Carlinhos adora morder para conseguir o que quer.
Só que quando ele morde Helena, ela morde outro colega que também vai querer morder alguém. Carlinhos descobre então que a boca pode ser usada para comer, para sorrir e dar beijinhos e que pedir com educação pode ser muito mais fácil.
Entre as frases preferidas das crianças estão as que iniciam com por que, a palavrinha que expressa as dúvidas, a curiosidade e os protestos dos pequenos.
Esta historinha original e rica em ilustrações é uma das formas mais divertidas de encontrar as respostas às intermináveis perguntas.
Este livro faz parte da maravilhosa coleção Só Me Diz Por Que..., são seis livros ilustrados com uma linda capa almofadada, cores vivas, desenhos encantadores e uma historia clara e fantástica que explica e auxilia nas duvidas tipicas de uma criança!
Trouxe este título acima como sugestão literária.
Infelizmente não encontrei (na net ) mais detalhes.
Por que a criança morde e algumas sugestões de soluções
Projeto Dentinhos que mordem
Guia para trabalhar em sala de aula

Sugestões
Estratégias para conter a mordida
Além de fornecer um ambiente de afetividade e estimular a troca entre as crianças, Cristiane preocupou-se com criar uma rotina de atividades que ajudasse as crianças a se expressarem e a descarregarem suas tensões de outras maneiras.
Assim, o dia a dia de sua turma ao longo de todo o ano incluiu:
★ Atividades de manipulação de papel, como rasgar, amassar, rasgar revistas velhas, fazer bolinhas com papel, tudo para aliviar a agressividade.
★ Momentos de manipulação de massinha: modelar, jogar, bater com força, esticar etc.
★ Exploração de diferentes texturas: Cristiane oferecia às crianças materiais como algodão, lixa, gelo e coisas moles, como mingau colorido com corante e sagu.
★ Atividades artísticas com guache, pincel, canetinha, oferecendo a elas telas de pintura, cartolina, papelão, papel etc.
★ Atividades com música, cantando, batendo palma e dançando.
★ Brincadeiras com água e lama no jardim. “As situações ao ar livre são essenciais para qualquer criança”, acredita Cristiane.
★ Muitas historinhas, contadas com fantoches e uma entonação de voz atraente e cheia de suspense.
Para que as mordidas não aconteçam
Estimule situações comunicativas, pois o uso progressivo da fala e de outras formas de comunicação vão, aos poucos, substituir as dentadas.
Garanta que haja variedade de material, principalmente dos brinquedos preferidos. Dessa forma, há a possibilidades de escolha para todos, evitando-se assim as disputas. Esteja sempre por perto na hora em que o grupo compartilhar brinquedos.
Evite situações que irritam ou cansam as crianças, como fome, sono e longos períodos de espera entre uma atividade e outra. Se houver uma que costuma morder com mais frequência, fique próximo dela. Certamente ela vai se sentir mais constrangida com um adulto por perto.
Mordida não Napoleão
AQUI
Sugestões para trabalhar a agressividade
AQUI
Recurso pedagógico: Trouxe do face >professores do ensino infantil
Professora Amanda Ramos de Barros
TRABALHANDO AS MORDIDAS
Bocão: (para trabalhar as mordidas)
Material super legal para trabalhar com crianças pequenas sobre a mordida, que ocorre muito nas creches.
O professor pode iniciar na rodinha de conversa, mostrando o bocão, apresentar como um novo amiguinho, que irá ensinar pra que serve a nossa boquinha, então o professor chama uma criança para tirar as plaquinhas de dentro da boca do Bocão:
O professor fará a leitura da imagem com as crianças, por exemplo : com minha boquinha eu posso: comer, beijar, falar, etc
AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.