
Na escolha do texto, os alunos devem considerar o que estiver mais fiel às imagens e mantiver a coerência, a unidade temática e a seqüência narrativa.
Os textos escolhidos deverão ser reescritos por você na lousa e, se achar conveniente, transcreva-os sem os erros de ortografia que por acaso aparecerem, pois a finalidade da reescrita coletiva nessa aula é garantir a fidelidade da narração às imagens.
Atividade 4
Indague-os sobre a importância do ato de revisão final e estabeleça os critérios que serão levados em consideração, tais como• Como o narrador apresenta as  personagens, suas características e as ações;
• Como são definidos o tempo e o espaço;
• Alguns elementos de coesão, mesmo que sejam os da linguagem oral (2º ano), tais como: aí, daí, então. Já 3º e 4º anos devem utilizar outros, mais próximos da linguagem escrita;
• Repetição ou substituição de termos no texto por pronomes, sinônimos, advérbios.
O texto para ser apresentado tem que estar bem claro, pois temos que ter em mente que a outra sala não viu as imagens.
Atividade 5
Por fim, combine como será a recepção da outra sala e a apresentação dos textos.
Quem fará a leitura, como será organizada a roda para acomodar muitas outras crianças e outros aspectos que os alunos considerarem relevantes.
Quanto ao convite para a brincadeira Cabo de guerra, fica a critério dos alunos, porém ela terá que ser feita fora do horário de aula.      

 Aula 3
Atividade 1
Releia a história Cabo de Guerra.
Agora imagine que você é uma das crianças que está brincando de cabo de guerra.
Coloque-se no lugar dela e escreva uma história como se fosse a personagem.
Não se esqueça dos detalhes que foram levantados na aula passada, como: nome das personagens, local onde brincam, o que sentem, pensam e falam, como se conheceram, quem deu a idéia da brincadeira e outras coisas que você imaginar.

Atividade 2
Faça um rascunho da sua história e, depois de pronta, troque com um colega para que ele leia e corrija a sua e você leia e corrija a dele.
Leia também para sua professora, para que ela possa dar algumas sugestões.

Atividade 3
Passe a limpo e leia para a sala. Durante a leitura dos textos, preste bastante atenção e escolha dois que você achar que estão bem escritos.

Atividade 4
Junto com a professora, colabore para a revisão final dos textos escolhidos.

Atividade 5
Escolham alunos de outra sala e convide-os para ouvir a história que vocês produziram.
Não se esqueçam de recebê-los com uma grande roda.
Depois da leitura, convide-os para na hora do lanche ou outro horário, brincar de cabo de guerra com vocês.  







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios