BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, fevereiro 27, 2018

Di Cavalcanti>Releituras>Homenagem a mulher entre outras obras>27/02/2018

Cinco moças de Guaratinguetá- 1930
Sugestão de atividade
  1.  “Cinco moças de Guaratinguetá” – Di Cavalcanti Responda em seu caderno: 
  2. 1. Qual a sua opinião sobre as cores usadas nesta obra? 
  3. 2. Você percebe alguma emoção nas expressões das moças da obra? Justifique. 
  4. 3. Em que época se passa esta cena? 
  5. 4. O nome da tela é “Cinco moças de Guaratinguetá”. 
  6. Você percebe algo na obra que justifique este nome, ou seria homenagem a alguém? 
  7. 5. Se fosse você o autor da obra que nome daria? 
  8. 6. Onde você acha que as moças estão? Justifique. 
  9.  7. O que chamou sua atenção nesta obra? Justifique. 
  10. 8. Que música você acha que combina com esta obra?
  11.  9. Observe a moça na janela e comente sobre ela. 
  12. Nota: O autor desta obra é Di Cavalcanti. Foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Pintor e caricaturista, ele tem na mulata brasileira seu tema predileto.  Fonte
  13. Outra dica: Pense em grupo de moças tipicas da sua cidade, faça com essa imagem uma montagem com colagens de papel colorido formando este forte contraste de cores que o artista utiliza na obra.
Emiliano Di Cavalcanti nasceu em 1897, no Rio de Janeiro. Quando seu pai morreu em 1914, Di Cavalcanti começa a trabalhar fazendo ilustrações para a revista Fon-Fon.  Em 1916, transferiu-se para São Paulo, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco
Seguiu fazendo ilustrações e começou a pintar. O jovem Di Cavalcanti frequentou o atelier do impressionista George Fischer Elpons e tornou-se amigo de Mário e Oswald de Andrade.

Entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, criando para essa ocasião as peças promocionais do evento: catálogo e programa. Faz sua primeira viagem à Europa em 1923, permanecendo em Paris até 1925. 
Expôs em diversas cidades: Londres, BerlimBruxelasAmsterdã e Paris. Conheceu PicassoLéger, Matisse, Eric Satie, Jean Cocteau e outros intelectuais franceses. Retornou ao Brasil em 1926 e ingressou no Partido Comunista. Seguiu fazendo ilustrações. 
Fez nova viagem a Paris e criou os painéis de decoração do Teatro João Caetano no Rio de Janeiro.
Continua + sugestões de atividades com peixes
“Que bom que existas, pintor
Enamorado das ruas
Que bom vivas, que bom sejas
Que bom lutes e construas
Poeta o mais carioca
Pintor o mais brasileiro
Entidade mais dileta
Do meu Rio de Janeiro
- Perdão meu irmão poeta
Nosso Rio de Janeiro”

(Vinícius de Morais)

Vejam obras: AQUI


Resultado de imagem para obra mulher mais gato di cavalcanti
Mosaico/Releitura


Resultado de imagem para obra onde eu estaria feliz di cavalcanti
Onde eu estaria feliz
1965
Sugestões para apreciação
Como são as linhas que você está vendo na imagem?
 - Como são: suaves, nítidas, ausentes retas, angulosas, curvas? 
- Quais são as cores presentes na imagem? 
- Como são: fortes, suaves, misturadas, chapadas?
 - Existem jogos de claro e escuro?
 - Quais cores se destacam mais na obra de Di Cavalcanti? 
- Você acha que as cores tem algum significado especial nessa obra?
 - Como são as texturas? Lisas, ásperas macias? 
- Que formas foram utilizadas pelo artista? Orgânicas, geométricas, difusas, definidas? Analisando: neste método, incitaremos os alunos a analisar a composição da obra, as formas, a técnica e o tema. 
Assim, nos guiaremos pelas seguintes indagações para compreender o artista e a sua produção: - Como o artista organizou as formas?
 No centro, nas extremidades, de maneira espontânea, agrupadas, distantes?
 - Como os seus olhos se movimentam?
 De modo rápido, ritmado, profundo? 
- Quais objetos você vê na imagem? Há destaque para algum?
 - Qual a técnica utilizada? - Qual o tema da pintura? 
Interpretando: agora os alunos são convidados a expressar suas opiniões sobre o trabalho do artista: 
- Como o artista empregou os elementos formais (composição, cor, técnica, forma etc.) para expressar suas idéias?
 - Que impressões você retira dessa obra? 
Ela traduz alguma experiência? 
- Invente um título para a imagem. Fonte

A obra de Di Cavalcanti é cheia de retratações de mulheres.
 Apaixonado pela vida boêmia carioca, pintou as mulheres em seus diversos momentos sob novos olhares para a época, sobretudo as mulatas.

Mulata 1957

di-cavalcanti-mulata-1957-thumb-673x800-49027
Mais: AQUI

Olhem! Deve ser interessante!
Mari Miró conhece mais pintores brasileiros, como Di Cavalcanti e Anita Malfatti, 
e viaja em seus quadros mostrando a beleza da arte em nosso país.

Traçando arte
Cinco moças de Guaratinguetá
Pescadores
Quintal da cultura
Releitura engraçadinha

Estudantes da Escola Municipal Professor Nandi - Luís Fernando Mazzochi, no Loteamento Parque das Rosas II, em Caxias, se vestiram de modelos e revezaram para reinventar obras como Cinco Moças de Guaratinguetá, de Di Cavalcanti


Vejam comentários: AQUI







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios