Criatividade e ludicidade igual incentivo à leitura
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar rodas de leitura.
Os campos de atuação priorizados nesta atividade são: artístico-literário/vida cotidiana.
O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Neste nível de leitura, espera-se o trabalho das relações entre o verbal e não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens.
Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 3º ano do Ensino Fundamental é o universo circense: Ler é um espetáculo!
Os campos de atuação priorizados nesta atividade são: artístico-literário/vida cotidiana.
O objetivo é enfatizar atividades que busquem os efeitos de sentido dos textos multissemióticos, das atividades poéticas, da brincadeira com a palavra e a imagem. Neste nível de leitura, espera-se o trabalho das relações entre o verbal e não verbal, buscando a intencionalidade da produção de mensagens.
Os gêneros priorizados são: contos (populares, de fadas, de assombração etc.), cordel, crônicas, texto dramático. A esfera lúdica escolhida para o 3º ano do Ensino Fundamental é o universo circense: Ler é um espetáculo!
Justificativa: Esta atividade de roda de leitura pode ampliar a fluência e a consolidação da leitura expressiva, de modo que, na dinâmica proposta, os alunos se constituam como mediadores de suas próprias leituras. Assim, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, tendo como foco a função lúdica, de encantamento com os textos, mas também pela criticidade, pelo escutar o outro, pelo diálogo, principalmente por meio da leitura coletiva e compartilhada.
Materiais necessários: Selecionar o grupo de livros a ser utilizado na atividade previamente.
Na dinâmica desta proposta de Roda de leitura, se possível, criar uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia comparativa do espetáculo circense com a prática leitora e, com isso, sejam criadas expectativas artístico-literárias de leitura.
O fio condutor dos elementos do livro serão destacados com o uso das “cartas mágicas”, que viabilizarão questões para ser comentadas pelos estudantes.
Na dinâmica desta proposta de Roda de leitura, se possível, criar uma cenografia do ambiente de leitura para que os estudantes adentrem na ideia comparativa do espetáculo circense com a prática leitora e, com isso, sejam criadas expectativas artístico-literárias de leitura.
O fio condutor dos elementos do livro serão destacados com o uso das “cartas mágicas”, que viabilizarão questões para ser comentadas pelos estudantes.
Dificuldades antecipadas: Falta de motivação para realizar as leituras ou participar das discussões coletivas. Dificuldade em decodificar o texto. Dificuldades em expor oralmente as impressões da leitura realizada. AQUI
Aula/Roda de leitura/4ºano
Aula/Roda de leitura/5ºano
Despertando o gosto pela leitura/Aula:
Para que a ação de ler seja espontânea e cause impacto positivo na criança, deve-se:
- reconhecer o tempo de atenção da criança e não ir além dele;
- procurar compreender o tipo de assunto que desperta a curiosidade na criança, para então escolher o material de leitura;
- estimular a interação da criança com o livro perguntando sobre do que trata a história que será lida. Isso pode ser feito depois de você ler a resenha da história; em seguida, abra espaço para deduções introduzindo perguntas como “E agora o que vai acontecer?”, “Como será que vai acabar?”, “Como vocês gostariam que a história acabasse?”;
- permitir que a criança “leia” com ou para você, quando já conhecer bem a história, apoiada na memória e nas ilustrações do livro;
- promover oportunidades para o reconto da história.
Dinâmicas para aulas de leitura
Projeto Blitz da leitura
Cantinhos bonitinhos...
Olhem os cabides!
Mais ideias:AQUI
Fonte
AQUI
Dinâmica banquete da leitura
Fonte
A boneca foi feita de EVA e meia, e se tornou um excelente subsídio para a hora da contação da História. Além de tornar o momento mais lúdico, as crianças ficam totalmente concentradas e acompanham toda história com bastante atenção.
Ela pode ser usada em qualquer tipo de apresentação.
AQUI
Dinâmica banquete da leitura
Uma maneira bem interessante de incentivar a leitura em sala de aula é trabalhando textos de autores famosos no BANQUETE DA LEITURA.
Na mesa da sala, organize diversos textos de autores que deseja trabalhar e coloque-os em panelas para que chame atenção destacando cada escritor.
Nos cardápios podemos preparar:
Galinhada de Manoel de Barros
Feijoada de Vinicius de Moraes
Macarronada da Cecília Meireles
Sopa de Cora Carolina
Milk Shake da Rosa Clementino
Vitamina da Maria Mazzetti
Salada de frutas de escritores
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.