Sequência didática para primeira semana de aula
A BNCC considera as contribuições da perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita. Mas também aponta ser preciso um trabalho com a consciência fonológica e com conhecimento das letras para ajudar a criança a evoluir em suas hipóteses de escrita.
A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.
Vejam AQUI + Habilidades BNCC + Sugestões aulas
Sugestão plano de aula 1º dia
Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, para que fazer.
Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como:
• Os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas;
• Conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem;
• Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos;
• Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos;
• E, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando. AQUI
Dinâmicas
Estratégias de leitura em ação
Planejamentos
Língua Portuguesa 1ºano
Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estudar a formação e a utilização do alfabeto na escrita das palavras-compreendendo que a escrita é fonética, através do estudo da ortografia e da gramática.
- Construir palavras, frases, a partir das sugestões do professor e dos alunos.
- Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
- Respeitar as identidades e as diferenças;
- Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
- Identificar o tema de um texto.
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
CONTEÚDOS
- Alfabeto
- Vogais
- Junções das vogais Consoantes
- Sílabas simples letras maiúsculas e minúsculas.
- Construção de frases.
- Leitura: Silenciosa, coletiva e individual.
- Leitura de palavras, frases e textos, envolvendo as mais variadas tipologias textuais tais como: informativo, poético, literatura infantil, jornal.
METODOLOGIA
- Cantinho da leitura.
- Historinhas Dinâmicas diversas Poesias Livro didático Revistas.
- Conversa informal, Jornais, Quadro e giz, Gibis, Bingo, Brincadeiras, Materiais concretos…
- Dramatização, Cartazes, Rodinha de conversa, Livros literários, Desenho livre, Dvd, Músicas, Filmes, Som, Jogos, Alfabeto móvel, Exposição de objetos, Relógio móvel, Fantoches e etc.
- Avental de Histórias, Produção de texto, Roleta, Colagem, Recortes, Apresentações, Teatro, Dedoches, etc.
- Poema, Cantigas, Parlendas, Advinhas, Quadrinhas…
- História em quadrinho.
- Oralidade.
- Sequência lógica das ideias.
- Ampliação do vocabulário Adequação da linguagem a situação de uso.
- Identificação do número de sílabas nas palavras.
- Separação de silabas Discussão oral sobre textos.
- Elaboração de frases.
- Interpretação através da elaboração de desenho.
- Reforço ortográfico.
- Atividades no caderno em folhas.
- Recapitulação dos conteúdos apreendidos.
- Contar história.
- Quebra-cabeça.
- Ditados mudo, relâmpagos e visuais.
- Bingo das letras, palavras e silabas.
- Boliche de letras.
- Cruzadinhas.
- Caça-palavras.
- Livros de literatura infantis.
- Jogos diversos.
- Cartazes.
AVALIAÇÃO
O aluno deverá valorizar sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.
TEMAS TRANSVERSAIS
Pluralidade cultural, Educação Especial, Temas locais, Consumo, Valores, Saúde, Ética.
RECURSOS
Revistas, livros, tesoura, palitos de picolé, sucatas, dados, lápis de cor, jogos de letras, sílabas, palavras e frases, pinturas, músicas, som, jornais, guaches, pedaços de E.V.A, papeis de diversas cores, botões.
MAIS PLANEJAMENTOS
Plano de aula/Sugestão
TEMA: LEITURA PELO PROFESSOR DE LIVRO NARRATIVO
OBJETIVOS:
- Ouvir um texto literário.
- Conhecer algumas características desse gênero.
PROCEDIMENTOS:
Informe os alunos sobre o livro que será lido, antecipando pequena parte da trama da história, seus personagens, o local onde ela se passa – como se fosse um anúncio da próxima novela.
Mostre a capa, o nome do livro, o nome do autor, da editora e também as ilustrações da capa, levando o aluno a antecipar a história com suas hipóteses.
Compartilhe com o grupo por que você gostou da história, pergunte do que eles mais gostaram, compare com outras histórias lidas ou já conhecidas do grupo, releia alguns trechos, retome ilustrações etc.
RECURSOS
Livro infantil.
AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua observando a participação dos alunos.
Link para essa postagem
Amei seu blog, parabéns!
ResponderExcluirObrigada!
Excluir