BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, novembro 30, 2023

A verdadeira história de papai Noel>Cadê o saco de presentes do papai Noel? Literatura natalina> 30/11/2023

 


Autor: Alexandre Lobão
Ilustrador: Carlos Jorge


“O Papai Noel existe de verdade?” Quando Aninha faz esta pergunta, seu pai se desconcerta e resolve lhe contar a “verdadeira história de Papai Noel”.

Este livro conta quem foi o “verdadeiro” Papai Noel, e como os pais se tornaram “herdeiros” da tradição de presentear as crianças no Natal.  Um livro que conta a “verdade” sobre Papai Noel às crianças, sem perder a magia do Natal!
 

Temas abordados: carinho, a origem do Natal, o verdadeiro espírito natalino, união familiar, detalhes sobre a vida em países de clima frio (neve, treno, renas etc).

 

- Mostre a capa do livro e faça perguntas inferenciais, para que alunos aprendam as técnicas de antecipação e definição de hipóteses, que ajudam na compreensão da leitura.  Exemplos:  “Qual será a verdadeira história do Papai Noel?”; “Quando esta história se passa? (atualmente, antigamente, e em que época do ano)”. Quem deve ser o personagem principal?  (uma criança, um adulto… características)”.

- Explique que toda história tem começo (apresentação dos personagens), uma mudança (que faz a história se desenvolver – se nada mudar, não há história!) meio (desenvolvimento do tema) e fim (conclusão); e que os personagens são elementos importantes para fazer as histórias ficarem divertidas.

- Peça aos alunos que leiam, em voz baixa, o livro, em casa ou na classe. Sugira que prestem atenção nos elementos da história apresentados: partes da história e personagens (quem são, onde vivem etc).  No caso, temos duas histórias, a do livro e a que o pai conta para a filha, que podem ser analisadas separadamente.  Exemplo:


Livro

História do pai

Personagens:  pai (Pedro) e menina (Aninha)

Personagens:  Nicolau / Papai Noel

Começo: menina em casa, na época do Natal

Começo: Nicolau é um lenhador

Mudança: ela quer descobrir se Papai Noel existe

Mudança:  ele se aposenta e começa a dar presentes às crianças

Meio: pai conta a história do Papai Noel

Meio: Nicolau dá presentes a várias gerações de crianças, mostrando o verdadeiro espírito natalino até morrer

Conclusão: descobrindo a verdade sobre Papai Noel, ela vai dormir

Conclusão: tocados pelo espírito natalino, os pais continuam a tradição de Nicolau

 

- Após a leitura, peça que alunos avaliem o texto oralmente ou por escrito, abrangendo os três níveis de leitura:

Leitura objetiva: Segundo o pai de Aninha, como era o nome do Papai Noel? Onde ele vivia?  O Natal é a comemoração de quê?

Leitura inferencial: O que você acha que os pais das crianças descobriram ao entrar na casa do Papai Noel?  Quem deu os presentes para as crianças naquele Natal?  Que idade deve ter Aninha?

Leitura avaliativa: Como deve ser viver na terra onde vivia o Papai Noel, onde neva no inverno?   Explique com suas palavras o que você acha que é o “espírito de Natal”.  Você acha que as pessoas hoje em dia têm o verdadeiro espírito natalino?  O que podemos fazer para reforçar este espírito natalino, durante todo o ano?

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- Braz, Júlio Emílio. Um presente para toda vida. Franco Editora.

- BORGES, Iris. O Natal mágico do vovô Samir.  Franco Editora.

Fonte: AQUI


Atividade sugerida de L. R. Assessoria Pedagógica
A pergunta da Aninha para seu pai Pedro é até hoje, de muitas crianças às famílias e educadores.
IDEIA:
* PERCEBER como a criança lida com essa questão, procurando respeitar os conceitos passados para ela e a maturidade da mesma.
A partir daí, desenvolver as atividades sugeridas:
- O que você sabe sobre Papai Noel?
( Deixar que falem, sem interrupções);
* PROPOR à leitura do livro e ao final, deixar que falem também sobre o mesmo.
- O que mais chamou atenção?
- As curiosidades da Aninha também são suas? Teria outras? Quais?
- Escrever e tentar com a família é amigos, as respostas.
- Tem alguma outra palavra no livro desconhecida?
* APROVEITAR a ocasião e dialogar sobre a MORTE!

Entrevistando o autor: AQUI

Cadê o saco de presentes do papai Noel?
Autora: Marta de Almeida Oliveira
Ilustrador: Anttonio Pereira


E agora? Onde será que foi parar o saco de presentes do Papai Noel? Quem será que está atrapalhando o trabalho do velhinho? Venha ajudar os duendes nesse mistério...

Temas abordados: imaginário infantil; reino da fantasia; consumismo/consumo consciente; tradições culturais.
Sugestões:
- Troque experiências entre as crianças sobre quais comemorações participam em suas famílias.
- Ao final de cada ano, nossa sociedade comemora o Natal – quais as experiências que as crianças possuem sobre essa época do ano.
 - O que conhecem sobre o Papai Noel? Quais as práticas sociais que as crianças têm com essa personagem (visitas, espera, escrita de cartas, bilhetes etc).
- Sempre esperamos presentes do Papai Noel – os presentes só podem ser algo material? Podemos presentear alguém com algo que não custe dinheiro?
- Organize na escola, junto às crianças, uma Feira de Trocas de Brinquedos promovendo um Natal em que trocar é mais divertido que comprar.
- Organize na escola, junto às crianças, uma arrecadação de brinquedos para serem doados a instituições que cuidam de crianças promovendo um Natal Solidário.
- Organize construção de brinquedos com sucata e material reciclável e troque entre as crianças.
- Converse com as crianças sobre o que conhecem sobre as demais personagens que aparecem na história.
- O ilustrador desenhou as personagens de acordo com a sua imaginação; proponha que as crianças desenhem as personagens conforme sua imaginação, conforme o que já ouviram falar sobre elas.
- Troque endereços entre as crianças e incentive a escrita de cartões de Natal para que as crianças troquem entre si.
- O Papai Noel da história é um pouco esquecido, não é? Converse com as crianças sobre as pessoas idosas em nossa sociedade (como são consideradas e tratadas, se possuem familiares idosos, como as cidades poderiam ser para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas).
        
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- Lobão, Alexandre. A verdadeira história de Papai Noel. Franco Editora.
- Braz, Julio Emílio. Um presente para toda vida. Franco Editora.
  Fonte: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios