Uma simpática lagarta está à procura de uma casa para morar. Ela vai escolher sua nova moradia através do aroma e da cor. O que será que ela vai escolher? Venha conhecer esta linda história com muita aventura, cores e sequência dos dias da semana na companhia de amigos.
Gênero: conto TCTs: cidadania e civismo (vida familiar e social) Tópicos para orientação do professor: amizade; construções de identidade; fábula; jogos de linguagem; otimismo; relações sociais; virtudes.
Raquel Prestes /Roberto Weigand
O letramento pleno envolve mais do que a leitura das palavras e começa bem antes do que usualmente se chama alfabetização.
É dever da escola entender como os alunos interpretam as imagens que povoam suas vidas e proporcionar a eles oportunidades variadas de leituras do mundo, com especial apreço à ética e à estética. Entram nesta categoria tanto livros com pouco texto quanto livros só de imagens.
Estes últimos podem contar com ilustrações vistosas e coloridas. O enredo de cada história é criado tanto pela própria criança quanto pelos pais e professores com ela. Ou seja, o ato de ficcionar prescinde o ato de escrever. Os primeiros contatos da criança com os livros também têm como objetivo despertar a sensibilidade semiótica do pequeno leitor, estimulando-o a desenvolver amor e interesse pelo livro.
Sowilo Editora: AQUI
Ouvindo a história pela autora: AQUI, AQUI
A lagarta estava procurando um lugar para morar. Encontrou uma linda maçã cheirosa e vermelhinha, depois de passar por várias frutinhas. Todas as manhãs, ela feliz com sua casinha, saía do buraco da maçã e dizia o dia da semana: - Bom dia...Segunda-feira...Dia de felicidade...Até o dia que ela se transformou em uma linda borboleta.
Cuidando de uma lagarta até sua transformação: AQUI
Como nasce uma borboleta: AQUI
Movimento o corpo/metamorfose: AQUI
Plano de aula: Ciclo de vida da borboleta
Objetivos:
- Sequenciar o ciclo de vida da borboleta;
- Desenvolver habilidades motoras, de memória e criatividade através de pintura, recorte e colagem;
- Estimular o desenvolvimento da oralidade por meio de roda de conversa;
- Conhecer o fenômeno da metamorfose das borboletas. Continua: AQUI
Link para essa postagem
Parabéns Krika, adorei a postagem como também, todas possibilidades que o livro proporciona no pós leitura. Bjs
ResponderExcluir