BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
16 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, agosto 29, 2025

Se as flores pudessem falar>Estímulos poéticos no jardim>29/08/2025

 

Débora Bianca / André Cerino 

O livro faz uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da alegria de viver e a bondade do ser humano, utilizando uma analogia que envolve as flores e as crianças que brincam num belo jardim colorido.

SE AS FLORES PUDESSEM FALAR, DIRIAM QUE A VIDA PODE SER MULTICOLORIDA, CHEIA DE AROMAS E FORMAS INCRÍVEIS - UMA ALEGRIA! 
SE AS FLORES PUDESSEM CHAMAR POR ALGUÉM, CHAMARIAM PELAS CRIANÇAS. JUNTAS, CANTARIAM E DANÇARIAM CANTIGAS DE RODA. 
DEPOIS, JOGARIAM BOLA E APOSTARIAM CORRIDAS ENGRAÇADAS EM UM PÉ SÓ.
 SE AS FLORES PUDESSEM COZINHAR, FARIAM BOLOS DE ANIVERSÁRIO BEM COLORIDOS E ENFEITADOS. MAS E SE AS FLORES PUDESSEM ESCREVER? 
ELAS CRIARIAM LINDAS HISTÓRIAS DE AMOR PARA ROMPER COM A DUREZA DE TODOS OS CORAÇÕES QUE JÁ DEIXARAM DE ACREDITAR NESSE SENTIMENTO. 
SE AS FLORES FOSSEM BRINQUEDOS, A DIVERSÃO NÃO TERIA HORA PARA ACABAR. 
AS FLORES SÃO TÃO LINDAS E ESPECIAIS QUE ATÉ PODEM FALAR, COZINHAR, BRINCAR, CANTAR, ESCREVER E MUITO MAIS! BASTA TER UM ENCANTAMENTO..
Há pessoas que se parecem com as flores. Você conhece alguém assim?
Ouvindo: AQUI

Flor/Xico Bizerra/Roberto Cruz
Em um texto poético, os autores, por meio de perguntas e brincadeiras, levam as crianças a descobrirem quais os nomes e as cores que as flores possuem. Cantando: AQUI

Poema educativo sobre a Primavera. Para trabalhar o tema Primavera em sala de aula.
Atividades sobre o tema Primavera. AQUI
Livrinho explicativo com as partes da flor, reprodução, polinização, agentes polinizadores, disseminação das sementes, fotossíntese e ciclo de vida... Confira: AQUI
Sementinha: Jane Prado
Era uma vez uma pequena sementinha que, em um dia de aventura, foi levada pelo vento para um lugar especial, repleto de árvores, plantas e animais. Nesse novo lar, ela foi cuidadosamente acolhida pela terra, nutrida pelo sol e refrescada pela chuva. Aos poucos, a sementinha começou a crescer até se transformar em uma grande árvore, cheia de folhas e frutos. A história da Sementinha nos ensina sobre o ciclo da vida e a importância de cuidar da natureza, incentivando o respeito e a preservação ambiental.
Baixar: AQUI
Aula/Características das flores: AQUI
Ideias para primavera: AQUIAQUI
Roda da primavera: PDF gratuito no final da postagem: AQUI
A flor do coração: AQUI

Proposta Pedagógica – Pintura com Garfo

🎨 Tema:
“Flores no Jardim” – utilizando garfo como carimbo de pintura.
🏷️ Objetivos:
• Estimular a coordenação motora fina e a criatividade.
• Explorar diferentes texturas e formas por meio de objetos não convencionais.
• Ampliar o repertório artístico e expressivo.
• Desenvolver atenção, concentração e organização na atividade.
📖 Habilidades (BNCC):
• EI02TS01: Explorar diferentes gestos, sons, formas e cores nas produções artísticas.
• EI02CG02: Ampliar progressivamente a coordenação motora fina no uso de materiais de pintura.
• EI03TS02: Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando materiais e instrumentos diversos.
• EI03EO06: Demonstrar respeito por si e pelo outro em situações de interação.
🛠️ Materiais:
• Tinta guache colorida.
• Pincéis e rolinhos (para o fundo verde do gramado).
• Garfos de plástico (para carimbar as flores).
• Papel sulfite ou cartolina.
• Potes plásticos para a tinta.
• Toalhas úmidas ou paninhos para limpeza rápida.
👩‍🏫 Desenvolvimento:
1. Conversa inicial: Apresentar imagens de flores e jardins. Conversar sobre cores e formas.
2. Exploração: Mostrar o garfo e perguntar: “O que mais podemos usar para pintar além do pincel?”
3. Fundo: As crianças pintam o gramado com pincel ou rolinho, em movimentos de cima para baixo.
4. Flores: Molhar os dentes do garfo na tinta e carimbar no papel, formando flores coloridas.
5. Finalização: Completar os detalhes com pincel (miolo, caule, folhas, borboletas, etc.).
6. Socialização: Expor os trabalhos e conversar sobre a experiência. Fonte: Educadesafios



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios