BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 28, 2025

Olhe pela janela>Brincando com a expectativa do leitor>Interação literária> 28/05/2025

 
Katerina Gorelik

Neste livro interativo, a premiada autora e ilustradora Katerina Gorelik usa de todos os artifícios para brincar com a imaginação dos leitores, mostrando que há não apenas uma, mas várias maneiras de enxergar as coisas à nossa volta.

A cada virada de página, há uma casa diferente com moradores mais diferentes ainda: bruxas, ratos, morcegos e até alguns personagens clássicos da literatura infantil, como a Chapeuzinho Vermelho e os Sete Cabritinhos. Logo no início da obra, vemos a fachada de uma casa e, de sua janela, o perfil de uma simpática senhora. Porém, ao passar a página, percebemos que na verdade a “simpática senhora” é uma bruxa apavorante que prepara uma poção para transformar seus convidados em baratas! Para criar esse curioso e instigante jogo com a percepção dos leitores, Gorelik transforma as janelas em espaços de imaginação e possibilidades.
Ouvindo: AQUIAQUI
Sobre a obra: AQUIAQUIAQUI

Esse "combo" expectativa-perspectiva é uma combinação literária poderosa, que pode trazer muito humor -- como neste caso --, pode nos fazer pensar (aqui, o riso vai ser de nervoso, rs!), pode mostrar outras formas de ver uma situação ou a imensa riqueza dos detalhes. Trouxemos uma pequena seleção de obras que brincam com esse "combo" e podem nos levar a explorar a imaginação, o jogo e a surpresa com os pequenos leitores. Fonte

Possibilidades  de mediação:

  • Selecione uma obra literária com potencial brincante, não mero brinquedo em formato de livro.
  • Experimente as linguagens que compõem esse objeto livro, mergulhando no universo lúdico (pro)posto na obra de modo a brincar com as possibilidades de sentidos (palavras, imagens, sons, formas, movimentos, texturas, etc.,) e a explorar a própria imaginação criadora nesse processo.
  • Crie hipóteses e mapeie caminhos plurais de leitura a partir do livro escolhido, vislumbrando interações possíveis com o leitor durante a mediação que ainda será realizada, (re)conhecendo o público com quem se jogará ludicamente e para o qual serão lançadas “situações de apre(e)ndizagens”. Esta expressão é usada pelas autoras para se referirem aos processos de  formação do leitor, em que se apreende e aprende os jogos lúdicos da e na literatura.
  • Deixe espaços para os caminhos imprevisíveis que vão surgir a partir do movimento lúdico de interação entre leitor-mediador, livro brincante e leitor-criança, pois se trata de uma construção ficcional colaborativa de significados em permanente expansão.
  • Durante:
  • Crie um ambiente acolhedor que fomente a vez e a voz da criança para experimentar as possibilidades de leitura.
  • Mobilize o repertório do leitor acerca do que o espera na obra literária:
    • Explore a própria capa do livro, incluindo o título, como porta de entrada para o universo lúdico.
    • Lance perguntas que estimulem a ativação de conhecimentos prévios quanto aos personagens, aos cenários, aos enredos que poderão ser encontrados no interior do livro, promovendo relações com o que já foi lido e vivido.
    • Jogue com o próprio livro, a partir dos repertórios mobilizados, valorizando os silêncios, os diálogos, os improvisos, as incertezas… As bonitezas dos sentidos que vão aparecendo ao longo da experiência com as múltiplas linguagens da obra literária.
    • Explore como o livro em questão toca o leitor, questiona suas visões de mundo e o convida a imaginar como viveria o que está sendo representado, ou seja, instigue o “poder ser” e o “faz de conta” do jogo lúdico da e na literatura.
    • Depois:
    • Desdobre a leitura, continuando o jogo literário a partir de uma apropriação criativa da obra, isto é, (re)criando as possibilidades de sentido, dialogando com outras áreas do saber, oportunizando a elaboração de novos textos literários ou não, performando de diferentes maneiras o que foi lido etc.
    • Dê chance à produção criativa do leitor não como um mero artefato, mas sim como um desejo de continuar a brincar nas, pelas e com as linguagens literárias, de maneira que essa experiência lúdica se expanda para além do aqui-e-agora e aguce o olhar para o mundo circundante ao longo da vida, com o frescor poético da infância.   Fonte
Espelho: AQUI
Caos: AQUI
Livros brincantes: AQUI
Janelas: AQUI
Ônibus: AQUI


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios