BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, junho 09, 2017

O macaco e a velha> Estímulos literários e folclóricos>09/06/2017


Resultado de imagem para livro o macaco e a velha atividades
Autor:João de Barro/Braginha

Nesta história engraçada, a velha fica com ganas de acabar com o macaco que rouba suas bananas.

- O que eu quero é vingança! O macaco que se lixe! Vou enganar o danado com meu boneco de piche!
A história cantada
AQUI
A história
Ricardo Azevedo
Resultado de imagem para livro o macaco e a velha ricardo azevedo

Aula
Ouvindo a história
Atividades
AQUI
AQUI
AQUI
Aula/Contos populares
Jogo matemático/Macaquinho quer banana

Sobre macacos:
Os alunos da pré-escola gostam de atividades temáticas, então, pais e professores podem criar atividades que ajudem os alunos a aprenderem sobre macacos e suas características. Se possível, decore a sala com imagens de macacos, e peça que os alunos coloram as figuras para decorar. Adapte as atividades de acordo com o nível de atenção e habilidades dos alunos.

Como somos parecidos

Os alunos da pré-escola estão aprendendo as semelhanças e diferenças entre as coisas. Devido ao fato de humanos e macacos serem ambos mamíferos, ajude-os a fazer uma tabela que mostre as diferenças e semelhanças. Com a turma, crie uma tabela que apresente as duas categorias. Peça que os alunos pensem em similaridades e diferenças e que alguns voluntários desenhem figuras representando as mesmas. Por exemplo, os alunos podem desenhar figuras mostrando olhos, dedos, dedos do pé, e outras características compartilhadas na coluna de semelhanças. Coisas como pelos, ou a habilidade de se agarrar com os pés podem ser comparadas com o cabelo e o andar ereto dos humanos. Se os alunos não entendem tabelas, você pode simplesmente pedir que desenhem suas ideias em um pedaço de papel e expliquem-nas informalmente em conjunto.




Movimento físico

Uma folga para atividades físicas ajuda a manter os alunos envolvidos, já que eles não conseguem se concentrar por longos períodos de tempo. Mostre imagens de diferentes tipos de macacos e peça aos alunos que movam o corpo como o macaco faz. Por exemplo, um macaco-aranha tem longos membros com grandes patas. Peça que os alunos mexam os braços e mãos como esse animal.
Onde eles moram
Ensine aos alunos sobre os habitats dos macacos com um fácil jogo de correspondência. 
Faça diversos cartazes com diferentes habitats desenhados, como uma floresta tropical, montanhas ou árvores. Recorte diferentes tipos de macacos e plastifique-os para durarem nas mãos das crianças. Cole velcro atrás de cada peça e a parte oposta do velcro nos cartazes. Peça que coloquem cada macaco em seu habitat correto. As crianças não devem entender a ideia de habitat de primeira, então separe algum tempo para debater os diferentes tipos de "casas" onde os animais vivem.





Correspondendo macacos

Na pré-escola as crianças estão aprendendo como corresponder objetos. Crie um jogo parecido com o jogo da memória com figuras de macacos. Cole duas figuras correspondentes em dois cartões separados. Depois de criar cerca de uma dúzia, mistures os cartões, vire-os e peça aos alunos que joguem o jogo da memória. A primeira criança deve virar um cartão, e depois um outro. Se eles corresponderem, ela deve remover os cartões do jogo. A próxima criança deve fazer o mesmo. Conforme continuarem jogando, as crianças verão diferentes cartões e farão facilmente as correspondências. O jogo termina quando todos os cartões forem correspondidos.
Fonte


Os macacos são mamíferos que fazem parte de um grupo de cerca de 250 espécies chamadas primatas. A grande maioria dessa espécie vive em países com alta temperatura, e alimentam-se diariamente com frutas e sementes, sendo sua fruta favorita a banana.
Há diversas espécies de macacos, como por exemplo: orangotangos, gorilas e chimpanzés, que fazem parte da família dos Hominidae. Esses animais, são considerados os mais próximos as características do homem, existindo um grande estudo por parte dos cientistas em relação a evolução do homem a partir dos macacos.
Curiosidades
Os macacos geralmente possuem um cérebro grande, o que os tornam animais muito inteligentes e capazes de desenvolver novas habilidades
Fonte
Você sabia?
Esta história reúne elementos de diversos contos populares, muitas vezes contados separadamente. O animal que engana a onça, disfarçando-se com folhas ( o bicho folharal), o boneco de cera e, por fim, o tema da onça enganada que deixa amarrar-se em uma árvore.AQUI
Ouvindo: O macaco e a velha de cera: AQUI

Versão mais atual
https://s3-us-west-2.amazonaws.com/catalogo.ftd.com.br/files/uploads/13303511_resized_600x800.jpg
Adaptação Alba Cappelli e Dora Dias
Ilustrações Sérgio Furlani
Dona Marocas era uma velha que tinha um lindo bananal. O macaco Simão adorava bananas e sempre roubava umas poucas bananas do bananal de Dona Marocas. Um dia, muito irritada, ela resolveu dar uma lição no macaco Simão. Comprou alcatrão e fez um boneco. Colocou-o num tabuleiro junto com um lindo cacho de bananas e levou no meio do bananal.


Quando o macaco Simão estava todo grudado por bater no boneco, Dona Marocas apareceu e deu uma surra nele, que prometeu vingar-se.



Vestiu uma pele de leão e deu um susto tão grande na velha que ela caiu no fundo do poço. Só não morreu porque o macaco Simão resolveu salvar a velha Marocas. Daí em diante ficaram amigos e o macaco Simão passou a ganhar lindas bananas.


Essa mãozinha vai longe
AQUI









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios