Vai ser dada a largada! O elefante e a formiga combinam uma audaciosa disputa floresta adentro. Quem você acha que será o vencedor? Uma divertida releitura de uma fábula que dialoga com as ilustrações em cartum.
Releitura de uma fábula, que dialoga com ilustrações em cartum e propõe uma reflexão sobre a relação entre o mais forte e o mais fraco, sobre a superação e sobre a ideia de que todos são capazes de alcançar seus objetivos.
No livro O elefante e a formiga, Mario Vale faz uma releitura da conhecida fábula contada em prosa por Esopo e, mais tarde, em versos, por La Fontaine, A tartaruga e a lebre. Esopo é considerado o criador da fábula como gênero literário, mas ninguém sabe ao certo se ele realmente existiu. Conta-se que ele era um escravo grego que viveu na ilha de Samos, na Grécia Antiga, por volta de 670 a.C. Outros estudos mostram que as primeiras fábulas datam o século VIII a.C. e, assim, Esopo não seria o inventor do gênero, mas, sem dúvida, o mais conhecido fabulista da antiguidade (SMOLKA, 2004). Jean de La Fontaine, escritor e poeta francês, nascido em 1621, é outro grande autor reconhecido por suas fábulas. Escreveu mais de duzentas delas, grande parte recriações dos textos de Esopo. Como era poeta, La Fontaine escrevia fábulas em forma de poemas, seguidos por uma moral. Por esse motivo, você encontrará diversas versões da fábula A tartaruga e a lebre, inspiração de Mario Vale para O elefante e a formiga. Além de versões diferentes, a autoria pode estar associada tanto a Esopo quanto a La Fontaine, bem como o título pode também ser encontrado como A lebre e a tartaruga, O coelho e a tartaruga, entre outros. Dependerá do autor, da editora e da tradução feita. Sempre que escolher uma versão para a leitura, procure saber sua origem. Isso enriquecerá o seu repertório leitor e o das crianças.
O elefante e a formiga:
Era uma vez um elefante forte uma formiga fraca, mas rápida.
Um dia, a formiga e o elefante se encontraram e o elefante falou:
— Formiga você é tão fraca duvido que consegue me vencer: hahahahahaha…. – disse a formiga tentando lhe ensinar a lição, mas não adiantou nada.
— Tamanho nem força são documentos. – disse o elefante. Até parece! hahahaha….. Até amanhã hahahaha….
Chegou o dia do combate e todos os animais foram assistir a luta entre o elefante e a formiga.
O elefante, confiante, foi o primeiro a tentar bater na formiga; mas, não conseguiu, porque ela era muito ligeira.
O elefante caiu duro no chão porque ele ficou tonto e a formiga disse:
— Tamanho não é documento!!!
Moral : Tamanho, nem força são documentos! AQUI
Proposta de trabalho: AQUI
Ouvindo: AQUI
A corajosa formiga e o elefante: AQUI, AQUI
Cantando: AQUI - Sobre amizade AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.