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Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

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Comemoração

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JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
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quinta-feira, setembro 24, 2009

Recomendo - Literatura - 24/09/09

Ganhei, Vi,Li,Gostei e Recomendo Os livros do amigo Pedro Antonio.
Ele é do blog Torre Mágica.
http://atorremagica.blogspot.com/
Já falei deste moço mineiro ,né gente?
Uái! Ele é mineiro "tamem". "Ki nem eu".
E "ocêis" sabem que nós mineiros somos gente inspirada pra caramba.
Pedro escreveu estes mimosos contos de aventuras e distribuiu-os nos livros:
"Metade verdade, o resto a gente inventa" e " Uma história, uma lorota...E fiquei de boca torta".Editora Formato.
Preciso dizer mais caras colegas? Prestigiem o jovem escritor.
As histórias são típicas de um garoto que faz suas descobertas , fazer uma tatuagem,ou colocar um brinco e até piercing. Cair de bicicleta, ter uma tartatuga...enfim, muita lorota gostosa de ler.



Gratíssima pelos presentes conterrâneo!



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Abaporu - Tarsila do Amaral - 24/09/09

Colegas, mais um pouco de Tarsila do Amaral, desta vez uma releitura do Abaporu. Vejam alguns trabalhos dos alunos do PROETI, da Escola Estadual Coronel Casimiro Osório, em Itajubá, MG.
Agradeço a gentileza da amiga Andréa que fez os riscos a meu pedido.
RELEITURA DA OBRA ABAPORU
TARSILA DO AMARAL

DIANTE DA FIGURA ESTRANHA, OSWALD DE ANDRADE
INSPIROU-SE PARA ESCREVER O MANIFESTO ANTROPÓFAGO.
ESTE MANISFESTO TEVE A INTENÇÃO DE “DEGLUTIR”
A CULTURA EUROPÉIA E TRANSFORMÁ-LA
EM ALGO BRASILEIRO.
ABAPORU É UMA OBRA MUITO IMPORTANTE,
TRAZENDO O INÍCIO DA MODERNIDADE
EM ARTES NO BRASIL.
A OBRA ORIGINAL PERTENCE AO COLECIONADOR
ARGENTINO EDUARDO COSTANTINI,
SEU VALOR É DE 1.500.000 DOLARES.
TARSILA BATIZOU A OBRA COM O NOME DE
ABAPORU QUE SIGNIFICA
“O HOMEM QUE COME”.

PROPOSTA DE TRABALHO:
TRANFERIR A OBRA PARA O PRATO DE PAPELÃO.
PINTÁ-LA COM AS SUAS CORES ORIGINAIS.
FAZER UMA DECORAÇÃO A SEU GOSTO,
COM OUTRAS IMAGENS E PAPEL CREPOM.
É PERMITIDO CRIAR ALGO NOVO EM HOMENAGEM A ARTISTA.

R E L E I T U R A D E O B R A
OBJETIVO:
CRIAR UMA NOVA LINGUAGEM, ATRAVÉS DE OBRAS ORIGINAIS
COMO FORMA DE ESTUDO, APRECIAÇÃO E HOMENAGEM
A ARTISTAS CONSAGRADOS.








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quarta-feira, setembro 23, 2009

Teatro >Sugestões> O príncipe desencantado> - 23/09/09



HISTÓRIA DO TEATRO
O teatro sempre esteve presente em todas as sociedades, até nas primitivas,em cerimônias ritualísticas.Com o desenvolvimento da humanidade foi adquirindo um caráter educativo,através da representação de lendas sobre deuses e heróis .Na Grécia antiga era popular e grátis.Na Era medieval,na Europa,serviu para propagar conteúdos Bíblicos,voltou à popularidade através dos gêneros trágicos,épico e da comédia.

TEATRO NO BRASIL
O teatro foi divulgado pelos Jesuítas,na catequização dos índios e perdura até os dias atuais.Há muitos grupos folclóricos que se utilizam do teatro para a cultura regional,como por exemplo o teatro Mambembe:artistas itinerantes que carregam suas fantasias e representam em praça pública .Não existem muitos teatros,se os comparamos ao número de habitantes das cidades brasileiras.

TEATRO NA ESCOLA
Na escola ,o teatro desempenha um papel educativo.
É uma ótima ferramenta pedagógica.
Pode-se trabalhar com todas as séries.
Podemos enumerar uma série de vantagens obtidas quando se trabalha o teatro com alunos:
• Desenvolve a oralidade,a expressão corporal, a imposição da voz
• O aluno aprende a improvisar;
• Relaciona-se melhor;
• Desenvolve o vocabulário;
• Trabalha com o lado direito do cérebro(emocional);
. Desenvolve habilidades para as artes plásticas.

JOGO TEATRAL (30 minutos)
Objetivo:criar condições para que o aluno adquira desenvoltura na criação e organização de textos dramáticos, através de atividade lúdica.
Estratégia: a partir de uma dada situação (apresentação das personagens e um trecho do texto),os participantes reunidos em grupo apresentarão duas atividades:
Produção escrita : grupos complementarão a escritura do texto dramático(anexo III);
Apresentação do discurso cênico(mini-peça).

TEATRO COMÉDIA “Homenagem a Dona de Casa” (Grupo de teatro Fanfarrões).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE 1 (baseada no livro Ensinar e Aprender 3):
JOGO DRAMÁTICO - Cada grupo deverá criar um pequeno texto teatral, e a classe irá escolher o melhor.
Imagem 1 (professor pode escolher imagem de uma mulher e embaixo colocar o nome da personagem com a descrição) - Celeste: 40 anos, gordinha, gentil, louca por balas e bombons, tagarela, casada com Pedrinho.
Imagem 2 (imagem de um homem, com nome e descrição) - Pedrinho: 43 anos, baixinho, sério, calmo, mas quando irritado perde as estribeiras, marido de Celeste.
Imagem 3 (imagem de um homem, com nome e descrição) - Bruno: 18 anos, bonito, atlético, gozador, morre de ciúmes de seu carro, filho de Pedrinho e Celeste.
Imagem 4 (imagem de um senhor, com nome e descrição) - Osvaldo: 45 anos, rico, extremamente nervoso, em tratamento com um psiquiatra, adora suspense e mistério, embora fique muito tenso assistindo a filmes desse tipo, marido de Ofélia.
Imagem 5 (imagem de uma senhora, com nome e descrição) - Ofélia: 38 anos, rica, "metida a aristocrata", supostamente educada, superprotetora em relação ao marido, Osvaldo.
Imagem 6 (imagem de uma jovem, com nome e descrição) - Amanda: 16 anos, delicada, gentil, tímida, sofre com as atitudes dos pais, Ofélia e Osvaldo.

REGRAS DO JOGO:
Os grupos devem, inicialmente, ler atentamente o trecho do diálogo apresentado e, em aproximadamente em uma hora, organizar um esboço da situação dramática, levando em conta todos os personagens (podem ser apenas mencionados e não aparecer diretamente na cena) e o trecho de uma peça, reproduzido abaixo; criar um texto dramático a partir do esboço feito.
Um trecho do diálogo:
OSVALDO (falando baixo, nervoso, torcendo as mãos) Ofélia, eu vou bater nela!
OFÉLIA (acalmando-o) Que é isso, meu bem? Faça de conta que ela não está aí.
OSVALDO Como é que eu posso ignorá-la, se ela não pára de fazer barulho perto de mim?
OFÉLIA (conforta o marido, dando tapinhas em seu braço)
PEDRINHO (sussurrando) Celeste, pára de chupar bala, que você vai virar uma bola!
CELESTE (com a bala na boca) i, bem cê sabe que quando eu tô tensa não consigo parar. Esse filme é demais, não?!

SUGESTÃO DE ATIVIDADE 2
TEXTO 1
O Príncipe Desencantado
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos.Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
Princesa - Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
Príncipe - Sim, minha querida princesa.
Princesa - Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
Príncipe - É... querida princesa.
Princesa - Você tem castelo, é claro.
Príncipe - Tenho... princesa.
Princesa - E quantos quartos tem seu castelo, posso saber?
Príncipe - Trinta e seis.Princesa - Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar, quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta, eu acho que dá!
Príncipe – Tantas assim?
Princesa – Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
Príncipe – Mas quarenta amas!Princesa – Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi pra ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo: E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semi-preciosas, pepitas de ouro e discos de platina.
Príncipe – Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
Princesa – Nem venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma idéia.
Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte.
A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida.
Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.(Flávio de Souza, Príncipes e Princesas, sapos e lagartos. São Paulo:FTD)

TEXTO 2:
O PRÍNCIPE DESENCANTADO(adaptação do texto de Flávio de Souza)Personagens:

Príncipe: Jovem alente, disposto a tudo para tirar do sono de cem anos a princesa adormecida. É inteligente e ágil na execução de suas idéias.
Princesa: Jovem enfeitiçada por uma bruxa malvada, deveria morrer aos 16 anos, quando tocasse o fuso de uma roca. Teve seu destino mudado pelas fadas: não morreria, mas dormiria por cem anos, até que um beijo de amor a despertasse.

Cenário:
O espaço do palco representa um castelo em cuja porta de entrada se lê: "Castelo da Bela Adormecida: entrada exclusiva para príncipes".
Do lado esquerdo há uma placa que diz: "Estacione aqui o seu cavalo. R$ 5,00 a hora".
Deve haver também um quarto onde permanece a princesa encantada, deitada em seu leito.
Alguns objetos (por exemplo: televisão, ventilador e aparelho de ginástica) dão um toque atual ao ambiente e antecipam o tom de paródia do texto.
O príncipe atravessa a platéia, cavalgando seu cavalo.
Simula com a espada estar lutando e cortando a densa vegetação que cerca o castelo. Chega ao palco e lê o que diz a placa principal.
Príncipe: "Castelo da Bela Adormecida: entrada exclusiva para príncipes". (para a platéia):- Ah, finalmente cheguei ao lugar tão desejado! (emocionado) Foram tantas batalhas, tantos perigos! (animado) Mas finalmente vou poder beijar a mais bela e doce das criaturas. Ela despertará feliz e sorridente, nos casaremos e seremos felizes para sempre! (olha ao redor, como que procurando onde deixar o cavalo; fala com o animal) -Bem, acho que vou deixá-lo ali, à esquerda, amarrado àquela árvore. (ao fazer menção de amarrar o animal, depara-se com a outra placa e a lê em voz alta) "Estacione aqui seu cavalo. R$5,00 a hora". Nossa! Que absurdo! Isso é uma exploração! Vou reclamar com o autor da história.
O príncipe deixa seu cavalo "estacionado" e entra finalmente, ressabiado, assustado com os ruídos que ouve: correntes se arrastam e roncos grotescos cortam o ar. Ele faz o percurso até o quarto da Bela Adormecida, sobressaltado, espada em riste, desviando-se de teias de aranhas e animais que atravessam seu caminho. Ás vezes grita apavorado com o que ê e ataca esses perigos desconhecidos.
Príncipe: (grito longo) - Aaaaaaaaaaaaaaaah! Uma barata! Enorme! ( investe contra ela com a espada) Tome, tome!
Chega finalmente ao quarto da princesa.
Os roncos são cada vez mais altos e ele se prepara para enfrentar alguma fera perigosa.
Mas, ilumina-se o canto da cena onde está a cama e ele se depara com a Bela Adormecida.
Aproxima-se pé ante pé e os roncos ao aumentando.
Decepcionado, percebe que quem ronca é ela.
Príncipe (monologa enquanto se aproxima) - Meu Deus, que horror! É ela quem ronca assim? (desiludido) Isso meu avô não me contou! Bem, mas agora que cheguei até aqui, não posso recuar! Cuidaremos do ronco mais tarde. Procuraremos um especialista em distúrbios respiratórios durante o sono!(aproxima-se do leito e contempla-a) Oh, é tão bela, tão meiga, tão doce, e dorme tão serenamente! Parece um anjo! (aproxima-se de seu rosto e beija-a delicadamente; a princesa se mexe, se espreguiça, acorda e se depara com seu amado príncipe).
Princesa: - Muito obrigada,meu querido príncipe. Você por acaso é solteiro?Príncipe:- Sim, sim, querida princesa.
Princesa:- Então, nós temos que nos casar. E já! Você me beijou e foi na boca, afinal não fica bem, não é mesmo?
Príncipe ( meio confuso com os argumentos da moça)- É...Querida princesa.
Princesa (senta-se na cama):- Você tem um castelo, é claro.
Príncipe:- Tenho... princesa.
Princesa:- E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
Príncipe:- Trinta e seis.
Princesa (levanta-se) - Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... umas quarenta. É quarenta eu acho que está bom!
Príncipe (assustado):- Tantas assim?
Princesa:- Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
Príncipe:- Mas, quarenta amas?!
Princesa:- Ah, eu não quero saber. Eu não pedi pra ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero roupas de griffe, porque as minhas estão completamente fora de moda, afinal já se passaram cem anos, não é mesmo? E quero um personal trainer pra eu recuperar a minha forma. Tanto tempo aqui deitada, na mesma posição, estou um pouco flácida! E um astrólogo para fazer nosso mapa astral indicar o melhor momento para termos filhos. E quero uma limusine com motorista poliglota, um jatinho para pequenas viagens, um super computador para navegar na Internet e...jóias, é claro. Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semi-preciosas, pepitas de ouro e discos de platina!

Príncipe (vai se indignando, ficando estarrecido enquanto ela fala, e explode) -Mas eu não sou o rei das Arábias! Que é que você está pensando? Sou apenas um príncipe!
Princesa (senta-se na cama lixando as unhas):- Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo, você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí feito uma gata borralheira! Não, não e não, e outra vez não, e mais uma vez não.
O príncipe se aproxima, fingindo calma e chama a princesa.
Ela vira-se para olhá-lo e ele rapidamente dá-lhe outro beijo, bem forte.
A princesa cai sobre a cama, novamente adormecida.
O príncipe dá um pulo de alegria.
Príncipe:- Yes!!! Deu certo! Dormiu de novo (olhando para ela).Deus me livre! T’esconjuro! Agora é que eu não caso mais!
EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE:
Ler os dois textos. Comparar.
O que há de diferente?
Notar que no texto 2 foi feito algumas mudanças para transformá-lo num texto dramático.
Questionar os alunos sobre o narrador, a ausência do mesmo no texto 2.
A função do narrador passa a ser desempenhada por que elementos?
Como o espaço é descrito nos dois textos?
Por que no texto 2 há maior detalhamento dessse espaço?
De que maneira no texto teatral se percebem as indicações do tempo já que não há mais narrador para fazê-lo?
Os personagens estão diferentes comparando-os nos dois textos?
Foram feitos alguns acréscimos para realçar o tom de paródia.
Que alterações são essas?



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Mimo Recebido - 23/09/09

Recebi este selinho da Géssica.
Sei que ela anda sem tempo para blogar, então fiquei feliz ao receber este selo e principalmente porque ela deu um jeitinho de postar algo interesante pra gente.

Obrigada !




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terça-feira, setembro 22, 2009

Técnica de artes>Cartões de Mensagens - 22/09/09

Alunos do PROETI, da Escola Estadual Coronel Casimiro Osório, Itajubá, MG.
Proposta de trabalho: Colar no papel microondulado uma gravura de sua preferência.
Muitos trabalhos lindos!
Nem sabia escolher para mostrar aqui no Linguagem.
o azulzinho claro é do pegador de roupas que uso no varal...






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Releituras das Obras de Tarsila do Amaral 22/09/09


Colegas, apresento para vocês algumas releituras feitas pelos alunos do PROETI, da Escola Estadual Coronel Casimiro Osório, através das obras de artista Tarsila do Amaral.Primeiramente eles conheceram a sua biografia e algumas históriasde livros já mencionados em outras postagens, depois partimos para as atividades artísticas.Obra Operários:
Cada grupo fez uma releitura diferente, usando papel craft, colando gravuras de revistas, eis os resultados:
Proposta de trabalho: Colar gravuras de rostos e prédios modernos tendo como basa a obra Operários

Proposta de trabalho: Colar gravuras de flores e desenhar as chaminés de fábricas, tendo como base a obra Operários.

Proposta de trabalho: Colar gravuras de rostos e desenhar chaminés de fábricas, tendo como base a obra Operários.

Fonte: Revista da Editora On Line- Projetos Escolares - Ensino FundamentalObra Manteau Rouge:
Leitura Informativa da propaganda do perfume Tarsila Rouge da Boticário.
Tarsila Rouge homenageia o poder e a atitude da mulher brasileira.
Tarsila, uma das primeiras brasileiras a creditar que você pode ser o que quiser.
Lançamento nas lojas: 26 de fevereiro de 2006:
Preço: R$ 74,00.Batom: R$ 9,90 comprando o perfume
Inovadora, exótica e marcante. A fragrância Tarsila Rouge, que o Boticário lança em homenagem ao Dia Internacional da Mulher traduz na sua família olfativa oriental-ambarada o espírito inquieto, livre e intenso da artista plástica Tarsila do Amaral. As notas de saída são um blend de bergamota, mexirica, pimenta-preta e pêssego; as de corpo são flor de lótus, magnólia e jasmim e as de fundo, madeiras de cashmere, musk e baunilha.
O produto dessa combinação resulta em um perfume que celebra a atitude e elegância de uma das pioneiras do modernismo brasileiro. “Desenvolvemos uma fragrância muito elegante e, ao mesmo tempo, sensual. Ela deveria ser marcante como Tarsila do Amaral”, diz o perfumista Jean-Pierre Bethouart, que ao lado de Eurico Mazzini, da Casa Firmenich de Paris, desenvolveu Tarsila como uma obra de arte que exalta a presença, a beleza e a atitude da mulher brasileira.
Junto do perfume, é oferecido um batom exclusivo, na cor vermelha que atende a todos os tons de pele da mulher brasileira. A embalagem segue a mesma linha da fragrância e a cor passou por um longo processo de desenvolvimento. É exuberante como uma verdadeira obra-prima.
Produto premium e em edição limitada da perfumaria do Boticário, Tarsila tem sua embalagem inspirada na obra “Manteau Rouge”, alusiva a um casaco, ou manto, vermelho usado pela artista num jantar oferecido a Santos Dumont, em Paris. O look vibrante de Tarsila impressionou tanto os convidados, a ponto de a musa do movimento modernista se transformar no centro de atenções da festa. Ao sair do evento, feliz pelo frisson causado, pintou o auto-retrato e deu-lhe título em francês. A tela foi um dos destaques da exposição em Paris em 2005, no último grande evento do Ano do Brasil na França.
A forte identificação do Boticário com o trabalho da artista está justamente na forma como o Brasil é retratado em suas obras, através da evidência de cores e dos temas da cultura e cotidiano do povo brasileiro. Além disso, Tarsila do Amaral é sinônimo de modernidade, inovação e ousadia. Seu trabalho inovador contribuiu para mudar o rumo das artes no país. É com a inspiração da obra de Tarsila do Amaral e a ambiência plena de inovação gerada por Tarsila Rouge que o Boticário homenageia a atitude, o poder e a beleza da mulher brasileira.
Apreciação da obra: Manteau Rouge ( 1923)
O manteau Rouge( casaco vermelho) é seu auto-retrato, criado após um jantar em Paris – em homenagem a Santos Dumont.
Ela surgiu de vermelho, envolvente, marcante. E sua imagem foi motivo de inspiração também para o Boticário, na criação de Tarsila Rouge, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Conservadores, modernistas e moderados. Ninguém consegue ficar indiferente à atitude de quem é única. Assim como você!
Conhecendo a obra:Defina auto-retrato com um tipo de pintura: (é a pintura em que o pintor pinta si mesmo).
O quadro traz características da arte modernista: (perguntas sobre as observações dos alunos). Em seguida, a conclusão:
O quadro mostra o retrato de uma mulher de cabelos pretos, presos. Boca pintada de vermelho, vestida com um casaco trazendo uma grande gola com destaque. Aparece uma das mãos e o colo nu.O fundo é azul e liso.
A obra não apresenta sinais de rugas, nem expressões faciais, constatando que Tarsila era uma pintora cubista, ou seja, ela usou formas geométricas.




Proposta de trabalho: Pintar com lápis de cor o manteau de vermelho.
Colar papel vermelho variado na gola.
Cada equipe fez um tipo de papel, como bolinha de crepom, estrelinhas e flores de papel laminado e papel lustre picado.
Podem fazer caricaturas no rosto.




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segunda-feira, setembro 21, 2009

Mimo Recebido - 21/09/09

Recebi da Kátia e agradeço muito!

http://colchaderetalhoskr.blogspot.com/
As regras:
Exibir a imagem e publicar as regras.
Postar o link de quem te indicou.
Indicar blogs e avisá-los.
Responder se usa produtos Natura e os preferidos.
Adoro os produtos Natura, porém sou alérgica e não posso usá-los...buáá!
Convido as amigas abaixo para revelarem seus perfumes Natura:



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domingo, setembro 20, 2009

História Cultural do Halloween - Você sabia? Gênero informativo> 20/09/09

Colegas,
Algumas podem ser contra a comemoração do Halloween, dizendo que temos nosso Saci, folclore rico e etc. Concordo. Faço questão de anunciar que o nosso folclore é maravilhoso, e que seu ponto culminante é festejado no dia 22 de agosto( aliás ,meu aniversário...).
Contudo, comemoro o dia das bruxas em 31 de outubro , também, principalmente porque estamos falando de literatura.
Sabem que sou a favor do lúdico, e perseguindo esta ideia, fiz esta sequência didática .
Ainda mais se tratando de histórias de monstros e bruxas, preferidos da garotada,inclusive de se vestirem a caráter de preto, imitando múmias, ouvindo músicas fúnebres,etc.
O importante é ressaltar a história da Halloween,com sua origem, os fatos que foram mudando, como o nabo que foi substituído pela abóbora, etc.
Existem curiosidades, leituras e notícias interesantes pela internet que podem ser transformados em linguagem e literatura.
Se o Halloween é uma festa da terra do tio Sam, o que faremos com o Papai Noel,com aquela vestimenta vermelha de veludo toda de inverno num país tropical?
A cultura é mundial e podemos tirar proveito dela, desde que corretamente,afinal ,o que seria do Brasil se não fosse o carnaval?
Bom proveito!

HISTÓRIA CULTURAL DO HALLOWEEN


O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, pelos irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava. Ela era realizada até então, nestes países ocidentais, como a Irlanda.
È uma festa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Comemora-se o fim do verão ,( nos países ocidentais) início do ano novo e última colheita do ano, iniciando o armazenamento de provisões para o inverno.
Uma das lendas de origem celta( irlandeses) fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditavam em todos as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com os dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite de 31 de outubro,apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, colocavam fantasias e desfilavam em torno do bairro,assustando os que procuravam corpos para possuir.
Nos Estados Unidos a festa ficou popular, mais animada e recheada de significados.
A ornamentação fica por conta das aranhas, morcegos, sapos, gatos pretos, abóboras, vassouras, entre outros.
No Brasil ainda é uma festa recente. Alguns brasileiros criam uma certa polêmica negativa em torno do dia das bruxas.Isto porque nós temos o famoso Saci Pererê.
No entanto se defendermos como questão cultural, nada impede de festejarmos o dia do folclore, com Saci e sua turma de mitos no mês de agosto e o dia das bruxas em outubro.
Mesmo assim, uma lei criado pelo governo brasileiro, em 2005, declarou que dia 31 de outubro é o dia do Saci também.
O Halloween chegou ao Brasil através da influência americana, principalmente vinda pela televisão , graças ao filmes ,onde vemos a versão americana, com crianças fantasiadas de monstros pedindo doces nas casas vizinhas.
Origem:
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo.
Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano.
Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)
A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro
,
Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Abóboras e velas:
Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês.
Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma.
Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.
Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda.
O diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.
Desesperado, o diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade.
Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o diabo aparece.
Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco.
O diabo promete partir por mais dez anos.
Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça.
O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre.
Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada.
Sem alternativa, vai para o inferno.
O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada.
Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo.
Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos.
Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna),na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar,enganara Satã ao subir uma árvore.
Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo para cima a árvore.
Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria árvore abaixo.
De acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, ele a entrada dele foi negada no céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao inferno, porque ele enganou o diabo.
Ao invés, o diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida.


Bruxas:
As bruxas tem papel importantíssimo no Halloween.
Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro.
Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio diabo.
Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa
.
Halloween pelo mundo:
A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa.
Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.
Espanha,como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte.
As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).
No México, dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.
Na Tailândia, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Alguns Significados Simbólicos:Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
Vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
Caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.
Vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.
Moedas devem ser recolhidas no final da festa para serem doados aos necessitados.



Bilhetes devem ser incinerados para que os pedidos sejam rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.
Aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.
Morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.
Sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.
Gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.
Cores:Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
Roxo - cor da magia ritualística.

Receitas Típicas Decoradas:
Para quem não sabe, a cozinha é um dos lugares preferidos da bruxa, pois a culinária nada mais é do que a transformação mágica dos ingredientes. Por isso, aproveite nossas dicas de receitas de halloween e prepare as gostosuras para os seus monstrinhos!


Texto ( leitura)Instrucional :
Para o glacê real:
- 4 claras
-750 g de açúcar impalpável ( confeiteiro)
-2 gotas de essência de limão ou 1 pitada de ácido cítrico- Corante alimentício da cor desejada, líquido ou, de preferência, gel.
Bata bem as claras em neve. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o açúcar em colheradas. Adicione a essência de limão ou o ácido cítrico. Bata por, pelo menos, 5 min. O
segredo é bater bem e deixar o glacê firme. Para colorir, use o corante alimentício.Para a bolacha maisena:
- Bolachas maisena
- Doce “beijinho” pronto (1 colher – sopa – rasa para rechear)
- Chocolate branco e preto para banhar
- Glacê real colorido para decorar :
Espalhe e faça uma camada de 0,5 cm x 1 cm sobre uma bolacha.
Cubra com a outra, aperte levemente e banhe no chocolate. E, com o glacê real, faça bruxinhas, morcegos, etc
Para a bolacha Maria:
- Bolacha tipo Maria- Chocolate preto e branco para banhar
- Glacê real colorido para decorar
Banhe as bolachas no chocolate da cor desejada. Faça os desenhos (caretas) com o glacê real em cores contrastantes
Para a aranha:
- 1 lata de brigadeiro pronto
- 10 colheres (sopa) de biscoito doce triturado (farinha)
- Pasta americana na cor marrom (tinta com corante alimentício)
- Chocolate preto derretido (para banhar as patinhas e passar no corpo da aranha)
- Chocolate em pó ou pó de café para polvilhar sobre a aranha
Misture o brigadeiro com a farinha de biscoito, com as mãos untadas com manteiga. Faça bolinhas grandes (do tamanho de uma colher de café) para a cabeça da aranha e bolinhas pequenas (do tamanho de uma colher de chá) para o corpo.
Para as patinhas, faça seis rolinhos de pasta americana. Deixe secar.
Banhe no chocolate e “cole” no corpo da aranha com chocolate derretido.
Com um pincel, passe chocolate derretido por todo o corpo da aranha.
Polvilhe chocolate em pó ou pó de café.Pasta Americana:
-6 colheres de sopa de água
-2 pacotinhos de gelatina em pó sem sabor( 24g)
- 2 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
-2 colheres de sopa de glucose de milho( Karo
- 1kg de açucar de confeiteiro.
Dissolva a gelatina na àgua por 5 minutos.
Leve ao fogo em banho-maria e adicione a glucose e a gordura vegetal. Mexa até dissolver bem.
Retire do fogo e aos poucos acrescente o açucar até formar uma massa.
Após ficar pronta espalhe-a na bancada até dar ponto de abrir com um rolo de massa.
Rendimento: 22 aranhasPara os túmulos:
- 7 colheres (sopa) de leite condensado
- 7 colheres (sopa) de biscoito doce triturado (farofa)
- 7 colheres de chocolate branco derretido
- 7 metades de nozes trituradas no pano
Misture bem todos os ingredientes até formar uma massa.
Unte com manteiga um saco plástico transparente aberto. Espalhe a massa numa parte do saco e com a outra cubra.
Abra a massa com um rolo na espessura de 0,5 cm.
Faça um molde do túmulo numa cartolina ou papel.
Outra sugestão: Ao invés do processo de banhar as bolachas no chocolate derretido, use bolachas recheadas e /ou cobertas de chocolate. Assim, fica mais fácil e os alunos podem ajudar a fazer.
Mão Cortada:
É preciso:
1 luva de borracha limpa, daquelas de plástico transparente;
Gelatina de morango (ou qualquer outra que tenha cor vermelha);
1 tesoura pequena.
Como fazer:
1 – Prepare uma gelatina de morango utilizando apenas ¾ da água que se indica nas instruções de preparação.
2 – Assim que a gelatina tiver arrefecido, despeja-a dentro da luva de plástico e coloca-a dentro do congelador.
Tome cuidado para não deixar a mão achatada contra qualquer coisa que já esteja no frio, porque se isso acontecer, perdes o impacto artístico.
3 – Quando a gelatina estiver solidificada, corta a luva à volta com uma tesoura pequena.Deixa a tua obra de arte no freezer até à hora de servir!
Ponche Vermelho Halloween
tempo de preparo: 20 minutos
serve: 10 porções
DESCRIÇÃO DA RECEITA
Bebida, sem álcool, para as festinhas de Halloween ou não. Interessante para as crianças, você pode variar as frutas partidas que enfeitam o ponche, com uva, maçã e outras!! As crianças vão adorar !!!
INGREDIENTES
1 xícara de chá de + 1/2 suco de morango concentrado (360 ml)
4 xícaras de chá de soda limonada (960 ml)
4 xícaras de chá de água filtrada (960 ml)
1 xícara de chá de suco de uva concentrado (240 ml)
frutas (morangos, cerejas, framboesas,uvas, bolinhas de melancia e melão, abacaxi, etc) a gosto
açúcar a gosto
gelo a gosto
PASSO A PASSO
Coloque os sucos, a água, a soda numa jarra, misture, cubra com filme plástico e leve à geladeira. Na hora de servir, junte as frutas e, se quiser, acrescente áçucar. Acrescente gêlo. Sirva
Apresentarei o passo a passo
assim que conseguir os moldes.Aguardem!

Teste Halloween
1-Que povo inventou essa festa?
Os aborígines australianos, que passaram o costume para europeus que ocuparam a região no final do século 18.
Os celtas, que viveram entre os anos 2000 e 100 antes de Cristo, nas ilhas onde hoje é a Grã-Bretanha.
Os vikings, que habitavam as terras do norte da Europa, há mais de mil anos.
2-Por que são usadas abóboras de enfeite na festa?
Elas eram um vegetal sagrado para os povos europeus.
Os celtas faziam, dentro de nabos e beterrabas, lanternas com brasas de uma fogueira sagrada. Nos EUA, descendentes desse povo passou a fazê-las em abóboras.
As pessoas achavam que tomar um copo de chá de abóbora fazia bem à saúde.
3-Como os celtas comemoravam o Dia das Bruxas?
Apagavam as fogueiras em casa, usavam fantasias e gritavam para espantar fantasmas.
Faziam uma ceia, parecida com a de Natal.
Acendiam velas coloridas e deixavam as ruas iluminadas.
4-No Halloween, as crianças costumam:
Sair dançando com roupas de fantasma.
Dormir mais cedo. Bater na porta dos vizinhos pedindo doces.
5-O que significa a palavra halloween?
Festa da bruxaria, na língua dos celtas.
Em alemão, é o mesmo que Olá, monstros.
Vem do inglês all hallow is eve, que significa noite de todos os santos.
6-Que tipo de fantasia se usa nessa data?
Roupa de super-herói.
De vampiro, fantasma e bruxo.
De índio e pirata.
7-Quem você convidaria para sua festa das bruxas?
Kim Possible, Buzz Lightyear e Timão.
Harry Potter, Rony e Hermione.
Pato Donald e seus sobrinhos
8-Como a lanterna de abóbora é conhecida nos Estados Unidos?
Jack Light
Uncle Sam
Jack O´Lantern
9-Como é a decoração de Halloween?
Cheia de dinos e esqueletos de bichos.
Com abóboras, figuras de fantasmas, vampiros, bichos nojentos e monstros.
Com cartazes de palhaços e heróis.
10-Que delícias fazem mais sucesso no Halloween?
Macarrão e pizza.
Doces, salgados e bolos.
Comidas com cara de monstros e bebidas melequentas.

Haloween Tupiniquim
Teatro : adaptação krika
Autor: Waldyr Argento Jr.

Cenário: Pessoas fantasiadas para festa americana.
Decoração de festa( feitas pelos alunos),música.
Participantes:
1 narrador
3 convidados fantasiados com características americanas
1 Saci
1 Cuca
Outros figurantes dançando...
Narrador: Halloween Tupiniquim, autor: Waldyr Argento Junior.
- Parecia uma festa normal, a não ser, é claro, pelas fantasias oriundas do império americano. Entra ano e sai ano e nós brasileiros nos rendemos mais à cultura do capitalismo selvagem.
O povo todo vestido de bruxa, de caveira, fantasia de abóbora era uma perfeita festa de halloween... Exceto é claro pelo país, tupiniquim! Todos, todos sem exceção se divertiam, afinal era uma festa, né? E festa é conosco mesmo!!! Já viste povo mais animado que o nosso? Eu não!!!
Entra o Saci: ( caracterizado)
- Eta festa boa essa molecada!!! Quanta animação pessoal!!! Posso saber o que vocês estão comemorando???
Convidado 1:
- Que fantasia maneira, neguinho!!! Cadê a sua outra perna... – E riu do moleque, pensando se tratar de um truque de imagem, de espelhos... Ah, sei lá!!!
Saci:
Saci dá uma gargalhada sorriu dando uma baforada no seu cachimbo - Uai, isso é festa das boas, mas não consigo entender de quê? E quanto a truques... Eu sou mesmo assim!!! Se falta a outra perna, sobra coragem!!!
Convidado2:
- Amigos... Bonita essa brincadeira, né??? Mas alguém pode me informar o quê está acontecendo?
Convidado 3:
- Sabemos não, amigo!!! Acho que deve ser coisa do pai de vocês!!!
Saci:
- Que pai doces, o quê!!! Eu vi essa animação toda e resolvi participar!!! Afinal, uma festa cheia de indivíduos estranhos como eu e de bruxas!!! Que festa é essa??? – indagou o pretinho.
Convidado 1:
- È Halloween!!!
Saci:
- O quê? É Haroldo ruim, é? Bem que me disseram que o menino não era flor que se cheire!!! Esse tal de Haroldo, hein?
Convidado 2:
- Ô seu neguinho manco!!! Vai embora, vai!!! Não vê que Halloween é a festa das bruxas??? E o Haroldo é o filho do dono dessa mansão e que financiou essa festinha!!!
Saci:
- Das bruxas??? Interessante, né? Se é festa das bruxas por que não convidaram a Cuca?
Convidado 3:
- Quê Cuca o quê, moleque!!! Tu tá é lelé da cuca!!!
Saci:
- A Cuca, oras!!! A bruxa mais conhecida do Brasil!!! Acho que ela vai ficar sentida com essa falta de consideração!!!
Entra a Cuca:
- Saci??? Tu me chamaste moleque???
Saci:
- Aiiiii!!! Não falei!!! Mexeram com a dita cuja!!! Agora ocês que agüentem a sua fúria!!!
Convidados todos
Olham com desconfiança para os 2.
(Comentam entre elesJ( coxixos)
Convidado 1:
- Cadê a outra perna dele?
Convidado 2:
- Ele some num piscar de olhos e volta, que bicho é esse?
Convidado 3:
- Sei lá gente! Vamos dar o fora daqui
( Convidados todos olhando a Cuca com medo:
Cuca: Fazendo cara feia... virando a calda...
Os convidados americanos saem correndo.) figurantes tb
SaciL (Rindo)
- Viu amiga, o que dá mexer com nós??? Saíram todos correndo pras suas casinhas, né???
Cuca:
- Isso aí, Saci amigo!!!
Saci:
- É, Cuca!!! E óia que eles nem conheceram o Curumim, o Boitatá e nem a Mula sem cabeça!!!
Cuca:
- É, eta povinho fraco esse, né???

Fonte de Pesquisa:
http://www.fashionbubbles.com/tag/historia-do-halloween/ htpp:/tudogostoso.uol.com.br
http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp
http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/
http://receitaculo.com/receita/imprimir/6826/


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sexta-feira, setembro 18, 2009

Produção de textos - como fazer uma intervenção - 17/09/09


INTERVENÇÃO DO PROFESSOR EM UMA PRODUÇÃO

Colegas,
Pesquisando sobre linguagem, reli este procedimento da Coleção ALP, autoria de Maria Fernandes Cócco e Marco Antonio Hailler, Editora FTD, nova edição.
Repasso aqui, “passo a passo”, para as colegas que buscam alternativas mais eficazes com relação à produção textual de seus alunos.
Vale lembrar que o exemplo dado é de uma aluna do primeiro ano do Ensino Básico.
Não sei a realidade de vocês professores de escolas públicas, de 6º a 9º anos, aqui em Minas Gerais, a maioria de nossos alunos chegam ao 6º ano despreparados , não dominam a leitura de maneira que gostaríamos e nem tão pouco produzem textos com facilidade, então, o modelo a seguir pode ser tranquilamente adaptado.
Sugestão válida para turmas com defasagem de aprendizagem e também para alunos do Tempo Integral.
Professoras do 5º ano:
Atentem para esta realidade.
Em minha cidade , as escolas municipais atendem do 1º até o 5ºano.
Depois estes alunos vão para as escolas estaduais de 6º ao 9º ano e posteriormente ao Ensino Médio.
Creio que não vale à pena preocupar-se com conteúdos, gramática e verbos se os alunos mal sabem ler, interpretar e produzir textos.
Ainda sou a favor de que o enfoque na Língua Portuguesa seja leitura e não solicitar aos alunos que decorem verbos, saibam pronomes na ponta da língua,etc...
A gramática deve acontecer espontaneamente entre as mais diversas formas da literatura (linguagem e afins).
Passo a passo:
No exemplo a professora envolveu:
Autocorreção (ortografia);
Codificação (pontuação) ;
Refacção (estrutura textual).

1-No primeiro momento a professora solicitou que os alunos escrevessem uma história a partir de um trecho do livro Lúcia-já-vou-indo de Maria Heloísa Penteado.
A professora recebeu o texto da aluna e preparou a correção ortográfica, isto é, escreveu acima de cada palavra incorreta a forma correta, como se vê na figura 1.
2-O texto foi entregue à aluna, com a seguinte recomendação: “Observe como você escreveu; olhe como se escreve corretamente; veja o que há de diferente; apague só o que estiver diferente e corrija.”
3-Depois que a aluna corrigiu ortograficamente, a professora pegou o texto novamente e fez a seguinte preparação:
Colocou a codificação correta, com os símbolos previamente combinados com a turma: ponto final (triângulo); parágrafo ( retângulo).
4- Devolveu para aluna solicitando que ela codificasse corretamente, como mostra a figura 2:
Figura 1
A aluna substituiu os códigos pelos parágrafos e pontos finais, conforme indicado, o que permitiu uma forma mais próxima de correção gramatical.
5-A fim de melhorar as idéias e as estruturas textuais, novamente a produção foi retomada e a professora preparou a refacção: fez algumas perguntas ou intervenções para a criança reelaborar a história. Figura 3:

Figura 2


6- A aluna, então, reescreveu sua produção, incorporando as intervenções feitas pela professora. Figura 3:

Comparando a primeira produção com a última, pode-se verificar que houve a conquista de uma melhor coordenação entre a macroestrutura, a microestrutura e superestrutura esquemática do texto.
Vale ressaltar aqui que a autocorreção e a codificação podem ser feitas na maioria dos textos produzidos por todos os alunos, mas a refacção ou reconstrução deve ser uma atividade coletiva, para a qual escolhe-se o texto de um aluno, escreve-se na lousa ou tira-se xerox e discute com toda a classe sobre as modificações a serem feitas.

Figura 3


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segunda-feira, setembro 14, 2009

Mimo Recebido 14/09/09


Recebi este lindo selinho de Elaine, e de Cléa,muito obrigada amigas!
http://professoraclea.blogspot.com/

As regras são:
1. Publicar a imagem do selo e linkar o blog da amiga que ofereceu;
2. Escolher uma situação de nossa vida que merecia
ser repetida em slow motian e explicar o porquê:
São tantas emoções...Não sei escolher uma....perdoem-me!
3. Oferecer a blogs amigos e avisá-las:


http://matecarneiro.blogspot.com/



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sábado, setembro 12, 2009

Recomendo - 12/09/09

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Continunado em frente, né gente?
Depois da postagem de ontem,espero que o sol retorne...

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Vi,Li,Gostei e Recomendo o blog Paixão de Educar:


Deu-me vontade de experimentar esta atividade do caderno,
Que tal?
Para início de ano letivo... Ou para resgatar a turma...
Vejam só:
Sugestão de Atividade - O caderno
Uma coisa é certa: nada contribui mais para motivar um aluno a ir à escola do que uma turma bem integrada, onde vínculos de amizade se fortalecem a cada dia, à medida que os alunos se conhecem mais e se sentem mais familiari­zados e à vontade uns com os outros. Essa é uma atividade que visa a justamen­te isto: reforçar ainda mais o vínculo entre os alunos, fazendo-os refletir e escre­ver sobre hábitos, sentimentos, opiniões e... pequenos segredos.
1. Compre um caderno de 50 folhas, tipo universitário, de preferência de capa dura e sem espiral. Em cada página (frente e verso), escreva o número de chamada dos seus alunos com intervalo de pelo menos duas linhas. Turmas com mais de 25 alunos precisarão de dois cadernos.
2. Na parte superior de cada folha, escreva uma pergunta pessoal que não seja demasiadamente indiscreta. Para uma turma de adolescentes poderia ser "Com o que você geralmente se preocupa quando alguém o beija?" ou "O que é pior do que levar um fora?" Para adultos: "O que lhe estraga o dia?" ou "Descreva o seu trabalho com três adjetivos. "
3. Ao final de cada aula, dê o caderno a um aluno, pedindo que ele respon­da as perguntas no espaço destinado ao seu número e que traga o caderno SEM FALTA na aula seguinte, para que possa ser completado por outra pessoa.
4. Quando todos tiverem respondido às perguntas, volte a emprestar o caderno, desta vez para que os alunos leiam as respostas dadas pelos demais integrantes da turma. Preferencialmente, aqueles que primeiro responderam o questionário serão os primeiros a ler as interessantes (e às vezes surpreendentes) revelações dos colegas.
Sugestões:
Antes de iniciar a preparação do(s) caderno(s), peça aos alunos que escre­vam (pode ser de tema, para entregar) três perguntas do tipo "O que eu sempre quis saber sobre o meu colega ou professor e nunca tive coragem de perguntar" Escolha as melhores perguntas para incluir no questionário.
Se quiser dar um tom de sigilo e suspense, dê, a cada aluno, um símbolo (quem trabalha em computador pode achar vários na barra de ferramenras do Word em inserir/símbolo) em vez do seu número de chamada, poderiam ser letras do alfabeto, mas desde que a turma não tenha mais de 23 alunos. Esse símbolo (ou letra) será uma senha pessoal e secreta. Desta forma, mesmo que: uma pessoa possa ler o que os colegas escreveram, não vai saber quem escreveu o quê. A grande revelação só vai ser feita no final quando você, ao devolver o caderno inteiramente preenchido para leitura, incluir um índice com o nome dos alunos e suas "senhas" correspondentes.
Reserve um espaço para que você também responda o questionário. Aproveite a ocasião para dizer que a pergunta "Vale Nota!" para esta atividade todo tipo de coisa que pode, definitivamente, estragar o seu dia.
FONTE: Cem Aulas Sem Tédio: Sugestões Práticas, Dinâmicas e Divertidas para o Professor de Língua Estrangeira, por Vanessa Menezes Amorim e Vivian Magalhães.

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Não sou alfabetizadora,nem trabalho com alunos pequenos, mas recomendo as colegas blogueiras que conheçam os projetos de Paty, inclusive ela foi premiada com uma matéria na Revista AMAE Educando ( revista mineira, uái...)
http://paixaodeeducar2.blogspot.com/2009/08/sugestao-de-atividade-onde-esta-meu-par.html

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