BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, novembro 16, 2012

O menino e o muro>Estímulos literários>Alfabetização.>Projeto de leitura>16/11/12




Sonia Junqueira
Ilustrador: Alcy Linares

Ao ver um muro cinzento, o menino coloca a imaginação na ponta de um pincel e pinta a alegria em mil cores
O livro tem um texto simples, fácil de ler e é todo escrito em caixa alta (letras maiúsculas). Uma história gostosa.

É a história de um menino que morava em uma casa com um muro feio e escuro... o menino olhava e não gostava - era um muro muito triste.

Então o menino decide pintar aquele muro com muitas cores e com coisas coloridas, do jeito que ele gostava. Pintou bichos, árvores e flores.
Pintou monstros marinhos, tudo com muito carinho!

Pintou letras, formou sílabas.
Fez um canto de unidades e dezenas. Fez somas.

O menino trabalhou o dia inteiro, e antes que o dia fosse embora
o menino foi depressa para o portão e pintou nele um grande sol: um sol lindo, redondo e brilhante.

E então o menino estava contente - agora sua casa vai ser sempre um lugar bem animado, divertido e encantado.

Fonte

Ouvindo a história
AQUI
Livro: AQUI
O menino e o muro
Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias narradas e, a partir delas instigar a criatividade para a construção das mesmas
Descrição
Conto infantil que narra a história de um menino que, não gostando do muro de sua casa, passou o dia todo a pintá-lo, alegrando-se com a atividade
Observação
Coleção Estrelinhas. Leitura: Paulo Gonçalves. Tempo de duração: 00:01:40
Fonte do recurso: AQUI

Etapas para o recurso acima:
Socialização da história com os alunos.
 Fazer uma lista com os nomes dos desenhos que eles fizeram.

DESENHO DA HISTÓRIA         LISTA DAS PALAVRAS

 Em papel pardo representar o muro da casa do menino e ilustrá-lo com desenhos produzidos pelas crianças das coisas que o menino desenhou e que foram citadas na história.
 Colar os desenhos que eles produziram no "muro".

Esse é o nosso muro ilustrado com os desenhos dos alunos.
Digitar essas palavras e confeccionar fichas com elas.
Disponibilizar as palavras em círculo com os alunos e desafiá-los a ler uma palavra, localizar o desenho que a representa no "muro" e colar próximo a ela.




Fazer um bingo com as palavras da história.
 Distribuir folhas com as sílabas das palavras trabalhadas em desordem para que os alunos as ordene e colem no caderno.
SA CA
RES FLO
TO GA
RO CAR
NHO CA MI
SA RO PÁS
CA RÉ JA
VO ÁR RE
BO TAS BOR LE
http://profeluzinha.blogspot.com.br/2012/05/o-menino-e-o-muro.html

Mais Atividades
No primeiro momento li o livro com eles novamente e escrevi pequenas frases do livro em faixas grandes para que os alunos pudessem ler e ordenar a história.
Em seguida, fizemos uma lista com as coisas que o menino desenhou no muro.
No segundo momento solicitei que os alunos se dividissem em grupos de cinco integrantes. expliquei que cada grupo iria receber tintas e pincéis para pintar o papel 40kg como se fosse um muro.
 Durante a aula eu retirava um grupo da sala e orientava novamente o trabalho dando-lhes o material necessário para executar a tarefa.

Pintores.... Atividade artística
Em consonância com a programação da Semana da Criança, o Espaço Ler desenvolveu uma atividade diferente e prazerosa: uma Oficina de Pintura, na qual os alunos refletiram o poema: “O Menino e o Muro”, de Sonia Junqueira, em que ele pinta o muro de sua casa por vê-lo escuro e sem vida.
Em seguida conheciam e podiam fazer comparações, com a ajuda do professor, reproduções de algumas obras artísticas de pintores famosos como: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Tao Sigulda com o poema declamado.
Logo após eles ouviam algumas dicas a fim de exercer a sensibilidade, a criatividade e o poder transformador da arte visual no uso de formas e cores e fazer as suas pinturas relacionadas aos sentimentos manifestados com o poema e as obras observadas, pois a imaginação é o que desencadeia o processo renovador da realidade.
Finalizando, todas as obras pintadas pelos alunos foram dispostas no pátio para visitação e apreciação por todas as turmas.

Projeto de leitura desta obra: Livro Língua Portuguesa- Ápis - 2ºano,página 280:  AQUI
Atividades: AQUI






Link para essa postagem


6 comentários:

  1. Gostei muito desse blog. Quero fazer um trabalho diferenciado com minha turminha e acredito que ele vai me ajudar muito. Meus alunos estão no 2º ano fundamental e não estão totalmente alfabetizados. Sinta-se à vontade para interagir comigo

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A SUAS ATIVIDADES E MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR

    ResponderExcluir
  3. Ameiii, vou adaptar suas ideias para um projeto escolar. Obrigada e parabens pela criatividade.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios