BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, outubro 24, 2017

Banquete da poesia>Maratona da poesia>Proposta poética>24/10/2017


" Os textos rimados e declamados com a entonação própria desse gênero textual soam como suave melodia,que encanta o público infantil e possibilita a utilização de diferentes estratégias de leitura, o que gera grandes avanços de conhecimento."


poesia é uma forma diferente de escrever sobre os sentimentos e emoções. 
É diferente porque para fazer uma poesia, não basta só escrever o que pensa, o importante é combinar as palavras.
Quem escreve poesias é o poeta e não basta apenas ter criatividade, tem que estar atento à riqueza da linguagem e os aspectos gramaticais. 
Por isso, alguns dizem que o poeta é o mestre em lapidar as palavras.
Toda poesia é formada por versos , que são linhas de um poema. 
Eles têm que ter efeitos sonoros, além de apresentar unidade que tenham sentido.
Os versos estão organizados em grupos chamados de estrofes , que por sua vez são formados pela mesma métrica, ou seja, pelo mesmo conjunto de regras que dirigem a medida, o ritmo e a organização do verso, da estrofe e do poema como um todo.
Veja um trecho da música Ursinho Pimpão , que é uma poesia que virou música:
Vem meu ursinho querido

Meu companheirinho 

Ursinho Pimpão
Vamos sonhar aventuras

Voar nas alturas

Da imaginação
Agora é com você: quais são os versos e as estrofes desse poema?
Continuando… As rimas são fundamentais em uma poesia. Você já deve ter ouvido falar nelas, pois aparecem nos sons finais, que são iguais em duas palavras, como por exemplo,  a sa , ca sa ou em A na baca na.
Outro elemento importante dos versos é o ritmo que é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares em uma estrofe.
 Ele é estabelecido pela entonação de sílabas fortes e fracas ao longo da poesia.
Veja como os versos podem se organizar: continua  AQUI
Proposta de atividade
Maratona da poesia
Serão apresentadas sequências de atividades,que poderão ser utilizadas da forma desejada, aleatória,conforme sua turma, e ou  seus objetivos.

1-Coletânea de poesias
Vários poetas
(Cecília Meirelles,Drummond,Pedro Bandeira,Vinicius,Quintana,Rosana Rios,Leminski,  
Sérgio Capparelli, Marina Colasanti,J.Paulo Paes)
2- Só Drummond
AQUI

3- Dia do poeta(projeto)

AQUI

4-Escuta e oralização de poesias
Objetivos 
- Brincar com a sonoridade das palavras. 
- Ampliar o repertório literário.
 - Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias). 
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir 
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade. 
- Aprender a expressar-se num grupo.
 - Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
AQUI

5-Mário Quintana :


  AQUI
Técnicas de artes para explorar a criatividade>Emoções a flor da pele



6- Quadrinhas
Exercício sugerido:passar a quadrinha para prosa

7-Transformando problemas em poesia ou é o contrário?
8- A casa de Vinicius de Moraes
Plano de aula - vários recursos


9-Poemas para ler e encantar
AQUI

Arca de Noé

10-Coletânea de poesias para imprimir

Projeto
Banquete de poesia
Blog Ensinando com carinho









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios