BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Pai, todos os animais soltam pum? Estímulos literários e investigativos>27/02/2015


Ilan Brenman

Laura é uma garota curiosa. Curiosa e esperta como todas as crianças devem ser. E sua personalidade sapeca contribui para divertir também os adultos, com suas tentativas de entender um pouco de tudo.
Foi Laura quem perguntou ao pai se até as princesas soltam pum?
 Depois de descobrir dúvida tão perturbadora, já mais crescida, Laura, claro tem outras dúvidas a serem respondidas.
No livro "Pai todos os animais soltam pum?", da editora Brinque Book, perguntas pertinentes e engraçadas são pensadas pela menina, e quem vai ter que responder - ou pelo menos, se esforçar para - é o seu querido pai, que munido de paciência e imaginação tenta, e apenas tenta, saciar tantas dúvidas de sua filha.
PAI, TODOS OS ANIMAIS SOLTAM PUM?
Texto: Ilan Brenman Ilustrações: Ionit Zilberman
Temas: Meio ambiente, Ciências, História, Diversidade animal, Curiosidade e Infância 
Temas transversais: Meio ambiente
Proposta de trabalho: AQUI

Como Pai, todos os animais soltam pum? 
Nas mãos, apresente-lhes o livro com a capa aberta. 
O que veem? 
Tem ideia sobre qual história o livro vai contar?
 Os animais também soltam pum como nós? 
Todos eles? Por que isso acontece? 
Já viram algum bicho soltando pum? (Curiosidade e Infância). 
Lendo o livro Para atrair a atenção de todos, é recomendável ler a história em voz alta e pedir aos alunos que fi quem atentos às ilustrações e a palavras que não conheçam. 
Na sequência, retome a leitura de forma detalhada:
 • o que acharam da história? Era o que haviam imaginado?
 • na p. 6, há uma fi ta métrica. Para que serve? Também costumam medir a altura? E o peso? 
• na p. 13, o pai de Laura diz que os golfinhos são mamíferos. O que é um mamífero?
 • nas pp. 16 e 17, eles falam sobre os dinossauros. Que tipo de animais eram os dinossauros?
 O que sabem sobre eles? 
• Laura e o pai dela falam em efeito estufa (p. 18), aquecimento global (p. 20) e calotas polares (p. 21). O que isso tudo tem a ver com pum? Por quê?
 • O que acharam das respostas do pai de Laura? Será que ele acertou tudo?
 • Leia o item “Você sabia” da p. 26 e abra para discussão, dúvidas e perguntas. 
Após a leitura História discutida, dúvidas desfeitas, hora de ampliar as atividades: 
• como Laura, no início da história, os alunos estão crescendo e gostam de saber disso. 
Então, aproveite para conferir a altura e o peso de todos eles e, a partir daí, explicar a importância dessas informações para a nossa saúde (Ciências). 
Esse acompanhamento poderá ser feito e registrado numa cadernetinha individual, uma vez por mês, ou a cada dois, três meses, até o final do ano, quando todos poderão perceber o
quanto cresceram.
 Eles também poderão “carimbar” os pés e as mãos com tinta no papel, para comparar o quanto estão crescendo; 
• peça para pesquisarem o motivo pelo qual soltamos pum.
 Oriente-os para que procurem informações sobre o processo de digestão do homem.
 É igual ao dos animais? (Ciências) 
Do que é feito o pum? 
Por que colabora para o aquecimento global?
 De que maneira a pecuária, por exemplo, participa desse processo, sendo responsável por 28% das emissões mundiais de metano? 
E as plantações? E o desmatamento?
 Sabiam que as matas também emitem gás metano? (Meio ambiente) 
Pesquisa feita, cada grupo apresentará à classe o que descobriu;
 • em seguida, peça para que, ainda em grupo, ampliem a pesquisa: que outros gases, outras substâncias contribuem para o efeito estufa?
 De que forma isso ocorre? 
O que é gás metano? O que é efeito estufa? 
E aquecimento global? Camada de ozônio?
 De que forma e quando esse aquecimento é sentido no nosso dia a dia? 
Os alunos poderão fazer cartazes para ilustrar a pesquisa (Meio ambiente e Meta do Milênio 7);
 • em sala de aula, para ajudar os alunos a entender melhor o assunto, uma boa dica é a Cartilha do Planetinha, que foi desenvolvida, de maneira didática e atraente aos olhos dos pequenos, pelo Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas (GPMC) do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e está disponível, gratuitamente, no site do instituto: http://mudancasclimaticas.cptec.inpe.br/~rmclima/pdfs/Planetinha_e_sua_turma.pdf; 
• assunto aprofundado, peça para que cada grupo elabore propostas, que poderão ser aplicadas em suas rotinas em casa e na escola, para tentar reduzir a emissão de gases maléficos ao planeta. Propostas apresentadas, quais podem ser colocadas em prática na rotina escolar?
 Coleta seletiva? Reciclagem?
 Abolir o uso de copos descartáveis (cada aluno leva sua canequinha com nome), papel alumínio e embalagens de isopor?
 Economia de água e luz? 
Aproveitar melhor o material escolar? O que mais?
 Que tal envolver toda a comunidade escolar nas novas práticas?
 Os próprios alunos poderão apresentar palestras para o resto da escola sobre o assunto. 
Que tal, como estudo de meio, levar a turma para uma visita a uma cooperativa de reciclagem? (Ciências, Meio ambiente e Meta do Milênio 7);
 • a partir dos diversos animais citados no livro, aproveite para falar sobre a diversidade animal (na Terra, existem mais de dez milhões de espécies de seres vivos, dois deles são animais/Ciências): mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes; animais vertebrados e invertebrados; animais silvestres, domésticos e de estimação; animais em extinção (conhecem algum?) e animais extintos como os dinossauros. 
O que sabem sobre os dinossauros?
 Em que época eles viveram? 
Trecho:
Laura já havia crescido, e sua curiosidade era cada vez maior:
- Pai, todos os animais soltam pum?
O pai se lembrou da dúvida da filha em relação às princesas que soltavam pum. Dessa vez a pergunta era bem mais fácil. Fez uma cara de homem sábio e disse:
- Quase todos!
O pai tentou imaginar uma minhoca, depois de ter comido terra estragada, fazendo força para soltar um punzinho.
- Acho que não, filha. Minhoca não solta pum.
- E as pulgas soltam pum?
O pai já estava arrependido de ter dito que quase todos os animais soltavam pum. Ele não conseguia imaginar uma pulga saltitante tendo gases.
- Acho que as pulgas também não soltam pum, filha.[...]
- E as ovelhas e vacas, elas soltam pum?
Ao ouvir essa pergunta, o pai ficou de pé com ar de professor sabe-tudo e disse:
- As ovelhas e as vacas soltam tanto pum, que estão aumentando o efeito estufa.
- Não entendi nada - disse a filha.
O pai pegou um caderno e um lápis e começou a desenhar para a filha:
- Pum é o nome que damos para um gás que se chama metano, um dos responsáveis pelo aquecimento global - disse ele, todo orgulhoso de sua sabedoria.

Ouvindo: AQUI
Máquina de pum: AQUI
Os cinco sentidos
Idade dos alunos: 5 e 6 anos
Áreas do conhecimento: Corpo Humano
Introdução: Neste semestre trabalhamos a estimulação dos órgãos dos sentidos como determinantes da percepção que temos do mundo. Procuramos desenvolver a capacidade de observação e de registros de objetos, através das atividadese/ou experiencias e proposta estudadas e observadas.
VISÃO
Leitura do livro (Pai, todos os animais soltam pum?).
 Levantar os conhecimentos prévios das crianças através de questionamentos como:
Que barulho faz o pum?
Podemos ver ou pegar o pum?
Como podemos saber que “alguém soltou um pum? Podemos senti-lo? Como?
Apresentar o tema os 5 sentidos, fazer uma apresentação geral sobre todos os sentidos.
Tempo/duração: 50 minutos
Material necessário: Livro ( Pai, todos os animais soltam pum?)
Produto Final: Aprersentação/inicio do projeto Os 5 Sentidos.
 Vejam a continuação:  AQUI 
O PUM AQUI

Vídeo musical explicando sobre o pum






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios