BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, janeiro 28, 2014

O coelhinho insone >Hora de dormir> Estímulos literários > 28/01/14

Resultado de imagem para livro o coelhinho insone
HORA DE DORMIR
TEMA
MEDO/SOLIDÃO
Coelhinho não tinha irmãos e, todas as noites, dormia sozinho no quarto que era só dele.
 Às vezes, ele se sentia tão só que não conseguia dormir. 
Uma noite, decidiu ir procurar a companhia de um bom amigo para dormir.
 Visitou todos os que ele conhecia: o esquilo, o gambá, o porco-espinho, o urso e a coruja, e sempre foi muito bem recebido mas... cada um tinha um costume e Coelhinho não conseguia dormir. 
Onde ele acabou a noite?  
A tonalidade das ilustrações cria um perfeito cenário noturno e a expressividade dos animais demonstra, com ênfase, os fatos inesperados que dão graça ao livro. 
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
 Era feliz e não sabia 
Ah, Coelhinho... Pra que você foi inventar? Tinha um quarto todo transadinho, só pra você. Um monte de brinquedo legal. Uma caminha daquelas que diz: "Vem dormir, vem!". Mas cadê que Coelhinho dormia? Nada... Ficava olhando para a Lua e pensando que, pra dormir, só se tivesse a companhia de um bom amigo. Ah, é? Daí, ele foi procurar. Tentou com o esquilo, com o gambá, com o porco-espinho, com o urso e com a coruja. Mas cada um desses tinha um problema que não deixava Coelhinho dormir. “Então, como é que fica?” - perguntou Coelhinho pra coruja. “Fácil” - respondeu ela. “Volte para sua casa, que é o seu lugar.” E não é que era? E não é que sempre foi? Êta, coruja esperta! Êta, quartinho gostoso! Êta, caminha boa! E lá ficou ele deitadinho, sozinho como antes, mas feliz como nunca e... e... e ... E não é que Coelhinho dormiu? 
1. Vamos dar uma de coruja sábia? Sabe como? Vamos deixar uma mensagem para Coelhinho encontrar quando acordar, para ver se ele aprende a lição. Qual dessas aí embaixo você acha que tem a ver com a história? 
( ) Devagar se vai ao longe. 
( ) Antes só do que mal acompanhado. 
( ) Pimenta nos olhos dos outros é refresco. 
( ) Amor com amor se paga. 
( ) Quem vai ao vento perdeu o assento. 
2. Será que vocês notaram uma coisa?... Temos cinco sentidos. E toda vez que um dos amigos de Coelhinho o fazia acordar, era atacando um deles. Querem ver? É só numerar a coluna das ‘aprontações’ dos amigos de acordo com o sentido correspondente... 
a. Esquilo comendo nozes. ( ) olfato
b. Gambá soltando cheiro ruim. ( ) audição
c. Porco-espinho deixando espinhos soltos. ( ) visão
d. Urso roncando que nem trovão. ( ) tato
e. Coruja com luz acesa para ler. ( ) audição 
3. Epa! O sentido da audição foi atacado pelo esquilo e pelo urso. Então, se nós temos cinco sentidos, está faltando um. Qual é mesmo, hem? 
Paladar. 
4. Ainda bem que Coelhinho tinha um bocado de amigos. Mas quer ver a diferença que faz trocar uma palavrinha de lugar? Vá ao dicionário e olhe só o problema que Coelhinho ia arranjar se, em vez de um urso amigo, tivesse um amigo-urso. Explique a diferença pra gente... 
5. Coelhinhos são astros de muitas histórias. E tem o coelhinho de verdade, desses que moram em tocas e têm um bando de filhotinhos. Vamos ver se você sabe a diferença entre um e outro. Marque P para as frases que falam de coelhinhos personagens de histórias e V para as que falam de coelhos de verdade. 
( ) O Coelhinho da Páscoa é famoso em boa parte do mundo. É ele quem traz ovos de chocolate para nós. 
( ) O coelho é um mamífero que é encontrado tanto em estado selvagem como em criações e como animal doméstico. 
( ) O coelho não põe ovos. Seus filhotes crescem na barriguinha da coelha. E, por falar nisso, ovos de bicho, bichinho mesmo, não são de chocolate. 
( ) O Coelhinho é tão esperto que sempre engana lobos, raposas e outros dentuços que querem papá-lo. Além disso, é um dos animais mais rápidos que existem. Só perdeu uma corrida, para a tartaruga, que passou a perna nele direitinho, aquela vez. 
6. Já que o assunto é coelho e Coelhinho, pensa só numa coisa: muita gente acredita que pata de coelho dá sorte e carrega sempre uma. Mas, se era para dar sorte, devia ter dado era para o coelho, que tinha quatro e pelo menos aquela — a tal que devia dar sorte — ele perdeu. 
Papo com o professor 
Tem criança que não consegue ficar sozinha. E que estranha a hora de dormir por isso mesmo — porque é a hora em que é deixada sozinha. Mas tem uma diferença entre estar sozinho e se sentir solitário. Estar sozinho é estar consigo mesmo. É uma pausa para pensar, descansar, se refazer... sonhar, ter idéias. Não é muito fácil para uma criança compreender que estar sozinho pode ser algo bom e, às vezes, até necessário. Mas quem sabe com essa história do coelhinho, que achava que precisava de companhia para dormir, se consegue botar a criançada para pensar a respeito?

PROJETO APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS

JUSTIFICATIVA:

Percebendo que os valores estão se perdendo a cada dia com a correria da vida moderna e que isso se reflete diretamente na escola, pensamos nesse projeto com as séries iniciais, onde os alunos participarão de atividades que terão como objetivos o respeito ao outro, a cooperação, o diálogo e a busca pela paz interior.



OBJETIVOS:

Proporcionar momentos de leitura de histórias que relatam sobre as diferenças existentes;

Propiciar atividades e brincadeiras que favoreçam a integração dos alunos, professores e pais;

Entrevistar um membro da família (avô, pais, tios e idosos da comunidade) sobre felizes lembranças de sua infância;

Ilustrar e registrar em forma de listas e textos coletivos as histórias lidas; Escolher, reescrever, dramatizar e apresentar para as demais turmas uma história lida;

Dar um abraço da paz em volta da escola envolvendo os alunos, professores, funcionários e membros da escola;

Perceber e respeitar as diferenças existentes entre nós.

Utilizar o espaço e os recursos do laboratório de informática no desenvolvimento do projeto.



ETAPAS:

Levantamento dos conhecimentos prévios;

Pesquisa com os pais e avós sobre brincadeiras cooperativas;
Entrevista com os familiares e membros da comunidade sobre momentos felizes da sua infância;
Leitura de histórias que relatam sobre as diferenças existentes;
Registro e ilustração das histórias lidas;
Brincadeiras que propiciam a integração dos alunos;
Socialização e reflexão das leituras lidas;
Dramatização das histórias lidas; Elaboração de uma poesia;
Votação eletrônica para escolha do desenho criado;
Encerramento com um abraço da paz em volta da escola.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:
Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos através de imagens no laboratório de informática;
Registrar no laboratório de informática utilizando no Word as perguntas que serão feitas aos familiares;
Entrevistar um membro da família e pessoas da comunidade na biblioteca interativa; Registrar a pesquisa utilizando o Power Point no laboratório de informática;
Ler e compartilhar as leituras com os colegas na sala de aula e na BEI;
Ilustrar as histórias lidas no laboratório de informática utilizando o Tux Paint; Fazer listas das histórias lidas na sala de aula;
Fazer reescrita coletiva na sala de aula;
Confecção de uma caixa junto com os pais;
Criar um desenho que represente algumas das diferenças existentes entre os seres humanos, utilizando o Tux Paint;
Participar da votação eletrônica no laboratório de informática para eleger o desenho que será pintado na camiseta;
Pintar a camiseta.

PRODUTO FINAL:
Abraço da paz ao redor da escola

AVALIAÇÃO
Será avaliado:
•Mudança de postura frente as diferenças;
•Habilidades com os aplicativos Word e Power Point e Tux Paint;
•Apropriação da leitura e escrita;
•Ampliação de repertório ( vocabulário) na oralidade;
•Respeito ao outro.
Dramatização
AQUI
Ouvindo a história
AQUI









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios