Sapos: os hábitos e a sua alimentação
Autor: Luciana S.Muniz
Co-autores: Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer os hábitos de vida de um sapo, descobrir sobre a sua alimentação, trabalhar leitura e escrita a partir de músicas sobre sapos, bem como ampliar os conhecimentos sobre o tamanho e o tempo de vida dos sapos.
Duração das atividades:
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre questões ambientais de proteção da natureza.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa.
No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com as crianças o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa.
Por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre sapos, se já viram algum e o que sentiram ou sentem ao verem um sapo.
É importante, observar as expressões que os alunos fazem ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento, tais como: medo, nojo, pavor, alegria etc.
Após o diálogo, disponibilize uma cópia para cada aluno, da letra da música “Sapo Cururu”, uma cantiga popular conhecida por muitas crianças.
Leia e cante com a turma.
Sapo Cururu
Cantigas Populares
Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está lá dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento
Agora, cada aluno poderá fazer um desenho representando um Sapo Cururu, da forma como o imagina.
Possibilite um momento para que os alunos apresentem os seus trabalhos para os colegas e os fixem no mural da sala de aula.
Depois, faça com a turma, a brincadeira de saltar como o sapo.
Para isso, os alunos poderão estar organizados em uma roda e ao seu sinal todos devem imitar os movimentos de um sapo.
Você poderá filmar esse momento e depois assistir com a turma.
Em seguida, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo:
Faça a leitura do texto com a turma, a fim de que os alunos descubram se o Sapo Cururu é realmente perigoso para nós e a forma como ele lança o seu veneno.
Também é importante que os alunos observem as imagens do Sapo Cururu e façam uma comparação com o desenho feito por eles na atividade anterior.
Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, proponha que cada dupla faça um resumo das informações e apresente para a turma, assim, todos poderão compreender melhor que o Sapo Cururu não faz mal para nós e que não precisamos ter medo ou mesmo machucá-lo.
Atividade 2
Professor, indague os alunos sobre o que sabem sobre as fases do desenvolvimento de um sapo.
Explore as ideias iniciais da turma, registre-as em uma cartolina e depois afixe no mural da sala de aula.
Agora, organize a turma em duplas, para realizar outra aula no Laboratório de Informática.
Para isso, acesse o sítio abaixo e descubra as fases do desenvolvimento do sapo:
Fases de desenvolvimento
A partir do texto e das imagens os alunos poderão conhecer as fases do desenvolvimento de um sapo e dialogar sobre as mesmas.
É importante que os alunos percebam que no desenvolvimento do sapo ele tem vida dupla, ou seja, na fase de girino ele vive na água e na vida adulta ele vive na terra.
Como registro, sugerimos:
Legal! Hoje descobrimos as fases do desenvolvimento de um sapo.
Agora, faça desenhos ilustrando cada fase.
Ovos na água
Girino na água
Sapo na terra
Agora, que tal descobrir o que os sapos comem?
No sítio sugerido abaixo os alunos obterão essa informação. Leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio.
O que os sapos comem?
Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e entregue uma cartolina em branco para cada grupo.
Nesta cartolina os alunos deverão fazer desenhos e explicações, demonstrando como o sapo se alimenta. Os grupos deverão apresentar os trabalhos para a turma e afixar os cartazes no mural da sala de aula.
Atividade 3
Professor, se for possível sugerimos que você providencie um sapo e leve os alunos ao Laboratório de Ciências de sua escola ou da sua cidade para fazerem observações do sapo, tendo em vista o que já estudaram até o momento.
Em nosso cotidiano com os alunos, percebemos a importância da observação e das vivências para contribuir com uma postura investigativa dos alunos.
É importante que os alunos desvendem como é o coaxar do sapo.
Após as observações, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo para descobrir o motivo pelo qual os sapos coaxam.
Por que os anfíbios coaxam?
Professor, leia o texto com a turma e auxilie os alunos na descoberta de que o objetivo do coaxar é atrair a fêmea para o acasalamento e que por isso, apenas os machos coaxam e as fêmeas são mudas.
Para compreender e conhecer melhor o coaxar dos sapos, sugerimos que assistam ao vídeo abaixo:
Coaxar de Aplastodiscus perviridis 2
Professor, uma dúvida muito comum refere-se à diferença entre sapo, rã e perereca.
Por isso, trabalhe com os alunos informações importantes sobre essa diferenciação.
Para isso, organize os alunos em duplas e proponha que façam uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo:
Qual a diferença entre sapo, rã e perereca?
No sítio sugerido acima, é importante que os alunos percebam a diferenciação quanto ao tamanho e ao habitat de cada animal.
Sapos, Rãs e Pererecas
Depois da leitura e observação das imagens, solicite que cada dupla faça uma pesquisa na internet de uma imagem de sapo, de rã e de perereca.
Depois, imprima as imagens de cada dupla e organize-as em uma cartolina.
A dupla deverá escrever abaixo da imagem as características de cada animal a partir da pesquisa realizada anteriormente.
Os alunos deverão socializar os trabalhos com a turma e depois afixar no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa se informar sobre essa diferenciação.
Atividade 4
Professor, para ampliar os conhecimentos e trabalhar a conscientização dos cuidados com a natureza e mais especificamente com os animais, sugerimos que leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse os sítios abaixo, fazendo a leitura do texto e posteriormente assistindo ao vídeo que apresenta algumas espécies de sapos e rãs em ameaça de extinção:
Salvem os Anfíbios
Sapos e rãs em perigo
Após a leitura, construa um texto coletivo com a turma sobre o seguinte tema:
Como as crianças podem ajudar a proteger e a salvar os sapos?
No texto algumas informações precisam estar presentes, por isso ajude os alunos a pensarem sobre:
■Por que algumas espécies de sapos estão desaparecendo?
■Como são chamados os cientistas que estudam os anfíbios?
■O que acontecerá se os sapos desaparecerem?
■O que podemos fazer para ajudar?
Na construção do texto coletivo é importante que todos os alunos possam participar e expressar a sua opinião.
Depois de concluído o trabalho, providencie cópias dos textos para que a turma possa fazer uma campanha pela escola, distribuindo o texto como forma de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos sapos para o meio ambiente.
Recursos Complementares:
Para outras informações sobre a temática "Sapos" acesse o sítio: http://www.zoologico.sp.gov.br/animaisdozoo/sapocururu_.htm
Avaliação:
Professor, como parte integrante do processo de ensino aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades.
Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas.
Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento de cada um e intervir de acordo com as necessidades detectadas.
Fonte:
Literatura: Uma família diferente
Autor: Josué Franco
Ilustrações : Roberta Carvalho
Assunto: a diferença no seio familiar e na sociedade.
Interdisciplinaridade: linguagem oral e escrita, Estudos Sociais, identidade e autonomia.
Transversalidade: afetividade, pluralidade cultural, ética e cidadania.
Proposta: discutir com as crianças a importância de se compreender e respeitar as diferenças, seja quais forem. Solicitar que elas relatem o que para elas é diferente e o que lhes parece "normal".
Discutir com elas: o que é "normal"? O que é "diferente"?
Indicação: Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Alexandre é um pintinho que, pelas circunstâncias da vida, é criado por um casal de sapos.
O amor dos pais adotivos torna Alexandre um filhote alegre e um galo feliz, que dá valor aos idosos e respeita as diferenças.
Júlia e Pedro formavam um lindo casal de sapinhos.
Todos os dias eles passeavam bastante e até tomavam um banho bem divertido na lagoa.
Que delícia!
Tudo ia muito bem até o dia em que Júlia ouviu um “piadinho” bem triste e descobriu um pintinho que tinha sido separado de sua família.
Ah, não! Que coisa horrível!
Júlia tinha de fazer alguma coisa...
Então o casal decidiu adotá-lo e eles formaram uma família pra lá de diferente!
Uns diziam que a família era muito legal, já outros falavam que era uma família estranha.
E você?
O que acha disso?
Quer conhecer essa família muito especial?
Então abra as páginas do livro Uma família diferente e descubra o que aconteceu com Júlia, Pedro e os personagens dessa história que acaba com uma surpresa e tanto!
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