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Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
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Krika.
30/06/2009

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segunda-feira, maio 09, 2022

Cem pinguins ou sem pinguis?>Gênero contos>Treino ortográfico>Vamos escrever?>Figuras de linguagem>09/05/2022

Autor: Adriano Messias   Ilustrador: Jefferson Galdino

Cem pinguins ou sem pinguins? É uma brincadeira em torno de mal-entendidos e chistes linguísticos. O que aconteceria se um vendedor chinês de uma lojinha de bugigangas encomendasse pinguins de louça e chegassem até seu vilarejo pinguins de verdade? E se, a cada tentativa de devolver as aves, a confusão continuasse e mais bichos não parassem de chegar?

Gênero: conto

TCTs: cidadania e civismo (direitos da criança e do adolescente; educação e direitos humanos; vida familiar e social); ciência e tecnologia; economia (educação financeira; trabalho); meio ambiente (educação ambiental; educação para o consumo); multiculturalismo (diversidade cultural)

Tópicos para orientação do professor: brincadeiras; humor; jogos de linguagem; matemática; relações de trabalho; sistemas de produção.

Sobre esta obra

Uma narrativa bem engraçada, que mostra deslizes quando não nos comunicamos corretamente.

Seu Ling-Ling tinha uma lojinha de bugigangas. Certo dia uma senhora entrou na loja e queria um pinguim de louça para colocar em cima da sua geladeira. Como estava em falta, o comerciante se comprometeu em encomendar diretamente da China, lindos pinguins de porcelana. Foi, então ao correio para enviar um telegrama. O telegrafista bem distraído fez uma confusão na mensagem e logo começaram as confusões...

Seu Ling-Ling pediu cem pinguins daqueles que se colocam sobre a geladeira, que viriam num navio de Xangai. Sabendo que telegramas se pagam por palavras e até os pontinhos são cobrados, o comerciante preferiu simplificar a mensagem, para não pagar caro.

Era para o navio trazer cem pinguins de geladeira! E que confusão! Chegaram no porto cem pinguins de verdade, em geladeiras... Era pinguim de todo lado, foram entrando na lojinha e se acomodando como podiam. Virou uma bagunça tremenda. Transtornou a vida de todos. Os pinguins foram invadindo quintais, pomares, casas, porões..

Tudo isso por conta de erros ortográficos, pontuações e interpretações equivocadas.

O telegrafista ficou envergonhado, quando percebeu seu erro e, finalmente enviou uma mensagem correta, clara e precisa: "Ao capitão do navio China: Não mandar mais pinguins. Recolher os que aqui estão. Foi tudo um engano."

Para azar de seu Ling-Ling, outro telegrafista veio substituir o primeiro. E não é que este também trocava as letras? Vejam só: A cliente desta vez queria garrafas coloridas e medalhas de São Longuinho. A mensagem era: "Favor enviar mil garrafas e duas medalhas de São Longuinho". E o atrapalhado do telegrafista enviou: " Favor enviar mil garrafas e dois mil dromedários a São Longuinho." O resto já imaginam né?

Ah! A cidadezinha se chamava São Longuinho!

Palavras homófonas

Som igual, grafia e significado diferente

Sem é uma proposição que indicativa de carência ou ausência; referente a não possuir, não ter. Cem significa número equivalente a dez dezenas; cardinalidade de um conjunto que contenha uma centena de elementos distintos; representado pelo símbolo 100. AQUI

Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.

Exemplos de palavras homófonas: AQUIAQUI

Uma história com mil macacos/Ruth Rocha: AQUI

Brincando com a linguagem/Jogos de palavras

O processo de desenvolvimento linguístico das crianças ocorre de forma gradual, ano a ano, com o aprendizado de novas formas de pronúncia, tentativas de comunicação com os pais e absorção de vocabulário. AQUI

Objetivo principal dos jogos verbais é a ampliação do vocabulário, memória e pronúncia:

Brincar de trava-línguas, rimas, telefone sem fio e jogos que repitam sons, vocábulos e palavras, além de parlendas são alguns exemplos de jogos verbais. Todos valorizam o aspecto lúdico e criativo da linguagem: AQUI

Hospital das palavras

Vamos juntos preparar o Hospital das Palavras, um excelente recurso visual para você trabalhar ortografia com seus alunos do Ensino Fundamental I: AQUI

O hospital das letras: AQUI

Sequência didática: Ortografia: AQUI

Mais sugestões ortográficas no Linguagem: AQUI

Mais figuras de linguagem: AQUI

Para analisar contos lidos/Rafaela Remedio/UP Ensinar

"Ao planejar uma aula de análise de um texto o ideal é ler o texto várias vezes, para conhecê-lo em detalhes. Neste momento faz-se necessário propor boas questões para que as crianças se mobilizem em torno do texto.
O objetivo desta atividade é a reflexão sobre a linguagem e o trabalho deve ser como sempre intencional e planejado.
Explore os recursos desse gênero que foi lido, deixe que as crianças observem e falem suas percepções.
Abaixo aponto algumas ideias de perguntas que podem nortear seu trabalho durante a análise de cada conto:
✨
Como este texto se inicia? (Era uma vez, Certa vez, Um tempo atrás, Há muito tempo atrás…)
✨
Qual é a linguagem utilizada? (Informal ou não)
✨
Que tempo verbal foi utilizado? (Ocorreu no passado ou são fatos presentes?)
✨
Como acontece a marcação do tempo? (Ocorreu num único dia ou se passaram anos até o desfecho?)
✨
Como os personagens foram caracterizados? (Apresenta características físicas, são muitos personagens que participam, onde moram, o que gostam de fazer, são homens ou mulheres)
✨
Que trechos chamam mais atenção do leitor?
Interessante você solicitar que a criança aponte onde está cada uma das respostas que foram sendo dadas. Por exemplo: “Você disse que o narrador não participa dessa história, onde comprovamos isto no texto?” “Qual parágrafo indica que este personagem é uma mulher?” Ou “Utilize um marca texto e grife a parte do texto que foi engraçada”.

Percebe como este trabalho com textos pode ser muito produtivo?" UP Ensinar




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