BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, abril 01, 2014

E o dente ainda doía> Estímulos literários e numéricos> Saúde bucal> 01/04/14


Familiarizando com os números

"E O DENTE AINDA DOÍA"

Escrito e Ilustrado por Ana Terra
Ed Difusão Cultural do Livro - DCL
32 páginas

Um livro lindamente ilustrado, com texturas.
Todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas), e com textos fáceis de ler. Esse também brinca com números, e a historinha vai se desenrolando, do número um ao dez.

Um livro divertido que conta o "sofrimento" de um Jacaré que estava com dor de dente.

Então dois Coelhos tentam ajudar, e um deles diz que sabia como resolver a dor no dente: "pegue essa cenoura e comece a roer.
Mas nada resolvia, o Jacaré roía a cenoura e o dente ainda doía!"

Três Corujas entram na conversa, e aconselham que o Jacaré cutucasse o dente com um graveto bem forte. Quatro Tatus disseram que era preciso que o Jacaré mordesse um pedregulho, para curar a dor no dente.
Mas nada resolvia, e o dente do Jacaré ainda doía!

Cinco patos se juntaram para ver o que estava acontecendo, e disseram que com um carinho o dente ia parar de doer! Também seis Ratinhos quiseram dar uma solução: mandaram que o Jacaré cobrisse o dente com sabão! Então sete Toupeiras saíram de um buraco, e mandaram que o Jacaré mastigasse uma raiz-forte.
O Jacaré tudo fazia, mas nada adiantava.. o dente ainda doía!

Oito sapos que estavam em uma lagoa disseram que o melhor era lamber uma mosca. Depois nove esquilos de uma mesma família soltaram as vozes e mandaram que o Jacaré colocasse na boca um punhado de nozes e finalmente dez passarinhos vieram resolver o problema: Coloque no seu focinho essa pena!

O dente do Jacaré ainda doía, mas de repente, sem dar tempo de mais alguém chegar, o Jacaré bufou, começou a ofegar e deu um grande espirro.

" - Funcionou! A pena me deixou bonzinho! Já posso até matar a fome fazendo um lanchinho"
Então a bicharada toda deu no pé... ninguém queria ficar para ser almoço de Jacaré!

Esse livro foi distribuído pelo Itaú - Fundação Itaú Social.




Sequência numérica



Conteúdo: Sistema numérico  (1-10)
Objetivos:
  • Conceituar número – ordenação(crescente e decrescente), classificação, quantificação;
  • Reconhecer números;
  • Identificar e utilizar estratégias para quantificar;
  • Agrupar elementos segundo sua quantidade,
  • Conhecer dezena e identificá-la como grupo de dez elementos.
Metodologia:
1ª  Fazer a rodinha de leitura, o professor deverá introduzir sobre qual estória irão ouvir hoje. Ler o Livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra;
2ª  Após contar a história, pedir para os alunos dizerem o que mais chamou atenção deles;
3ª   Mostrar os numerais presente na estória;
4ª  Fazer coletivamente – se necessário tenha fixado na sala de aula cartaz da sequência numérica 1 – 10, pode ser feito até mesmo com as ilustrações do livro – a leitura dos números;
5ª  Retorne com os alunos para sala, pra que possam fazer as atividades propostas. Sugiro algumas atividades do livro “Probleminhas” de Ruth Rozendo Caputo da Coleção: Aprender é divertido, páginas 6, 7, 8, 10 e 16.  Também indico duas atividades do blog: Ensinando com carinho, pinte a quantidade que se pede e descubra qual número que estão escondidos... (vide ref. Bibliográficas);
Recursos didáticos:
TERRA, A. E o dente ainda doía. São Paulo: DCL, 2012.;
Cartaz numérico,
Giz/caneta para quadro.

Avaliação:

Consistirá na observação da desenvoltura dos alunos na busca de solucionar os questionamentos e o modo como se resolverá as atividades propostas. Durante todo o desenvolvimento da atividade os alunos serão acompanhados e orientados na construção do passo a passo de seu conhecimento.

Verificar se o aluno foi capaz de:

  • Assimilar ordenação e quantificação
  • Agrupar elementos.




Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -






Observação do Linguagem
Tem dias que o blogger  não "obedece" minha formatação.
Peço desculpas...
Cliquem nas fontes,na dúvida.









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios