BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, agosto 04, 2011

Anfíbios> Galinha D'angola > 04/08/11


Sapos: os hábitos e a sua alimentação

Autor: Luciana S.Muniz
Co-autores: Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer os hábitos de vida de um sapo, descobrir sobre a sua alimentação, trabalhar leitura e escrita a partir de músicas sobre sapos, bem como ampliar os conhecimentos sobre o tamanho e o tempo de vida dos sapos.
Duração das atividades:
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre questões ambientais de proteção da natureza.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa.
No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com as crianças o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa.
Por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre sapos, se já viram algum e o que sentiram ou sentem ao verem um sapo.
É importante, observar as expressões que os alunos fazem ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento, tais como: medo, nojo, pavor, alegria etc.
Após o diálogo, disponibilize uma cópia para cada aluno, da letra da música “Sapo Cururu”, uma cantiga popular conhecida por muitas crianças.
Leia e cante com a turma.
Sapo Cururu
Cantigas Populares
Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento

Agora, cada aluno poderá fazer um desenho representando um Sapo Cururu, da forma como o imagina.
Possibilite um momento para que os alunos apresentem os seus trabalhos para os colegas e os fixem no mural da sala de aula.
Depois, faça com a turma, a brincadeira de saltar como o sapo.
Para isso, os alunos poderão estar organizados em uma roda e ao seu sinal todos devem imitar os movimentos de um sapo.
Você poderá filmar esse momento e depois assistir com a turma.
Em seguida, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo:


Faça a leitura do texto com a turma, a fim de que os alunos descubram se o Sapo Cururu é realmente perigoso para nós e a forma como ele lança o seu veneno.
Também é importante que os alunos observem as imagens do Sapo Cururu e façam uma comparação com o desenho feito por eles na atividade anterior.
 Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, proponha que cada dupla faça um resumo das informações e apresente para a turma, assim, todos poderão compreender melhor que o Sapo Cururu não faz mal para nós e que não precisamos ter medo ou mesmo machucá-lo.
Atividade 2
Professor, indague os alunos sobre o que sabem sobre as fases do desenvolvimento de um sapo.
Explore as ideias iniciais da turma, registre-as em uma cartolina e depois afixe no mural da sala de aula.
Agora, organize a turma em duplas, para realizar outra aula no Laboratório de Informática.
Para isso, acesse o sítio abaixo e descubra as fases do desenvolvimento do sapo:
Fases de desenvolvimento


A partir do texto e das imagens os alunos poderão conhecer as fases do desenvolvimento de um sapo e dialogar sobre as mesmas.
É importante que os alunos percebam que no desenvolvimento do sapo ele tem vida dupla, ou seja, na fase de girino ele vive na água e na vida adulta ele vive na terra.
Como registro, sugerimos:
Legal! Hoje descobrimos as fases do desenvolvimento de um sapo.
Agora, faça desenhos ilustrando cada fase.
Ovos na água
Girino na água
Sapo na terra
Agora, que tal descobrir o que os sapos comem?
No sítio sugerido abaixo os alunos obterão essa informação. Leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio.
O que os sapos comem?


Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e entregue uma cartolina em branco para cada grupo.
Nesta cartolina os alunos deverão fazer desenhos e explicações, demonstrando como o sapo se alimenta. Os grupos deverão apresentar os trabalhos para a turma e afixar os cartazes no mural da sala de aula.
Atividade 3
Professor, se for possível sugerimos que você providencie um sapo e leve os alunos ao Laboratório de Ciências de sua escola ou da sua cidade para fazerem observações do sapo, tendo em vista o que já estudaram até o momento.
Em nosso cotidiano com os alunos, percebemos a importância da observação e das vivências para contribuir com uma postura investigativa dos alunos.
 É importante que os alunos desvendem como é o coaxar do sapo.
Após as observações, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo para descobrir o motivo pelo qual os sapos coaxam.

Por que os anfíbios coaxam?


Professor, leia o texto com a turma e auxilie os alunos na descoberta de que o objetivo do coaxar é atrair a fêmea para o acasalamento e que por isso, apenas os machos coaxam e as fêmeas são mudas.
 Para compreender e conhecer melhor o coaxar dos sapos, sugerimos que assistam ao vídeo abaixo:

Coaxar de Aplastodiscus perviridis 2


Professor, uma dúvida muito comum refere-se à diferença entre sapo, rã e perereca.
Por isso, trabalhe com os alunos informações importantes sobre essa diferenciação.
Para isso, organize os alunos em duplas e proponha que façam uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo:

Qual a diferença entre sapo, rã e perereca?


No sítio sugerido acima, é importante que os alunos percebam a diferenciação quanto ao tamanho e ao habitat de cada animal.

Sapos, Rãs e Pererecas

Depois da leitura e observação das imagens, solicite que cada dupla faça uma pesquisa na internet de uma imagem de sapo, de rã e de perereca.
Depois, imprima as imagens de cada dupla e organize-as em uma cartolina.
A dupla deverá escrever abaixo da imagem as características de cada animal a partir da pesquisa realizada anteriormente.
Os alunos deverão socializar os trabalhos com a turma e depois afixar no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa se informar sobre essa diferenciação.
Atividade 4
Professor, para ampliar os conhecimentos e trabalhar a conscientização dos cuidados com a natureza e mais especificamente com os animais, sugerimos que leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios abaixo, fazendo a leitura do texto e posteriormente assistindo ao vídeo que apresenta algumas espécies de sapos e rãs em ameaça de extinção:

Salvem os Anfíbios

Sapos e rãs em perigo

Após a leitura, construa um texto coletivo com a turma sobre o seguinte tema:
Como as crianças podem ajudar a proteger e a salvar os sapos?
No texto algumas informações precisam estar presentes, por isso ajude os alunos a pensarem sobre:
■Por que algumas espécies de sapos estão desaparecendo?
■Como são chamados os cientistas que estudam os anfíbios?
■O que acontecerá se os sapos desaparecerem?
■O que podemos fazer para ajudar?
Na construção do texto coletivo é importante que todos os alunos possam participar e expressar a sua opinião.
Depois de concluído o trabalho, providencie cópias dos textos para que a turma possa fazer uma campanha pela escola, distribuindo o texto como forma de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos sapos para o meio ambiente.
Recursos Complementares:
Para outras informações sobre a temática "Sapos" acesse o sítio: http://www.zoologico.sp.gov.br/animaisdozoo/sapocururu_.htm
Avaliação:
Professor, como parte integrante do processo de ensino aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades.
 Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas.
Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento de cada um e intervir de acordo com as necessidades detectadas.
Fonte:

Literatura: Uma família diferente

Autor: Josué Franco
Ilustrações : Roberta Carvalho

Assunto: a diferença no seio familiar e na sociedade.
Interdisciplinaridade: linguagem oral e escrita, Estudos Sociais, identidade e autonomia.
Transversalidade: afetividade, pluralidade cultural, ética e cidadania.
Proposta: discutir com as crianças a importância de se compreender e respeitar as diferenças, seja quais forem. Solicitar que elas relatem o que para elas é diferente e o que lhes parece "normal".
 Discutir com elas: o que é "normal"? O que é "diferente"?
Indicação: Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental

Alexandre é um pintinho que, pelas circunstâncias da vida, é criado por um casal de sapos.
O amor dos pais adotivos torna Alexandre um filhote alegre e um galo feliz, que dá valor aos idosos e respeita as diferenças.
Júlia e Pedro formavam um lindo casal de sapinhos.
 Todos os dias eles passeavam bastante e até tomavam um banho bem divertido na lagoa.
Que delícia!
Tudo ia muito bem até o dia em que Júlia ouviu um “piadinho” bem triste e descobriu um pintinho que tinha sido separado de sua família.
Ah, não! Que coisa horrível!
Júlia tinha de fazer alguma coisa...
Então o casal decidiu adotá-lo e eles formaram uma família pra lá de diferente!
Uns diziam que a família era muito legal, já outros falavam que era uma família estranha.
E você?
O que acha disso?
 Quer conhecer essa família muito especial?
Então abra as páginas do livro Uma família diferente e descubra o que aconteceu com Júlia, Pedro e os personagens dessa história que acaba com uma surpresa e tanto!

Mais postagens referentes ao tema:




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios