BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, novembro 05, 2014

A raça negra nas artes de famosos> Estímulos artísticos> Conscientização negra> 05/11/2014

Homenageando a cultura afro/brasileira
apreciando e valorizando obras de artes

“Quero ensinar as crianças.
Elas ainda têm olhos encantados.”

 Rubem Alves


Resultado de imagem para mulata volpi

 Alfredo Volpi e sua obra de arte Mulata.

Embora nascido na Itália o pintor se considerava brasileiro de coração.
 A sua produção representa as cores, formas e a cultura do Brasil, alternando entre obras pintadas de maneira forte, colorida e vibrante e obras lúdicas, suaves e ternas.
Volpi pintou sua primeira obra aos 18 anos de idade e depois disso não parou mais. Andava pelos arredores da cidade de São Paulo, para onde se mudou com 18 meses de idade, observando paisagens, cores e luminosidade dos ambientes. 
Gostava de pintar ao ar livre, junto à natureza, e na época sua obra se assemelhava aos trabalhos dos impressionistas.
 Já em 1927 o pintor começava a trabalhar com referências modernistas, como na obra apresentada hoje. Mulata apresenta uma jovem, provavelmente Judith - que na realidade se chamava Benedita da Conceição -, o grande amor de Volpi. 
O quadro é considerado o primeiro do artista a conter referências modernistas.
 Nele, é possível observar o olhar e o movimento do rosto e do corpo da modelo. 
O artista parece ter capturado o momento exato em que ela se virava bruscamente.
FONTE AQUI
Releitura da obra
O trabalho com “Releitura de Obras” faz com que as crianças entrem em contato com o universo da arte de forma participativa; após apreciar e ter informações sobre determinada obra. 
Ao reproduzir esta obra, a criança desenvolve habilidades com: 
percepção, imaginação e amplia seu universo cultural.

Vejam  AQUI    sugestão de atividade sobre esta obra Mulata
"Não devemos ter medo de inventar seja o que for.
Tudo o que existe em nós existe também 
na natureza, pois fazemos parte dela."
Pablo Picasso
O Bananal
Lasar Segall


Segall está aí em sua fase brasileira (1924 – 1928) e, portanto, a obra “Bananal” traz bastante a temática comum aos modernistas da busca pelo nacional. 
Segall então passa a pintar cenas tropicais e muda sua paleta escura, que costumava ter tons ocres para retratas as consequências da guerra na Europa. 
Nesta obra, a figura centralizada e em primeiro plano de um homem negro é o elemento iconográfico mais forte da composição.
 Logo atrás dele, há uma densa plantação de bananeiras, que ocupam quase toda a superfície da tela, emparedando e acuando a figura do negro.
Fonte: AQUI
Releituras da obra



Tem mais AQUI


Fonte ( gazeta de Limeira)
Sugestão  de painel



Aula sobre descoberta das frutas
agregando a obra O Bananal
e releitura dos alunos
Passo a passo



O quadro chamou a atenção das crianças e muitos tentavam reconhecer as bananas no fundo verde pintado pelo artista.
 A figura de homem presente na obra de arte também despertou o interesse dos pequenos e alguns contavam que ele parecia um vovô, outros diziam que ele devia ser o Kirikú(personagem de uma lenda africana retratada em uma animação conhecida pelas crianças)... mas todos perceberam os traços fortes e expressivos daquele homem pintado por Segall.
 Observando a pintura, as crianças começaram a fazer as suas releituras. 
Com diferentes tonalidades da cor verde, pintavam as bananeiras e suas folhas. Alguns cobriam todo o papel, assim como Segall,outros procuravam dar formas às bananas.                                                       Continua
AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios