BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, março 20, 2020

Coletânea especial>CORONAVIRUS>"Educação e prevenção">20/03/2020


Seguem sugestões sobre o tema coronavírus
Obviamente na data de hoje as escolas já estão fechadas. 
As sugestões a seguir serão importantes para o retorno normal nas escolas e em nossas vidas cotidianas.

A Educação e a prevenção devem andar juntas! 
Em épocas de dúvidas e preocupações sobre o novo coronavírus nada melhor do que levar para a sala de aula a pesquisa, o debate, o estudo sobre como se prevenir e evitar o contágio do covid-19.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF02LP18) Planejar e produzir cartazes e folhetos para divulgar eventos da escola ou da comunidade, utilizando linguagem persuasiva e elementos textuais e visuais (tamanho da letra, leiaute, imagens) adequados ao gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.
Prática 1: Leitura de materiais de referência para estudo e base para as escritas
Leve para a sala de aula reportagens, folhetos explicativos, textos científicos-informativos, cartazes de fontes confiáveis e conceituadas, para ler e abrir o debate com as crianças. O Ministério da Saúde, as secretarias de Educação e de Saúde, institutos e Universidades veem oferecendo materiais de qualidade. Nova Escola também já disponibilizou uma material bem bacana com muitas informações sobre o novo Coronavírus. Leia mais aqui
Há também materiais em vídeos, na internet com orientações sobre boas práticas de higiene pessoal, que podem fazer parte desse momento de sensibilização e preparação para escrita.
Prática 2: Escrita de cartaz de conscientização
Cartaz é um texto publicitário que é utilizado, entre tantas outras coisas, em campanhas de conscientização. Tem função apelativa e trama textual descritiva. Na BNCC faz parte do campo da Vida Cotidiana. Na escola, os cartazes são usados também como um painel informativo trazendo pesquisas e estudos dos alunos.
Proponha a escrita de cartazes em grupos. A ideia é chamar atenção de toda a comunidade escolar sobre a importância de se prevenir. Com o auxílio de um outro cartaz como modelo, vá destacando com eles as características do gênero textual: frases de impacto, tamanho das letras, imagens, a diagramação.
Em cada grupo faça as intervenções para a escrita alfabética e auxilie os alunos para que todos os cartazes tenham   pelo menos uma orientação de como se prevenir. Provavelmente aparecerão como frases de impacto como “cuidado com o coronavírus!” ou “lave as mãos já!”. Eles podem ilustrar com seus próprios desenhos ou com recortes de imagens coletadas em jornais e revistas.
Prática 3: Produção coletiva de infográfico
Para esse gênero textual pode-se explorar os principais sintomas do novo coronavírus com algumas perguntas como “o que pode acontecer com quem não se previne?”. É interessante também usar representações de pessoas em imagens,  explicar como se dá o contágio e como o vírus se espalha.
Se for possível, você pode fazer uso de um editor de texto e um projetor para a produção coletiva com a turma, onde você será a escriba explorando oralmente com as crianças o conteúdo e a diagramação do infográfico.
Veja aqui algumas orientações de como explorar a escrita do gênero infográfico na alfabetização.
Prática 4: Escrita de texto instrucional – Como lavar as mãos de maneira correta e adequada para prevenir o contágio 
Use vídeos de orientação previamente selecionados de fontes confiáveis que orientam a higiene das mãos. Na Internet há vários deles. Explore oralmente o conteúdo apresentado nos vídeos, destacando as principais informações.
Depois exercite com as crianças a lavagem das mãos, corrigindo e fazendo ajustes. Fotografe o passo a passo da lavagem e, finalmente, proponha que as crianças escrevam em duplas ou em grupos de três, quatro alunos, as legendas das fotos de forma que seja produzido um texto instrucional a partir da combinação entre imagens e escritas. Durante a atividade faça intervenções pedagógicas que oriente a escrita alfabética.
O material produzido pode ser multiplicado em cópias que podem ser distribuídas às famílias e aos alunos de toda a escola.
Viu como são práticas possíveis de serem realizadas e que se bem conduzidas podem resultar em muita aprendizagem? Essas atividades não colaboram apenas para o desenvolvimento da alfabetização, mas também para o momento em que vivemos: a prevenção e conscientização do coronavírus.       
Mas e vocês, queridos professores alfabetizadores, como andam trabalhando essa temática em sala de aula? E em suas escolas, o que está sendo feito em relação as orientações e informações sobre a pandemia? Conte aqui nos comentários pra mim!
Vamos juntos, todos nós, fazer a educação ter sentido em nossas vidas!?   AQUI
Coronavírus em cordel
Vídeo e atividades
Atividade sobre reportagem do coronavírus

Por que temos febre?
Artigo científico
Atividade criação de memes

Atividade interativa prevenção

Livrinho e informações sobre o vírus

Sobre coronavírus,ensino fundamental 1

O blog Linguagem e Afins oferece ferramentas pedagógicas para sua pesquisa,professor.
Confira também o grupo Linguagem e Afins, no facebook
Paz e bem para todos nós!



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios