BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, março 12, 2020

Coletânea especial>Linguagem musical>Artes>Projetos>12/03/2020

Projeto música e movimento

Projeto Música

Justificativa:
A música, dentro da escola, pode ser uma grande aliada dos professores de todas as séries da educação básica. Entretanto, para os alunos da educação infantil os benefícios são ainda maiores, conforme todas as informações citadas acima.Todos estes estímulos são facilitadores para que elas tenham maior apreço pela música. Assim, nada melhor do que usar um recurso capaz de tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso, e por consequência, mais efetivo.As crianças têm a música, naturalmente, inserida em suas vidas desde muito cedo. Sejam nas canções de ninar, brincadeiras, desenhos animados ou filmes.
Objetivos:
  • Conhecer os instrumentos musicais e os diferentes sons que eles produzem;
  • Ampliar a percepção auditiva por meio de sons distintos;
  • Utilizar a música enquanto instrumento de ensino e aprendizagem;
  • Explorar os sons feitos pelo corpo humano: assobiar, bater palmas, bater os pés, barulhos feitos com a boca, etc.;
  • Desenvolver a capacidade de imitação de sons;
  • Estimular a interação social por meio da música;
  • Implementar a música na rotina diária durante algum período;
  • Estimular o desenvolvimento e expressão corporal por meio da dança.
Desenvolvimento:
  • Exibição de animações educativas com conteúdos sobre instrumentos musicais, como por exemplo, o DVD “Abelhinha Listradinha” (2015);
  • Atividades pedagógicas com temas musicais;
  • Rodas de músicas com canções tradicionais;
  • Histórias e contos com teor musical: “A Flauta do Tatu” ( ngela Lago, 2017) “Conheça a Orquestra” (Ann Hayes, 1991) “O Violino Mágico” (Eunice Braido, 2009)
  • Brincadeiras que envolvam música;
  • Que som é esse? Atividade de reconhecimento sonoro, com barulho da chuva, trovões, buzinas de carros, latido de cachorro, canto dos pássaros e outros;
  • Uso de músicas na rotina escolar. Alguns exemplos são a música “Lavar as Mãos” (Arnaldo Antunes, 1995), para cantar antes do lanche e a música “Sai Preguiça” (Palavra Cantada, 2004) no início da aula;
  • Usar a música de forma interdisciplinar, aplicando-a em matérias como Português e Matemática. Para isso, é possível explorar o alfabeto e sequências numéricas cantados, por exemplo. Junto, utilize materiais concretos, como letras e números impressos;
  • Histórias musicadas, acompanhadas de fantoches, como por exemplo, “O Macaco e a Velha”, “A Festa no Céu” e
  • “Dona Baratinha”, todas disponíveis na internet;
  • Perceber os níveis diferentes da fala: silêncio, cochicho, grito, etc;
  • Confecção de instrumentos sonoros, usando garrafa pet, latas, tubos, caixas, sementes, etc.;
  • Apresentações musicais e teatrais.
O macaco e a velha

Aula

Sons/Vibrações
Paisagem sonora
Projeto música na escola

A música tem sido através dos séculos um das formas de comunicação entre os indivíduos, pretende-se refletir de que forma os afetos, os sentimentos e as sensações do aluno interagem com a aprendizagem das práticas da cultura musical.

Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando está expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e "ritmos". Levando o educando a descobrir seu corpo como elemento criador da música, tornando uma fonte lúdica e criativa.
Ouvindo música os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a relacioná-la a expressão de sentimentos e fazer com que ela se comunique através dela e tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas.
Esse plano de aula favorece a interação do aluno no grupo, além de desenvolver uma série de habilidades que ajuda a criança a desenvolver uma aprendizagem com qualidade

Projeto arte musical
A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está presente na vida das pessoas. A Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.              Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
Sabendo que a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano dos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa faz com que venha propor um trabalho diferenciado com desse “Projeto Música na Escola”, que deverá ser desenvolvido pelos professores do ensino fundamental.
A Arte da Música contribui para a criação de relacionamento sócio-cultural dos estudantes e bom relacionamento entre comunidade e a Escola.
Trabalhar com música na Educação é um fazer artístico. Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e para a vida toda.
Técnicas artes
Arte naif
Argila
Pontilhismo
Rupestre
Linguagem musical
Cantigas populares
Música clássica e jazz
Percussão
Instrumentos musicais e orquestra
Músicas educacionais
Repentes/Cantorias
Teatro



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios