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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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domingo, agosto 12, 2012

Artes>Anita Malfatti>Vida e obras>Pintores e Afins> 12/08/12


A Mulher de Cabelos Verdes

O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno entrará em contato com as obras de Anita Malfatti e com o universo expressionista a partir do livro "Anita Malfatti - Mestres das Artes no Brasil" utilizado nas aulas de arte. Perceberá a importância da artista na pintura brasileira e terá como foco de apreciação a obra Mulher de Cabelos Verdes.
Será capaz de produzir um trabalho de retrato feminino expressionista, a partir da obra supracitada.
O objetivo é que o aluno crie uma expressão particular para a temática proposta.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula foi aplicada no 5º ano do Ensino Fundamental e não existem pré-requisitos para sua realização, podendo ser ministrada em outras séries, de acordo com o critério do professor.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01: Conhecendo um pouco de Anita
"Era a poesia plástica da vida, era festa da forma e era a festa da cor".
Anita Malfatti.
Assim, o professor pode iniciar sua aula apresentando a artista e narrando fatos de sua vida, conforme o livro indicado "Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil)".
Os alunos poderão seguir o histórico da vida da artista e acompanhar as imagens de suas obras em cada período.
(Este livro foi adotado pela escola e adquirido pelos alunos, que fizeram a doação dos exemplares para a biblioteca do departamento de artes do colégio).
Desta forma, diversos alunos de outras séries também podem usufruir das obras coletivamente, o que enriquece muito as possibilidades visuais das aulas.
O professor deve dialogar com os alunos sobre as obras que despertarem maior interesse, explicando as influências do expressionismo em seus quadros.
Logo a seguir, deverá passar o vídeo que dá ênfase à obra Mulher de cabelos Verdes:


Distribuir aos alunos o encarte que vem solto do livro com a imagem desta obra, para que depois, em grupos, possam analisar a imagem com maior atenção.


Refletir com os alunos a respeito das características pictóricas e plásticas da obra para avaliar se eles perceberam áreas verdes e amarelas no rosto da mulher, quais são as características das pinceladas e linhas do fundo, se há dramaticidade nas cores, etc.
Desenho:
Motivação: o professor deverá perguntar-lhes se eles conhecem alguma mulher parecida
com esta em seu bairro, em sua família, em sua rua.
Perguntar se eles conhecem alguma mulher que ficaria interessante com cabelos verdes.
A partir daí, distribuir folhas de papel camurça na cor preta e orientá-los a desenhar uma mulher de sua imaginação, ou de memória ou até mesmo poderão recriar a imagem da obra da artista.
O desenho inicial da mulher deverá ser feito em lápis grafite no verso da folha de papel camurça, no lado branco (lado avesso).
Assim, o aluno poderá apagar o desenho sem problemas.
Com o esboço inicial pronto deverá seguir as orientações da próxima aula - aula 02.
Observe as imagens a seguir.




Aula 02 e Aula 03: Utilização de giz de cera e giz de quadro colorido sobre o fundo preto do papel camurça
Fase 1: Desenho branco sobre preto
Com o esboço pronto, o aluno deverá reforçar com o lápis os traços de contorno, fazendo maior pressão sobre o papel, tomando cuidado para não rasgá-lo.
Desta forma, seu desenho apare cerá do lado preto suavemente, de forma oposta.
O professor deverá orientar os alunos a passarem o lápis de cor branco sobre os traços principais do desenho no lado preto do papel camurça, podendo também ser feito com a ponta fina de um giz de cera branco.



Fase 02: Colorido com giz de cera e giz de quadro.
O professor deverá explicar aos alunos as diferenças do colorido com o giz de cera e com o giz de quadro sobre a superfície do papel camurça.
Ela se torna aderente ao giz de quadro, permitindo o esfumaçado, quando o aluno esfregar o dedo sobre um traço ou região.
 Já o giz de cera fixa a cor sobre o papel com maior aderência e não permite gradações de tom.
O aluno deverá combinar as duas possibilidades no mesmo trabalho.
O fundo preto possibilita maior dramaticidade na expressividade das cores.
Recursos Complementares
Alguns sites para pesquisa sobre a artista:





Sugestões de livros:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
BRAGA-TORRES, Ângela. Anita Malfatti (Mestres das artes no Brasil). São Paulo: Moderna, 2002.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
Avaliação
■O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
■O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar o envolvimento com a proposta e o processo de criação, retratando as mulheres de cabelos verdes, verificando as idéias elaboradas, bem como a participação dos mesmos nas reflexões a partir de seus trabalhos prontos.
■Deverá observar: a capacidade de percepção, a habilidade em exercitar a memória, a imaginação e a expressividade mediante o jogo de cores sobre um fundo escuro.
■O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.

Vida e obra





Guia prático para prof. nº 111
Editora escala Educacional


Traços travessos
Adriana Abujamra
Sylvia Barré
Editora Geração Editorial



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