BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, agosto 28, 2012

Eleições 2012> Atividades para sala de aula>Turma da Mônica>29/08/12

Eleições 2012
Sugestões


Vejam tudo aqui:

Turma da Mônica Eleições

Aqui tem:
Sucata e Arte - Urna com caixa de papelão
Urna Eletrônica para recortar e montar
Título de Eleitor em branco para imprimir
Título de Eleitor e Cédula de votação
Elegendo um líder para a sala
Dicas - Trabalhando o horário político
Paródias - Musiquinhas para Campanha
SANTINHOS - Faça os seus!

http://www.pragentemiuda.org/2010/10/especial-eleicoes-na-escola.html

Objetivos:
Levar a criança a compreender a cidadania como participação social e política e exercitar e desenvolver essa cidadania
Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações
Apresentar as características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional
Ensinar a debater, avaliar, criticar e questionar a realidade
Aproximar a criança do conceito de democracia e ajudá-la a entender o que representa uma eleição, a função do voto, do título de eleitor e da inviolabilidade da urna
Compreender a importância dos compromissos assumidos em uma eleição pelos candidatos aos diversos cargos em disputa.

Atividades Sugeridas
Trabalhar a "igualdade de oportunidades", aproveitando para mostrar que em nosso sistema eleitoral os partidos com maior representação política têm mais tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV, por exemplo. Na escola, porém, os alunos dispõem do mesmo espaço para suas campanhas. Eles recebem apenas uma folha de sulfite para fazer um pequeno cartaz com o seu nome e suas propostas.
Explique aos alunos sobre as funções de um representante de classe e a oportunidade de representar a sua turma na busca de melhorias para o dia a dia na escola.
Tire as dúvidas dos alunos sobre o processo eleitoral e explique que todos irão dispor de mesmo espaço e tempo para divulgação de suas ideias, por meio de cartaz e de um pronunciamento para a classe.
Explique também que não é permitido trazer balas, doces ou qualquer tipo de brinde para conquistar a simpatia dos colegas. A campanha deve se fortalecer somente com base nas propostas dos candidatos!
Marque um dia para a eleição e explique que a votação acontecerá por voto secreto, para não haver constrangimentos entre os colegas.
Peça que os candidatos tragam uma foto 3 x 4 e, com ela, faça uma cédula no computador. Faça também um título eleitoral para cada aluno com nome completo, número de chamada na classe, turma e período.
Confeccione uma urna com caixa de papelão e uma cabine eleitoral. (MODELO AQUI)
No dia marcado, peça ajuda a dois voluntários para fazer o papel dos mesários. Um vai organizar a fila de votação e o outro vai marcar os nomes de todos os alunos que compareceram.
Depois que todos tiverem votado, faça a apuração na presença dos candidatos e divulgue o nome do vencedor na sala.
Organize uma pequena cerimônia de posse onde mais uma vez o representante de classe será lembrado de suas funções. Nesse dia, o aluno eleito recebe uma faixa, como a de Presidente da República. Veja modelo AQUI.
Avalie as proposta e incentive nas reivindicações. Ex. Lixo nas Escolas, qualidade na merenda, brigas no recreio, aquisição de computadores ou outros materias para a escola.
Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre os candidatos à Presidência da República, a política atual e tudo o que lhes chamar atenção sobre o assunto nos jornais e revistas atuais.
Monte um mural com essas notícias, com fotos e comentários dos alunos, criticando ou elogiando os acontecimentos pesquisados.
Discuta com eles alguns dos escândalos políticos e as possíveis formas de controle social para evitar que essas histórias se repitam.
Exponha a questão da importância do voto como forma de controle social e manifestação da vontade do povo.
Discuta o que poderia ser feito pelos alunos e pela coordenação para que a escola se tornasse um lugar ainda melhor de se freqüentar.
Sugira que os alunos façam propostas para que isso seja viabilizado e que os interessados se candidatem a representante de classe.
Realize eleições para eleger o representante por meio de voto direto e secreto, com apuração pública.
Peça aos alunos que pesquisem sobre os sistemas políticos de monarquia e de república e também as diferenças entre ditadura e democracia.
Eles devem trazer nomes de políticos que já governaram nesses termos, com detalhes sobre seus mandatos (o que fizeram de interessante ou de ruim para o país).
Discuta com eles o que esses governantes poderiam ter feito para que o Brasil fosse um país melhor hoje.
Monte uma linha do tempo com os principais acontecimentos do Brasil real e outra linha paralela com realizações que poderiam ter acontecido num Brasil ideal.
Discuta com os alunos possíveis melhorias para serem implantadas na escola, tornando-a um lugar melhor para todos.
Sugira que os alunos façam propostas para que elas sejam viabilizadas e que os interessados se candidatem a representante de classe.
Realize eleições para elegê-lo por meio de voto direto e secreto, com apuração pública.



Cidadania - Turma da Mônica

Pra quem quer falar sobre Cidadania no projeto e atividades sobre eleições esta é uma ideia maravilhosa. O Gibi da Turma da Mônica CIDADANIA traz uma história com a turma que esclarece o assunto para os pequenos. Tem também atividades, passatempos...
Para baixar





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios