BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, setembro 16, 2017

Cantinho da leitura>Dicas>Introdução aos gêneros literários e afins>Projeto Estímulo à leitura>16/09/2017

“Estimular a leitura pelo prazer literário, ou seja, permitir que o aluno jogue, fabule, imagine, invente, desenhe, represente, cante. 
Tudo isso é da mesma natureza que o prazer pela leitura.” 
José Rufino dos Santos

Em Nome da Leitura
Livro nosso,
que estais em nossas mãos,
Abençoada seja a vossa leitura,
Venha a nós a vossa magia,
Sede lido por muitas pessoas,
Na rua, no transporte, em casa,
Nas escolas, presídios e feiras...

A leitura nossa de cada dia
nos dai hoje,
Perdoai aqueles que não lêem,
Fazei-os ficar encantados
e contar o que leram,
Assim como doarem livros para
que todos possam ler.

Deixai-nos sempre cair em 
tentação por livros como:
Romances, contos, poemas,
mitos e outros...
Ensinai a todos o caminho
de livrarias e bibliotecas,
Onde a leitura ajudará a construir
um mundo melhor para sempre.
Amém. 
(autor desconhecido)

Dicas para incentivo à leitura
Vendo ideias de decoração para cantinhos de leituras lembrei-me de minha oficina de leitura.

 PROJETO ESTÍMULO Á LEITURA


Fazer este cantinho na sala de aula é um recurso bem utilizado pelos professores do Fund.I.  Enfeitar  este local para estimular a criança é uma boa estratégia. 
Chamar a atenção,para que venham espontaneamente, e consequentemente, pegar uma obra literária por prazer e curiosidade.
Para os que já estão alfabetizados é interessante fazer a propaganda das histórias.
Assim estarão também preparando-os para que no futuro visitem a biblioteca, adquiram livros próprios,etc.
Nas bibliotecas  existem  (ou deveriam existir) as fichas por ordem alfabética e ou por gênero literário.
Trabalhei com esta OFICINA atendendo alunos dos 6º s anos. ( 2005 a 2010 )
Escola Estadual Coronel Casimiro Osório
Itajubá-MG
Deixo algumas fotos, que ainda encontrei em meus arquivos.
São livros destinados a esta faixa etária.Porém as fotos lhes darão "ideias".
É um grande estímulos para os leitores iniciantes...
Eu colocava palavras chamativas. No caso desta foto eram livros de suspense. Utilizei folhas decoradas de arquivos. Os alunos adoravam. Pediam folhas para mim....Inventei os concursos...Quem ler e fizer "resenha" ganha uma folha.... As ideias surgiam assim....Transformou-se em concursos...E por aí a fora...



Com caixas decoradas podemos selecionar pequenas leituras e ou histórias.
Cantinho de leitura não é exclusivo de livros.

Nesta caixinha continha fichas por ordem de gêneros literários.
Exemplo: Aventura
Todos os títulos deste gênero.
Cada livro uma ficha com sua "resenha"
ou "propaganda da história"
Até gravurinhas dos livros eu colava.
O aluno pegava a ficha,lia, se interessasse,pegava na estante dos livros,ou na caixa,como a foto acima (de folclore).






Receita de uma boa leitora e escritora
• 1 menina interessada nos livros dos irmãos.
• 3 irmãos leitores de contos infantis e gibis.
• 1 professora de 1ª série.
• Pais preocupados com a alfabetização dos filhos.
• 6 livros infantis.
• 4 gibis.
Modo de fazer
1) Coloque 1 menina junto aos irmãos em 1 quarto ou sala silenciosa e junte os 6 livros e 4 gibis (variados) todos os dias, em um horário determinado, de preferência antes do jantar.
2) Verifique se os pais estão atendendo às expectativas e necessidades da menina com compreensão, atenção e carinho.
3) Matricular a menina na 1ª série. Na 1ª série a menina deve encontrar 1 professora, que possibilite que ela continue lendo os livros e os gibis.
4) Depois de alfabetizada e com muito interesse, a menina torna-se uma boa leitora e escritora.
Professora Liria Maria


Colegas que por aqui passam:
Deixo minhas singelas experiências,que foram especiais.
Alunos do início do fundamental II, com defasagens, com leitura sem fluência,ou domínio mínimo.
O projeto surgiu exatamente da necessidade de ampará-los extra-classe.
Foi um casamento entre profissionais, no caso, eu,que estava fora de classe, e as professoras de Língua Portuguesa dos 6ºs anos. Foi tanto sucesso que os demais professores de 7º, 8º e 9º anos também queriam. Se eu tivesse tempo,atendia a todos.( por um tempo ajudei os 7ºs anos)...Depois fui para a sala do Tempo Integral.Trabalhava linguagem com estes alunos  defasados. Dentro desta "Linguagem" a interdisciplinaridade era positiva. As artes se agregavam aos conteúdos .

Minha sugestão para o fundamental I é explorar mais as possibilidades dos "cantinhos de leitura".
Colocar almofadas, decoração,tapetes e livrinhos abertos é importante. E por que não pequenos textos,colocando frases curiosas sobre tal historinha?
Gêneros literários x cantinho de leitura.
Fica a dica!

Palco da sala
Tempo Integral
Para apresentações literárias
As latas são de tinta com cimento  e cabo de vassoura
Foram pintadas pelos alunos.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios