Autor: Isabela Becker/Instituição: DPaschoal
Ouvindo: A grande lição de escutar um não: AQUI, AQUI
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Desobediência, boas maneiras, ética, virtudes, valores= educação emocional/socioemocional, são alguns temas essenciais de nosso cotidiano escolar. Por isso indicamos estímulos literários referentes a estes temas, de forma lúdica. No ensino infantil falamos carinhosamente de "isso pode" isso não pode" "não",etc. Através das histórias as crianças aprendem brincando.
Crianças extremamente teimosas, agressivas quando contrariadas, com tendências vingativas e avessas a qualquer frustração podem apresentar intensas dificuldades em conviver socialmente com sua família e com figuras de autoridade. Tais comportamentos podem ser sinais componentes do Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD).
- 1 – Advertir comportamentos com cautela. Quando a criança iniciar comportamentos que chamem atenção, a melhor forma é não repreendê-la na frente dos colegas! ...
- 2 – Reforce a inclusão da criança nas aulas. ...
- 3 – Conquiste a confiança da criança. ...
- 4 – Adaptações que fazem toda a diferença nas aulas. Continua: AQUI
- Objetivo: Reconhecer sentimentos;
- Idade: Todas;
- Material: Folha de papel sulfite.
Explique para cada participante que os sentimentos podem ser traduzidos em uma folha.
No mesmo momento, entregue uma folha de papel sulfite para cada um dos integrantes.
Após isso, eles devem ser orientados a aproximar o papel perto do ouvido e balançá-la.
Os barulhos resultantes do balançar das folhas devem ser associados ao barulhos emitidos quando as pessoas estão cheias de sentimentos ruins, como o estresse ou cansaço.
Peça que eles amassem essas folhas como se fossem sentimentos ruins, pensando no bem.
Em seguida, eles devem ser orientados a desamassarem as folhas e balançarem mais uma vez perto dos ouvidos. Com isso, a folha não deve fazer barulho como anteriormente.
A reflexão final deve ser que todos temos sentimentos ruins, como a raiva, que faz serem ditas palavras não desejadas e deve existir uma precaução para isso.
A solução é “amassar” esses sentimento, reconhecê-los e suprimi-los para não afetar a si mesmo e ninguém a nossa volta.
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Dinâmicas para vencer a agressividade
Quando os alunos da educação infantil estão sentindo raiva, é difícil de faze-los se concentrar. Nesta dinâmica, o professor será responsável por prender a atenção do aluno e acalmá-lo da raiva.
Livros infantis. Execução da Dinâmica:
Os livros infantis são ferramentas potentes para o desenvolvimento das crianças. Mesmo que seu aluno saiba ler, a proposta aqui é que você comece a ler algo que seja do interesse dele para tirar o foco do ataque de raiva.
Leia mesmo que no início ele não esteja prestando atenção. Use recursos lúdicos para chamar a atenção para o que você está lendo.
De quebra, a atividade vai estimular nos pequenos o interesse pela literatura infantil desde cedo.
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